quarta-feira, 21 de outubro de 2020

PORQUE CISNE NO MEIO DE PATOS É CHAMADO DE FEIO?

 Por: Ricardo Batista:

 Pra começarmos aqui nossa troca de idéia, já quero usar como ponto de partida a seguinte conclusão: tudo que é diferente a princípio incomoda. Eu poderia citar diversas situações para provar isso. Vou a questão da obrigatoriedade do cinto de segurança. Na época  gerou muita polemica, tudo foi um choque a princípio, porém hoje é quase uma unanimidade seu uso e ao reconhecimento da sua importância.

O fato do diferente incomodar não necessariamente está ligado a algo negativo nele e sim em quem o rejeita! Seja por inveja ou medo.

 O Patinho Feio é um conto de fadas do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 11 de Novembro de 1843.

 Longe de mim querer distorcer esse conto que fez parte da minha infância, pelo contrário, quero usá-lo como referência para conjecturar para expor minha análise.

Acho pouco provável que alguém não conheça essa obra de arte, mas se for o caso, o autor conta a história de um cisne que foi criado em meio a patos. É pela sua diferença na fisionomia isso lhe gerou discriminação e chacotas.

Quero tratar minha analogia como se fosse um disco de vinil: lado A e lado B. No caso LADO CISNE e LADO PATO.

#sociedade

Muitas vezes na vida estamos do LADO CISNE momentos que nos sentimos deslocados, rejeitados pelos nossos entes e amigos, e não nos identificarmos com o meio onde estamos inseridos (na família, na escola, no emprego, ou outro grupo social)

O que fazer nesses momentos?

 É preciso ter fé em algo! Saber que até o "feio" pode virar um cisne. Tem uma frase dos Racionais MC'S que eu sempre falo para mim mesmo quando algo não vai bem... “Tenha fé porque até no lixão nasce flor”.

É preciso ter essa mente de que o período está difícil mas tem data de validade para acabar. É como essa PANDEMIA, todos perdemos algo: Seja alguém que faleceu ou seja nossa liberdade. Mas vai passar e como sairemos dessa?  Lembre-se, na adversidade o “feio” virou cisne! É você?

Inúmeras espécie sofre essa metamorfose física, para nós homo sapiens essa transformação é mais mental que física.

É mais engajamento do que a estética.

Agora vou falar com seu LADO PATO, eu nos auge da minha maturidade confesso que já tive sim esses momentos, fui criado em uma sociedade patriarcal que me deixou sequelas onde luto diariamente para me limpar.

Nosso lado pato quer fazer acepção de pessoa.

Quer rotular: todos de uma segmento político diferente do meu não presta;

Só minha religião é boa; Só meu time é bom. Isso são pensamentos de pato que não consegue enxergar o valor no outro e a riqueza que um ambiente com diversidade pode produzir.

Então Pato o que fazer? Tente ver o diferente como uma oportunidade de crescimento para ti. Se desafie a conviver com pessoas que fazem coisas que tu abomina, mas que você é maduro o suficiente para respeita-las.


Eu sou um eterno sonhador e sei que se estivermos em equilíbrio entre nosso lado Cisne x lado Pato não haverá tantos preconceitos, violências, crimes e guerras. Como diria o genial Martin Luther King: I Have Dream. Então vamos continuar a  sonhar com um mundo de equilíbrios  e respeito mútuo independente se somos “pato” ou “cisne”

Siga-me no Instagram! Nome de usuário: ricardobatistaprof

https://www.instagram.com/ricardobatistaprof?r=nametag

Ricardo Batista é Professor de Matemática e Gestão Empresarial.

https://www.youtube.com/channel/UCaoGNx_FxjH5kNl6Th-Fr2w

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002470633419

https://www.linkedin.com/in/ricardo-batistaprofofessor/

Email: ricardobatista1980@yahoo.com.br

3 comentários :

  1. Belíssimo texto, simples direto muito esclarecedor, parabéns pelo talento professor Ricardo Batista.

    ResponderExcluir
  2. Genial. Ótima colocação e excelente lição pra vida.

    ResponderExcluir

Inspire-se rumo ao Sucesso!