quarta-feira, 28 de outubro de 2020

6 pontos que indicam se você é tímido ou tem ansiedade social

Por: Dra. Cristiane Romano

 Você já evitou diversas situações por medo de se expor e ser julgado ou avaliado? Tome cuidado, pois o que muitos entendem por timidez, pode ser, na verdade, ansiedade social. Enquanto a timidez é um traço de personalidade, a ansiedade social é um transtorno, e que pode causar limitações na vida pessoal e profissional.

 Diferente da timidez, o sofrimento trazido pela ansiedade social afeta suas escolhas afetivas e profissionais, influenciando negativamente a vida do indivíduo. Uma das formas de ansiedade é a generalizada, em que qualquer interação social causa grande desconforto.

 Para ajudar a identificar se você sofre do transtorno, a Dra. Cristiane Romano, fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências e Expressividade pela USP, lista 6 dos principais problemas causados pela ansiedade social:

Medo de ser julgado

O medo de ser avaliado e julgado não permite que o indivíduo consiga se expressar diante de outras pessoas. Prefere ficar isolado e evita eventos sociais. Falar em um seminário ou ministrar uma palestra, então, são tarefas praticamente impossíveis.

 Interações de interesse sexual

Se você tem ansiedade social, provavelmente acha muito difícil manter uma conversa com alguém do gênero pelo qual você se sente atraído, por medo de ser desagradável e agir de maneira pouco carismática. Isso se transforma em um intenso sofrimento e, consequentemente, faz com que o portador de ansiedade social evite a intimidade e encontre dificuldades para construir um relacionamento amoroso.

 Inibição de qualidades

Falar de suas próprias qualidades é uma possibilidade que não existe no mundo de quem tem ansiedade social. A possível rejeição de quem está a sua volta já é o suficiente para fazer com que a pessoa comece a duvidar de si mesma.

 Ausência de contato visual

Parte importante de uma comunicação eficiente é olhar nos olhos da outra pessoa. Entretanto, para quem tem ansiedade social, isso é muito difícil de acontecer quando não se trata de um amigo ou parente muito próximo.

 Dificuldade em lidar com figuras de autoridade

Unindo alguns dos problemas citados anteriormente (inibição, falta de confiança em si mesmo, dificuldade de manter contato visual), os ansiosos desenvolvem a dificuldade de lidar com figuras de autoridade e superiores, pois já preveem que serão avaliados negativamente.

 Medo de falar ao telefone

Atender ao telefone pode ser torturante, e o nervosismo faz com que não haja clareza suficiente na fala. O medo de falar algo que não se deve e a ansiedade de não saber como dar continuidade à conversa, especialmente sem o auxílio da linguagem corporal, fazem com que essas ocasiões sejam evitadas.

 

Informações à imprensa

FGR Assessoria de Comunicação

Flávia Ghiurghi

flavia@fgrcomunicacao.com.br

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(11) 9-9716-2800

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

PORQUE CISNE NO MEIO DE PATOS É CHAMADO DE FEIO?

 Por: Ricardo Batista:

 Pra começarmos aqui nossa troca de idéia, já quero usar como ponto de partida a seguinte conclusão: tudo que é diferente a princípio incomoda. Eu poderia citar diversas situações para provar isso. Vou a questão da obrigatoriedade do cinto de segurança. Na época  gerou muita polemica, tudo foi um choque a princípio, porém hoje é quase uma unanimidade seu uso e ao reconhecimento da sua importância.

O fato do diferente incomodar não necessariamente está ligado a algo negativo nele e sim em quem o rejeita! Seja por inveja ou medo.

 O Patinho Feio é um conto de fadas do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 11 de Novembro de 1843.

 Longe de mim querer distorcer esse conto que fez parte da minha infância, pelo contrário, quero usá-lo como referência para conjecturar para expor minha análise.

Acho pouco provável que alguém não conheça essa obra de arte, mas se for o caso, o autor conta a história de um cisne que foi criado em meio a patos. É pela sua diferença na fisionomia isso lhe gerou discriminação e chacotas.

Quero tratar minha analogia como se fosse um disco de vinil: lado A e lado B. No caso LADO CISNE e LADO PATO.

#sociedade

Muitas vezes na vida estamos do LADO CISNE momentos que nos sentimos deslocados, rejeitados pelos nossos entes e amigos, e não nos identificarmos com o meio onde estamos inseridos (na família, na escola, no emprego, ou outro grupo social)

O que fazer nesses momentos?

 É preciso ter fé em algo! Saber que até o "feio" pode virar um cisne. Tem uma frase dos Racionais MC'S que eu sempre falo para mim mesmo quando algo não vai bem... “Tenha fé porque até no lixão nasce flor”.

É preciso ter essa mente de que o período está difícil mas tem data de validade para acabar. É como essa PANDEMIA, todos perdemos algo: Seja alguém que faleceu ou seja nossa liberdade. Mas vai passar e como sairemos dessa?  Lembre-se, na adversidade o “feio” virou cisne! É você?

Inúmeras espécie sofre essa metamorfose física, para nós homo sapiens essa transformação é mais mental que física.

É mais engajamento do que a estética.

Agora vou falar com seu LADO PATO, eu nos auge da minha maturidade confesso que já tive sim esses momentos, fui criado em uma sociedade patriarcal que me deixou sequelas onde luto diariamente para me limpar.

Nosso lado pato quer fazer acepção de pessoa.

Quer rotular: todos de uma segmento político diferente do meu não presta;

Só minha religião é boa; Só meu time é bom. Isso são pensamentos de pato que não consegue enxergar o valor no outro e a riqueza que um ambiente com diversidade pode produzir.

Então Pato o que fazer? Tente ver o diferente como uma oportunidade de crescimento para ti. Se desafie a conviver com pessoas que fazem coisas que tu abomina, mas que você é maduro o suficiente para respeita-las.


Eu sou um eterno sonhador e sei que se estivermos em equilíbrio entre nosso lado Cisne x lado Pato não haverá tantos preconceitos, violências, crimes e guerras. Como diria o genial Martin Luther King: I Have Dream. Então vamos continuar a  sonhar com um mundo de equilíbrios  e respeito mútuo independente se somos “pato” ou “cisne”

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Ricardo Batista é Professor de Matemática e Gestão Empresarial.

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quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Liderança Remota

Por: Marli Arruda:

Liderança remota requer do gestor uma auto regulagem, ou seja, identificar em si como pode atuar de forma eficiente junto a equipe, reconhecendo suas próprias dificuldades e suas potencialidades. Exemplos:

Se o gestor tem perfil ansioso, deve ter controle para não impor prazos curtos para tarefas mais complexas, deve preocupar-se de como o colaborador está em casa, (estrutura, família, saúde).

Cooperar com a gestão do tempo da equipe, direcionando o que é urgente e importante nos devidos prazos. Relacionar-se de forma mais empática, dar pequenos, porém relevantes feedbacks sobre a performance dos colaboradores. Mostrar-se grato, reconhecer as dificuldades do momento e incentivar a equipe com reuniões, mensagens de apoio.    

Nem todos tiveram uma boa e rápida adaptação ao trabalho remoto, isto tornar-se uma dificuldade para o gestor quando precisa de respostas assertivas.

Entender a realidade de cada pessoa da equipe, fará o gestor direcionar, delegar e acompanhar 

as atividades solicitadas.

Outra dificuldade entre as pessoas, é conseguir conciliar trabalho profissional com o trabalho doméstico, uma maneira de driblar, é organizando a agenda e colocando tempo para a realização de cada atividade. (hora de ajudar as crianças com as atividades escolares, hora de lavar louça, hora de não ser interrompido na execução do trabalho), para isto, faz-se necessário criar uma nova cultura familiar para que essas dificuldades sejam dribladas de forma coletiva.

Criar e manter uma rotina é indispensável, pois ajuda no controle da ansiedade e impulsividade.

A qualidade do trabalho fica comprometida quando o profissional quer fazer tudo ao mesmo tempo, onde o índice de stress aumenta e a produtividade diminui.

Para lidar e administrar as dificuldades, o gestor precisa estar atento aos desvios da rotina, fazer uma autogestão do seu tempo, reconhecer o que o tira do foco. Priorizar o que é urgente e importante.

Já o colaborador deve manter uma comunicação assertiva, ser autêntico, sinalizando suas dificuldades com o trabalho remoto, exercitando o espírito de equipe, oferecendo ajuda quando percebem a necessidade, entregando os resultados nos prazos combinados. respeitando a autonomia recebida para elaboração das atividades. Fazer uso da criatividade para resolução de problemas/conflitos que no presencial poderiam ser resolvidos com mais facilidade.

Promover um momento de Happy hour, para que haja descontração entre a equipe.
Algumas dicas de como ter uma boa convivência e um trabalho eficiente de forma remota.

O combinado não sai caro, essa máxima já pode ajudar na boa convivência.

Aumentar o cuidado com a comunicação escrita e falada (os ânimos estão aflorados).

Desenvolver uma rotina profissional e doméstica para controle do stress/ansiedade.

Respeitar os horários dos colegas (hora de almoço, de término do trabalho).

Entregar atribuições no prazo combinado.

Analisar a real necessidade de realizar reuniões, e que de preferência não sejam longas.

Respeitar a etiqueta corporativa: Vestimenta, local apropriado, comunicação não violenta

Ter empatia, pois nem todos possuem as mesmas estruturas (físicas e emocionais) para trabalharem em casa.
Marli Arruda
Psicóloga e Adviser em empresas de diversos segmentos, contribuindo com soluções em projetos estratégicos em Gestão de Pessoas.
Coordenadora editorial do livro Networking & Empreendedorismo
Autora do livro Estratégias em Gestão de Pessoas para colorir seus negócios – Manual prático para engajar equipes.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Como Gerir Pessoas em Home Office e no Escritório?

Por: Paula Curcio:

Esse é um tema muito pertinente que permeia muitas organizações no momento presente em que estamos passando ainda por uma crise causada por uma pandemia.
Muitas empresas pensam em não retomarem mais o trabalho dentro do escritório algumas pensando no bem estar de seus colaboradores e outras focadas em outros objetivos tais como redução de custo de vale transporte, vale refeição, dentre outros benefícios que poderão ser cortados devido ao não deslocamento dos colaboradores, mas essa não é a pauta central desse artigo.
Em minha visão não concordo muito a questão do Home Office, pois a Cultura Organizacional acabará se perdendo com os profissionais trabalhando de casa, concordo que no momento de Pandemia, ainda podemos manter uma parte em casa e outra no escritório mas quando acabar recomendo que todas as empresas tragam novamente as suas equipes para dentro de casa.
idea #action #plan
O foco desse artigo é contribuir com profissionais de Rh com as soluções de gestão de pessoas que ficarão em Home Office e no escritório ao mesmo tempo.
Os questionamentos são inúmeros pois como mediremos a produtividade, a jornada de trabalho desses colaboradores que estarão em home office, pois quem está no escritório manterá o processo de cada departamento como antes, controle de jornada e de ponto normal.
Mas para facilitar a vida dos Gestores da empresa de um modo geral e inclusive dos profissionais de Recursos Humanos.
10 sugestões para gerir as equipes em Home Office e no escritório.
1- Hoje temos muitas plataformas gratuitas para gestão de Projetosque poderão ser utilizadas por todas as áreas da empresa, o RH Mapeia cada projeto e resultados que as equipes em Home Office, e as internas na empresa abasteçam diariamente para mensuração da produtividade diária;
2- Reunião por vídeo conferência com os Gestores das áreas para que possam pontuar as dificuldades diárias das equipes que estão em casa, e das equipes que estão internas na empresa;
3- Os Gestores poderão fazer reunião de equipe semanal para entender as demandas e os próximos passos de cada membro da equipe de determinada área;
4- Acompanhamento e monitoramento dos horários trabalhados dos colaboradores através das plataformas de gestão de projetos;
5- Ouvir as lideranças da empresa e seus liderados para que possam contribuir com melhorias dentro desse processo;
6- Manter o plano de desenvolvimento para cada colaborador da empresa, com acompanhamento se foi realizado e após 30 dias faça a avaliação para checar e definir se o gap da competência ou habilidade foi sanado;
7- Ofereça um programa em grupo conduzido por um Coach, para minimizar os problemas emocionais no momento presente, principalmente para o que estão em home Office;
8- Tema de treinamento muito pertinente para o momento são voltados a disciplina e foco para que não se disperse com facilidade a sua atenção;
9- Apoiar as equipes e colaboradores para que mantenham a cultura organizacional da empresa, fazendo rodízios com as equipes em Home Office e as internas, intercale a cada semana uma parte fica em casa e a outra vai para o escritório;
10- Crie eventos online e nos aniversários de nascimento e empresa comemore enviando um mimo aos colaboradores, criando um Happy Hour, e comprando os comes e bebes e enviando a casa de cada colaborador mostrará o quanto a empresa está apoiando a todas as áreas da empresa e claro sem esquecer de quem está no escritório.
Desafio da liderança nesse momento que uma parte está em casa e outra dentro do escritório.
Esse momento é muito delicado e desafiador para a liderança de cada área da empresa e para o RH.
Mas será um momento de muitos aprendizados para ambos os profissionais pois terão que aprender o funcionamento das plataformas de gestão de projetos dentre outras metodologias que estão sendo desenvolvidas para esta gestão de pessoas em home office e no escritório.
Vale a seguinte reflexão de toda a liderança vamos manter todos em Home Office ou vamos intercalar a cada semana uma parte fica no escritório e outra em casa.
Lembrando que é necessário contribuir com uma ajuda de custo para aqueles colaboradores que estão fazendo Home Office, uma ajuda custeando a internet e energia elétrica, além de manter os benefícios, de Vale Transporte, Vale Refeição ou Vale Combustível.
Vou contribuir com vocês um artigo que escrevi sobre as diferentes modalidades de emprego que temos hoje no mercado de Trabalho, segue o link abaixo: https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-sabe-qual-diferen%C3%A7a-de-home-office-teletrabalho-e-paula-curcio/

Cultura e Clima Organizacional Manter a Cultura Organizacional é essencial pois ela norteia os colaboradores de uma empresa a darem o próximo passo.

Vou citar como exemplo o Magazine Luiza que é uma empresa super humana e que acima de tudo se reinventou para não perder vendas e se manter nas vendas de e-commerce online e criou ainda um clube de parcerias onde o parceiro monta uma página em 5 minutos passa por um treinamento e sai promovendo os produtos escolhidos por eles nas suas redes sociais e tendo a venda ele ganha um comissionamento mas isso tudo só foi possível por manterem a Cultura Organizacional da Empresa.
Mesmo com a sua equipe de vendas trabalhando em Home Office, não se perdeu a cultura da empresa Magazine Luiza então líderes vamos nos atentar e contribuir com a equipe de Recursos Humanos, consiga manter a cultura e o clima organizacional.
Costumo dizer que a Cultura Organizacional é um conjunto de hábitos, crenças e normas criadas pelo Fundador, Presidente ou Líderes da empresa, isto é a essência daquela empresa é o que diz o que realmente ela é!
O Clima organizacional de acordo com a personalidade incorporada em sua cultura é a consequência desses hábitos, crenças e normas quando saudáveis temos um ambiente muito positivo tornando essa empresa no melhor lugar para se trabalhar mas quando o conjunto desses hábitos e comportamentos são negativos teremos um ambiente hostil e onde ninguém quer trabalhar.
Vamos concluir esse artigo dizendo que não importa se o trabalho é em Home Office ou na estrutura física da empresa a cultura deve ser mantida, claro que teremos muitas mudanças ainda nesse segmento de empresas físicas ou online.
Mas acredito muito que essa transição se dará aos poucos e isso é tema para um outro artigo.
Paula Curcio Consultora de Carreira & Negócios
Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional.
Sigam-me no instagram @carreirabusiness.
Telefone (11)97322-5601

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

O que é ter sucesso pra vc ?

 Por: Kátia Ronconi:

 Ter sucesso na vida pessoal e profissional depende muito do que a palavra sucesso significa para cada pessoa. Sucesso sem significado algum não é sucesso.

  O caminho mais rápido para o sucesso é reavaliar o que ele significa para você. Se você lembrar que o mundo conta com sete bilhões de pessoas, que nem todas dispõem das mesmas ferramentas e oportunidades e que cada pessoa tem uma visão diferente do sucesso, o importante é não se deixar influenciar pelo motivo que levou outras pessoas a ter sucesso.

Quando você decide ouvir seus amigos, vizinhos, parentes ou se deixa influenciar pela mídia – revistas, jornais, televisão –, haverá um enorme pressão para realizar tudo ao mesmo tempo: comprar o celular da hora, ser gerente em menos de dois anos, trabalhar no Google, conseguir um milhão antes dos trinta anos e assim por diante.

Enquanto não encontra a sua própria definição, continue caminhando e lembre-se da sábia definição de Winston Churchill, Primeiro Ministro Britânico: Sucesso significa ir de fracasso em fracasso sem perder a paixão e o entusiasmo.

 Qual sua definição de sucesso?

 https://www.instagram.com/tv/CFQZz0aFhCa/?igshid=3nrk7gftn99x

 

Kátia Ronconi

Coach de Negócios e Relacionamentos

Palestrante e Mentora

 #sejasuasforças#katiaronconi

#descomplicandorelacionamentos

#produtividade #rumoaotopo #sucessosempre #semcrise #comportamento #vocepode #propósito #vencedores #trabalhoemequipe #altaperformance #desenvolvimento #empreendertransforma #desenvolvimentopessoal #negócios #rendaextra #empreendedorismodigital #empreendedores #oportunidade #empreendedorismo

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Saúde Mental em tempos de Pandemia

Por: Natália Marques:

Estamos há cinco meses em isolamento social, e as informações que chegam até nós são de que teremos pelo menos mais cinco meses pela frente de manutenção de cuidados necessários e isolamento social,quando possível, pois é o prazo previsto para iniciar-se o processo de vacinação.
No início do período, muitas pessoas acreditavam que seria um curto espaço de tempo para ter a sua vida costumeira de volta, mas as dificuldades que surgiram e o desenrolar mostrou que está sendo mais extenso.
Os fatores determinantes desse tempo são múltiplos, mas não entrarei nesse aspecto, mas sim nos efeitos provocados na saúde mental das pessoas.
Em maio, a OMS já previa um aumento de casos de Depressão e Ansiedade - as causas estariam ligadas ao confinamento, medo de adquirir o vírus, luto por perda de entes queridos, relacionamentos familiares e interpessoais difíceis, entre outros.
No mesmo período, foi realizada uma pesquisa pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com cerca de 400 médicos de 23 estados e do Distrito Federal, correspondentes a 8% do total de psiquiatras do país, que relataram um agravamento e aumento de casos, mas também se verificou que muitos pacientes deixaram de se consultar por medo de se contaminarem (Agencia Brasil, 15/05/2020).
Além disso, nem todos os trabalhadores ou empreendedores tiveram a sorte de se manter ativos, houveram demissões, perdas financeiras acentuadas para muitos, o que também têm gerado muito estresse, exigindo uma reorganização de vida dentro da nova realidade existente. Isso impacta diretamente nas respostas psicoemocionais, de acordo com a gravidade da situação.
Aqueles profissionais que foram colocados em home office, tiveram que adaptar a sua dinâmica pessoal e familiar aos novos tempos, um desafio inicial, passaram por período de adaptação, para alguns mais tranqüilo, para outros com muitas dificuldades. Alguns com filhos pequenos, ou em idade escolar, precisando de atenção para estudar. O fato é que esse isolamento trouxe conseqüências, algumas não muito favoráveis, levando a desordens psicoemocionais, como Depressão e Ansiedade.
Um estudo realizado pela FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) revela que desde o início da pandemia as pessoas entre 30 e 39 anos tiveram um aumento de 18% no consumo de álcool.
As justificativas são as mais diversas, mas podemos ressaltar a busca por um alívio ao estresse, a angústia psicológica, o isolamento social e a incerteza sobre o futuro causados pela pandemia, como também para aliviar a ansiedade, depressão e o medo.
Mas é importante ressaltar que é uma forma ilusória, pois o relaxamento e o alívio imediatos podem gerar outros transtornos de sono e aumentar a ansiedade;vale ressaltar, que o aumento da freqüência da ingestão alcoólica pode levar à baixa da imunidade e aumento do risco de infecções bacterianas e virais, porta aberta para o COVID-19.
Observamos que um segmento profissional altamente atingido pelos efeitos psicoemocionais da Pandemia são os profissionais de saúde, que antes já tinha um estresse considerável.
Segundo a OMS, durante a pandemia, na China, os profissionais de saúde relataram altas taxas de depressão (50%), ansiedade (45%) e insônia (34%) e, no Canadá, 47% dos profissionais de saúde relataram a necessidade de suporte psicológico.
A UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo), iniciou uma pesquisa que revelou que uma das maiores preocupações dos médicos durante a pandemia é o de infectar familiares, o que vem acontecendo com muita freqüência, levando muitas vezes o profissional a se isolar da própria família. Os profissionais apontam ainda o medo com a própria infecção, estresse e insegurança. Existe uma preocupação grande por parte das instituições de que haja uma elevação da Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional destes profissionais.
A OMS estende essa preocupação a todos os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente de hospitais, pois o estresse e a pressão são grandes, este é um grupo de grande vulnerabilidade que pode sofrer severos problemas de saúde mental como Ansiedade, Depressão e Síndrome de Burnout.
Também não podemos nos esquecer do estresse, angústia e ansiedade dos profissionais de serviços essenciais, que mantiveram suas atividades, utilizando transporte público nos picos mais elevados da pandemia. Muitas vezes preocupados com familiares de idade elevada, ao voltarem para casa depois de um dia de trabalho.
Verificamos neste período um aumento da população de rua, pessoas que perderam fontes de renda, e se viram nas condições mais extremadas para sobrevivência, muitos enfrentam dramas emocionais, e só se valem da solidariedade humana.
Observamos que a abertura para uma interlocução social está acontecendo, algumas pessoas, não suportando mais as restrições impostas por tanto tempo, acabam se expondo a riscos maiores do que o recomendável.
Tudo ainda é muito insipiente, vencer os próximos cinco meses requer uma atenção aos cuidados não só de nossa saúde física como emocional, buscar soluções criativas que nos permitam retomar as imposições desse novo diferente.
As lições desta Pandemia para mim são:
- Desenvolva sua flexibilidade,assim poderá se reinventar a cada nova situação.
- Planeje suas ações baseado em fatos reais, assim as conseqüências serão mais previsíveis, mas esteja atento a mudar de curso se necessário.
- Utilize o seu poder de adaptação, através dele poderá obter melhores resultados em sua vida.
- Desenvolva boas relações interpessoais sempre, isso vai te propiciar bons momentos, mesmo diante das dificuldades.
Valorize a sua vida acima de tudo, não deixe os seus cuidados essenciais para amanhã, você é a pessoa mais importante para você, assim poderá viver bem com os outros.
Muitos ao nosso redor vão precisar de ajuda, por perdas de entes queridos, ou por outras questões, por isso preserve e mantenha seu equilíbrio emocional.

Natalia Marques
Psicóloga/ Coach e Palestrante
Master Coach, Psicóloga, Especialista em Saúde Organizacional
Siga-me no Instagram @coachnataliantunes
(11)99910-9888 WhatsApp
Psicóloga / Coach / Palestrante

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Você sabe qual a diferença de Home Office, Teletrabalho e Trabalho Remoto?


Paula Curcio


Este artigo vem para desmistificar a diferença dessas três nomenclaturas, pois muitas pessoas e empresas confundem e vamos detalhar para vocês a diferença entre eles e com dicas para quem quer aderir a esses novos modelos de trabalho que fazem parte das tendências das modalidades que cada vez mais serão praticadas por profissionais e empresas no pós pandemia.
O mundo atual é cada vez mais acelerado e temos que acompanhar as tendências do mercado de trabalho e ser produtivo cada vez mais e essa pandemia nos mostrou exatamente isso, que a maior parte dos cargos não precisam estar 100% dentro da empresa o que precisamos entender é que a cada dia que passa temos que nos adaptar ao novo mundo que para quem é da minha geração conhece os Jetsons, era o meu desenho favorito mas segue o link abaixo, de um trecho do vídeo dessa família 100% tecnológica, para que possam conhecer.
Voltando ao nosso tema que é falarmos das diferenças das modalidades das novas formas de trabalho e infinitas possibilidades e locais para trabalharmos nesse novo mundo disruptivo e ágil, com profissionais auto gerenciáveis e de alta performance.
Vamos entender como funciona o trabalho em home office?
O home office já é praticado por alguns profissionais do mercado que podem trabalhar de casa, pois o deslocamento e o tempo que levamos para nos deslocar nas principais metrópoles do mundo, em alguns países as pessoas de um modo geral tem uma cultura de quando compram uma casa ter um escritório pois é muito comum levar trabalho para casa.
Na pandemia os colaboradores em nosso país sofreram pois em nossa cultura não temos como hábito ter um escritório para trabalharmos de casa ou para estudos.
Muitos profissionais tiveram que adaptar as suas casas para conseguirem trabalhar de suas casas seguem abaixo alguns exemplos:
Mesa da sala ou cozinha;
Tábua de passar usando como mesa;
Cadeira de plástico parecidas com as usadas por bares e lanchonetes;
Bandeja de café da manhã na cama para fazer de mesa;
Almofadas para sentar-se no chão e apoiar a coluna;
Essas foram algumas adaptações feitas por profissionais que não possuem um escritório em casa, mas isso não foi impeditivo para que o pessoal se acomodasse ou não realizasse o seu trabalho.
Como funciona o que é o Teletrabalho?
O teletrabalho na verdade ele é um novo regime de contratação previsto na nova reforma trabalhista de 10 de novembro de 2017.
Nesse regime de contratação autorizou empresas a contratarem colaboradores para trabalhar de casa desde que o empregador se comprometa em estruturar um local da residência do novo colaborador de acordo com as demandas da empresa mais com a preocupação que a empresa envie para a casa do funcionário mesa e cadeiras adequadas com a preocupação da ergonomia e máquina adequada também seguindo as regras ergonômicas, contratação de internet adequada e pagamento da mesma em nome e por conta da empresa esse colaborador poderá cumprir a jornada de 220h que seria por 8 horas por dia trabalhados.
Nesse regime de contratação o funcionário tem que ser registrado pois também é um trabalho CLT, com encargos sociais e pagamentos de benefícios como se o colaborador estivesse se deslocando até a empresa.
Melhor dos mundos o Trabalho Remoto!
O trabalho remoto não é um regime de contratação e sim uma escolha caso do profissional que trabalha em uma cultura organizacional de Orientação por pessoas isso não significa que você não terá que dar resultados!
Nesse tipo de cultura organizacional a valorização são das pessoas é muito em alta esse tipo de empresa investe no trabalho flexível investem no bem estar das pessoas e por isso incentivam a modalidade do trabalho remoto.
O trabalho remoto é aquele que você escolhe de onde vai trabalhar que pode ser de casa, em um coworking, viajando pelo mundo nesse modo diferente de trabalho tem como objetivo de proporcionar ao colaborador qualidade de vida e bem estar.
Pois com essa disrupção e trabalhando a distância é mais prazerosa e produtiva onde os profissionais que vivenciam essa experiência são mais criativos, produtivos, focados e se divertem no trabalho e por consequência melhores sucedidos e claro possuem autoconhecimento, sabem explorar seus pontos fortes e os gaps existentes em suas competências e habilidades, são auto gerenciáveis com auto liderança para exemplificar são profissionais de alta performance, nessa nova forma de trabalho não importa quantas horas e um local fixo para esse profissional trabalhar mais os resultados são entregues.
Desafios do profissional de Recursos Humanos para gerenciar profissionais em home office, teletrabalho e trabalho remoto.
Na cultura brasileira isso ainda é uma grande novidade e os profissionais de RH, acabaram precisando a noite para o dia criarem estratégias e desenvolverem processos de uma forma muito rápida devido a pandemia do Covid 19.
As empresas de grande porte não tiveram muitas dificuldades pois essas modalidades de trabalho são muito comuns, e com processos bem definidos aplicados com metodologias ágeis mas as empresas de pequeno e médio porte que corresponde a 97% das empresas do mercado tem muitos desafios pela frente mas vou contribuir com as empresas que possuem esse perfil recomendando aplicativos via web que poderá acompanhar o passo a passo das entregas de seus colaboradores, pois essas plataformas tem como objetivo gerenciamento de projetos.
Claro mediante a definição de cada projeto cada membro da equipe tem as suas tarefas definidas dentro de cada projeto e abastecem o andamento de cada passo do processo e com prazos para que a entrega das tarefas de cada colaborador seja mensurada e aprovada pelo Gestor da área juntamente com o Gestor de RH.
Dicas de plataformas de Gestão de projetos.
Asana;
Harvest;
Monday.com;
Quando algo é importante o suficiente, você realiza, mesmo que as chances não estejam a seu favor.
Ellon Musk - CEO Tesla
Adoro essa frase do Ellon Musk, pois o que ele quer dizer com isso muitas vezes o nosso contexto não é favorável e muitas vezes desistimos, mas temos que focar na solução e não nos problemas.
Finalizando esse tema que adoro falar a respeito dele pois ainda é uma grande incógnita para muitas empresas e colaboradores, quem seremos e como será o mundo depois desse momento histórico que fez o mundo parar com o objetivo de revermos várias coisas em nossas vidas.
Consultora de Carreira - Oriento Pessoas que estão perdidas profissionalmente a encontrar a sua verdadeira vocação e desenvolver a sua carreira de forma assertiva.
Este artigo tem o objetivo de mostrar as diferenças de Home Office, Teletrabalho e Trabalho Remoto! Após essa pandemia teremos um mercado de trabalho muito diferente do que é hoje.
  
Paula Curcio Consultora de Carreira & Negócios
Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional.
Sigam-me no instagram @carreirabusiness.
Telefone (11)97322-5601