Por: Natália Marques:
Um estudo publicado em 26/03/20 assinado por Sergio Correa, do Banco
Central americano, Stephan Luck, do Banco Central de Nova York e Emil Verner,
do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mostra que a gripe espanhola de
1918 teve um efeito mais negativo nas cidades dos EUA que não se anteciparam e
adotaram medidas de isolamento social e não fecharam estabelecimentos e
empresas.
Nesse estudo comparativo verificou-se que as cidades que foram proativas
conseguiram preservar vidas e tiveram maior êxito na retomada das suas
atividades econômicas (link: https://www.youtube.com/watch?v=jEJG32UgNgI).
Considerando o atual momento, podemos dizer que a economia mundial já
não desfrutava de uma tranquilidade antes da Pandemia do Covid-19, para a
retomada depois do isolamento social, os economistas traçam perspectivas das
mais pessimistas às mais otimistas, todas embasadas em experiências e estudos,
mas não podem afirmar com total veemência, pois a incerteza, o desconhecido e a
complexidade fazem parte do atual cenário.
No Brasil, o segundo caso de coronavírus, foi de um funcionário da XP Investimentos,
que ao ter a confirmação da doença, a empresa foi a primeira a promover o
trabalho “in home” na totalidade do seu time; na sequência vieram outros casos
e as empresas seguiram essa mesma atuação, principalmente a partir do desenrolar
do cenário mundial e da determinação das autoridades para o isolamento social.
As medidas foram implantadas na maioria das empresas sem que tivessem
tempo de planejamento, mas sim de uma visão e porque não dizer uma “intuição” estratégica,
e procuraram se adaptar da melhor forma ao momento.
Supermercados e farmácias mantiveram suas atividades, com o planejamento
sendo construído a cada dia para preservação do funcionário e do cliente. Outros
setores, que trabalham com o público direto, como o comércio local e restaurantes,
procuraram se adaptar, com maior dificuldade. O setor de alimentação e
restaurantes desenvolveram estratégias para continuar atendendo o seu cliente,
não só os pequenos, mas também os de alto nível. No comercio varejista, as
grandes redes apostaram no e-commerce; os pequenos varejistas com as portas
baixadas, colocaram placas oferecendo delivery para os clientes locais. Indústrias
de necessidades essenciais aos poucos também foram se adaptando para manutenção
da linha de produção com maior segurança para os funcionários. Muitos outros
exemplos de atividades poderiam ser citados, como agricultura, educação,
transporte, entre outros, o fato é que as atividades foram reorganizadas com as
melhores soluções factíveis.
“É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes
oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros” Dalai Lama.
Uma rede de solidariedade foi se desenvolvendo sistemicamente para
assistir aqueles que não teriam como sobreviver ao momento, com ações
governamentais e da sociedade em geral.
Mas a grande questão é: quando e como voltar à realidade e como será ela
depois de todo este processo?
Não temos as soluções mas podemos investir em alguns aspectos que podem
nos ajudar:
Otimismo realista
As adversidades existirão sempre, mas é necessário manter o entusiasmo e
o bom humor em alta, pois o pessimismo nubla as possíveis saídas e não permite
que a criatividade indique caminhos possíveis.
Tudo terá que ser reinventado, não será do zero, porque temos
experiências e devemos utilizá-las da melhor forma possível para o novo
momento.
Diga não à vitimização e à
conspiração
É sabido que as oportunidades de recuperação não serão iguais para
todos, mas busque as melhores saídas, pesquise e avalie.
Desenvolver uma atuação estratégica a partir da análise de contexto poderá
auxiliar na tomada de decisões. Essa estratégia pode até ser de encerrar o
negócio e salvar o que pode.
Financeiro e crédito
Quem estava com o caixa alto terá menos dificuldades para enfrentar a
crise e retomar, mas quem estava no limite ou com dificuldades, terá que buscar
crédito no mercado. Pesquise as menores taxas do mercado os melhores prazos e linhas
de crédito.
Marketing e divulgação
O sucesso do negócio está cada vez mais ancorado na sua visibilidade,
quanto mais estiver presente na ideia do consumidor, maior será seu sucesso.
Aprendizagem
Ainda que dolorosa, serão de muita valia todas as lições angariadas
neste período, pois nossa visão de micro e macrocosmo terá uma nova dimensão.
Manter a própria saúde
física e emocional e da equipe de trabalho
Manter o autocontrole em alta e a ansiedade em baixa tem sido o maior
desafio, mas não pode se perder de vista que será de grande valia.
É sabido que o vírus não vai fazer as malas e ir embora tão cedo, mas
precisamos retornar dentro do contexto mais seguro possível, com todas as
medidas que diminuam as possiblidades de contaminação e que o sistema de saúde
esteja habilitado para receber quem adoecer.
Não existe profissão de super-herói, nem mesmo dos profissionais de
saúde que precisam de equipamentos e ambientes seguros, mas mesmo assim estão
operando no seu limite máximo, desde o médico chefe de equipe até o pessoal de
limpeza.
Podemos nos preparar para a volta, mas a grande pergunta ainda é quando
será a retomada. Mesmo nos países que já retomaram parcialmente as atividades,
a preocupação e a atenção persistem.
O grande ganho do Planeta Terra é a comemoração da natureza, com o céu, os
rios e o mar mais limpos, espécies animais ressurgindo no seu habitat. Que o
homem tenha sabedoria, para que entre todas as perdas que se processarão, não
abra mão desta.
Enfim no meio de tantas incertezas, a certeza é que de uma forma ou de
outra seguiremos em frente.
“O modo como você reúne, administra e usa a informação determina se
vencerá ou perderá” Bill Gates.
Natália Marques
Master Coach, Psicóloga, Especialista em Saúde Organizacional
Master Coach, Psicóloga, Especialista em Saúde Organizacional
Site e Blog www.nataliamantunes.com.br
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(11)99910-9888 WhatsApp
Psicóloga
/ Coach / Palestrante
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