quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Planejamento Financeiro Vencendo em um mundo Competitivo

 Por: Antonio Santos

1ª Parte

Introdução

 A importância de se fazer um planejamento financeiro está diretamente relacionada ao sucesso da empresa. Por meio dele, consegue-se traçar metas a longo e curto prazo para que os objetivos sejam atingidos.

O planejamento financeiro é a fonte da continuidade da organização, pois sem um plano bem elaborado torna-se difícil tomar decisões adequadas, principalmente em tempos em que os recursos tem custos elevados e por isso precisam ser bem aplicados.

As informações são essenciais para empresas , não importando o seu porte, pois todas devem se preocupar em manter o controle das finanças e utilizar o planejamento financeiro como uma das principais ferramentas para o êxito da organização. Nesse artigo vamos dissecar essa matéria. Vamos dividir em três etapas.

 1ª Etapa:

1 – Definições do planejamento Financeiro;

2 – Metododlogias – Enfâse na Análise Swot.

3ª Etapa – Análise PDCA

4ª Etapa – O Planejamento Financeiro Passo a Passo.

 Definições do Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro direciona a empresa e estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro. Em sua maioria, as decisões numa empresa demoram bastante para serem implantadas.

Numa situação de incerteza, isso exige que as decisões sejam analisadas com grande antecedência. Planejamento financeiro empresarial é um conjunto de ações, ferramentas e controles que buscam entender, organizar e gerenciar os recursos financeiros de uma empresa a ponto de gerar melhores resultados. Essas ações envolvem projeções de receitas, despesas e cenários, utilizando diversas ferramentas.

Para ficar mais claro, pense nas suas finanças pessoais. Ao saber quanto dinheiro você possui, fica mais fácil planejar os gastos com compras, festas e na reforma da sua casa. Assim, você organiza suas finanças para suprir suas necessidades sem que falte dinheiro no fim do mês.

Já em uma empresa, ao saber seu faturamento mensal, é planejado os gastos, despesas e investimentos que serão feitos nos próximos meses.

A ideia é suprir as necessidades da empresa, mas também gerar melhores resultados e utilizar os recursos financeiros de forma eficiente, fazendo que “não falte dinheiro” no fim do mês.

E, por se tratar das finanças, esse planejamento possui fator decisivo no sucesso de um negócio. É ele que mostrará sua saúde financeira atual, bem como os resultados financeiro-econômicos projetados dos próximos meses.

 Mesmo aos mais experientes, é imprescindível que as finanças sejam acompanhadas de perto e que as projeções sejam feitas de forma eficiente. Caso contrário, sua empresa estará caminhando no escuro e dependendo exclusivamente da sorte.

Portanto, lembre-se: para direcionar suas ações no caminho dos melhores resultados, ter um planejamento financeiro é fundamental.

Metodologias

 O planejamento financeiro está contido dentro do plano de negócios da empresa, esse documento é responsável pelo apontamento das diretrizes, para que uma determinada ideia seja rentável, a partir do estabelecimento de ferramentas de controle, que visam assegurar a saúde do caixa bem como o cumprimento das metas que foram propostas.

Podemos encontrar algumas metodologias que são indicadas para a realização de uma gestão financeira, e é muito interessante recorrer para esse tipo de recurso, para que aconteça uma definição das ações mais estratégicas, ou até mesmo ajustes após uma revisão.

É possível escolher uma única metodologia, ou ainda realizar uma combinação de metodologias, como a 5W2H, que são 7 perguntas que darão um norte para os seus passos:

E junto utilizar a Análise SWOT, que é muito aplicada na definição de pontos fortes e pontos fracos do seu negócio perante a concorrência.

Outra metodologia que pode ser utilizada é o Ciclo PDCA, que possui 4 etapas, e que se repetem de forma cíclica, sempre na mesma ordem, com o intuito de padronização das tarefas e a cada repetição de ciclo, aumenta a confiabilidade e segurança na sua execução.



Acompanhe a 2ª parte desse artigo em nosso próximo post.

Antonio Saǹtos

Consultor, Mentor, Palestrante e Coach nas áreas de Controladoria, Finanças, Custos, Planejamento, Orçamento, Indicadores de Desempenho e Gestão de Negócios.

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quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Proatividade segundo Thiago Nigro

Texto escrito por: Rodrigo Dellos 

Docente / Palestrante de Desenvolvimento Comportamental

Vamos conhecer passo a passo, de como ter mais uma fundamental atitude no mundo profissional, que é a proatividade.

A personalidade da vez é o Brasileiro Thiago Nigro.

Ele é um grande educador financeiro e Influenciador digital, que ficou muito conhecido notoriamente, depois do lançamento e continuação da sua marca: O Primo Rico. Sendo um canal de investimentos, um livro, e uma produtora de conteúdo digital em variadas plataformas do seguimento.

Com muito primor, Nigro vai dizer com simplicidade, objetividade, e o mais importante... Com muita profundidade, a seguinte frase: "Pense a longo prazo, aja a curto prazo".

Se nota em sentido figurado, a equivalência em uma via de duas mãos que se apertam, e de braços que se encontram. Ao contrário disso, se formará um desvio total entre o pensamento e a ação. E é isso que você deve entender.

O pensar em uma situação, uma ideia ou um projeto, é algo que se faz a médio/longo prazo. Até porque isso requer planejamento, o que é sempre moldado pelo tempo. Entretanto, no mesmo momento, tem que ser inserido com atitude, ação e prática. Tudo em curto prazo.

O pensar e o agir, são fundamentos de transformações contínuas.

É algo muito frustrante, ter pilhas de papéis acumulados na gaveta, fazendo sonhos morrerem. Assim como, ter ideias que nunca serão executadas.

Empresas, carreiras e projetos, são interrompidos por demora em tomadas de decisões. As vezes por medo e outras vezes, por faltas de tentativas naquele instante.

Fica a lição de ir sempre adiante, para se obter o que deseja. No meio do caminho surgirão adversidades, porém, é tentando que se consegue, ou se aprende. Tudo em consecutivas vezes para ter sempre um molde na melhoria.

Você pode sempre mais! Lembre disso... Enquanto isso, vá fazendo e acontecendo.

Em breve se cobre e se questione de novo.

 Se inspire em meu bordão:

"Se envolva muito e desenvolva facilmente

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quarta-feira, 28 de julho de 2021

A Pandemia antecipou o futuro

 Por: Natália Marques:

 Alguns estudiosos consideram que a Globalização foi um processo gradativo que se divide em três fases: tendo início no século XV com o Capitalismo Comercial e crescimento do mercantilismo; depois com o modelo industrial Europeu e as conquistas de territórios em outros continentes; e a Terceira Revolução Industrial, com a disseminação de novas tecnologias e consolidação do sistema capitalista e a queda do muro de Berlim. Para outros, esta última fase é a que realmente marca a globalização.

A verdade é que o desenvolvimento dos meios de comunicação, a expansão e inovação constante das redes tornaram o mundo cada vez mais integrado.

No início do século XXI (2000), o Sociólogo Domenico De Masi lançou seu livro “O Ócio Criativo”, onde discute o modelo de idolatria ao trabalho e propõe uma mudança que busque integrar trabalho, estudo e lazer. Uma sociedade baseada no crescimento do tempo livre em contraponto ao trabalho decrescente, aliado à uma melhor distribuição das riquezas e a sua produção de forma eficiente. Em seu livro “O Futuro do Trabalho”, propõe uma sociedade onde conhecer conte mais do que fazer, o que é permitido pelas novas tecnologias, integrando a vida, o ócio e o trabalho. Ele acredita que o progresso da sociedade visa maior qualidade de vida e a felicidade da população, capaz de exercer o ócio criativo, a meditação, o lazer, o amor, a contemplação da beleza, a amizade e a convivialidade.

Considerando o pensamento deste autor, observamos que a Pandemia nos obrigou a rever todos os conceitos que foram impostos pela sociedade pós-industrial ao mundo do trabalho.

Podemos considerar que o mundo não se tornou um caos maior com a Pandemia, por conta dos sistemas integrados de comunicação que nos trouxeram também novas propostas de trabalho, convívio social e lazer.

Almejamos a retomada de nossas vidas sem as limitações impostas pelo COVID, mas carregaremos aprendizados e novos hábitos.

A necessidade de adaptação a esses tempos difíceis nos trouxe a necessidade de ter em nossos lares, além de uma estação de trabalho, espaços diferentes (de estudo, de lazer, de recreação infantil e de restaurante) e de repensar o modelo de trabalho existente, com a valorização de nossas casas.

Muitas empresas já estão chancelando o trabalho “in home” como uma nova plataforma, enquanto outras apostam na performance híbrida. Poucas voltarão ao sistema anterior.

Podemos dizer que a reflexão de Domenico De Masi de certa forma aconteceu, exceto no ponto de vista econômico, pois no plano financeiro e educacional abriu-se um distanciamento ainda maior para as classes menos favorecidas.

Em uma entrevista em setembro de 2020, De Masi coloca de forma clara o seu pensamento sobre o momento de Pandemia: ''A saúde vem antes da democracia; e a democracia antes da economia. Os recursos do planeta têm limite, e nós, ao invés de lutar uns contra os outros, faríamos bem em nos unir contra três inimigos comuns: o vírus, o aquecimento global e as desigualdades. Quanto à economia, o coronavírus nos ensinou a importância da intervenção pública e a prioridade do necessário sobre o supérfluo''.

Agora com atendimentos predominantemente online de meus clientes, me permito, em alguns momentos, estar a quilômetros de minha casa, numa cidade litorânea, longe de meus livros. Além disso, só foi possível escrever este artigo graças à pesquisa de internet, que reavivou todas as leituras que fiz deste autor, trabalhando e fazendo jus ao ócio criativo.

 

 Natalia Marques Antunes - Psicóloga, Coach e Especialista em Resiliência

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Psicóloga / Coach / Palestrante

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Como Fazer Networking de forma eficiente Parte II

 Por: Antonio Santos

Networking é uma estratégia que consiste na formação de uma rede de contatos, pautada em relacionamentos profissionais e comerciais de auxílio mútuo, nos quais são compartilhados interesses em comum, informações, indicações e parcerias.

Já abordamos as questões de sermos especialistas em determinado nicho de conhecimento, pois assim podemos desenvolver melhor quando tratamos do assunto, assim como sermos proativos e não reativos. Além disso os relacionamentos envolvem outras questões, as quais vamos tratar a seguir.

Interesses em Comum

 Quando mencionamos que relacionamentos por interesse parecem ter uma conotação negativa e que pessoas que adotam essa prática não sejam donas de um bom caráter, não nos damos conta que o interesse é básico nos vínculos. Como ele se dará é que vai poder qualificá-lo de várias maneiras. 

Acredite, toda relação demanda algum interesse, seja ele emocional, afetivo, biológico, religioso, político, social, espiritual.

Esperamos das pessoas, inclusive, que validem nossa existência e nos ajudem a descobrir quem somos. “Está em nosso DNA a necessidade de precisar do outro para que possamos forjar nossa identidade e subjetividade. É impossível fugir dessa realidade.

Pense um pouco se não é bem verdade que costumamos nos aproximar de pessoas que têm propósitos, valores, crenças e ética similares as nossas, para que possamos crescer e ter a vida que desejamos.

Um relacionamento só existe quando ambas as partes possuem algum tipo de interesse nele. Então, ao conhecer uma pessoa com quem você quer se relacionar, faça perguntas a ela e evite falar sobre si mesmo logo de cara.

Quando você demonstra interesse, você está construindo uma conversa – o que é primordial em uma boa relação e um bom networking.

Uma coisa importante... Se você perceber que a pessoa em questão não está tão interessada assim em você, não tenha vergonha de desistir e partir para outra. O mesmo vale quando percebemos que a pessoa não é tão interessante e que não vai agregar nada em nossa vida ou em nossos negócios.

 Seja Autêntico, Gere Valor, Seja Fora da Curva

 Assim como qualquer outro tipo de relação, manter uma relação profissional ativa e saudável também exige cultivo.

Caso contrário, o risco de perder esse contato, seja perder a conexão em si ou novidades que seriam úteis para você, é grande. O que não significa que é preciso chamar a mesma pessoa para um café toda segunda-feira – você só não pode esquecê-la.

O lado bom é que há uma série de estratégias disponíveis e que podem nos ajudar a manter os relacionamentos que são importantes.

 Quando fizer contato com alguém de sua rede, é sempre bom agregar valor. Pergunte-se, questione-se sobre quais são os interesses daquela pessoa? Sobre o que vocês conversaram? Que tipo de ajuda essa pessoa precisa?

O que você sabe, leu ou viu ultimamente que foi interessante para você e pode ser de interesse para ela também? Envie referências relevantes e compartilhe seu conhecimento.

Se você for um leitor voraz, faça um compilado com os melhores livros e artigos sobre um determinado tema e envie, num formato de PDF e com uma breve explicação, para contatos que possam ter interesse no assunto. Manter e fortalecer um networking, é preciso se destacar e para isso você precisa ser diferente dos demais.

Ser autêntico é uma das melhores formas de destaque, principalmente porque a maioria das pessoas sempre foca em fazer coisas iguais e agir de uma mesma maneira. Essa é uma das melhores estratégias quando o assunto é networking, ainda mais quando o seu foco é gerar valor, fugindo do óbvio.

Se a maioria das pessoas do seu nicho costuma falar e se portar de uma mesma maneira durante um primeiro contato visando um networking, pense em como você pode se destacar.

Nem só de e-mails e likes vive um relacionamento: encontrar alguém pessoalmente é uma experiência insubstituível para construir bases sólidas.

Para extrair o máximo que puder de cada um, convide seus contatos para um café ou almoço de vez em quando para trocar ideias ou discutir algum projeto interessante.

E se quase ninguém topar? Não se desespere. Mesmo se os encontros forem poucos, ainda terão efeitos notáveis em sua rede de contatos porque você será mais lembrado.

Segundo Adam Rifkin, considerado o melhor networker do Vale do Silício pela revista Fortune, fazer algo por sua rede de contatos diariamente é essencial.

Pode ser enviar um e-mail, fazer um favor rápido ou sugerir uma leitura para quem você já conhece, pedir para um amigo fazer uma nova ponte (ou você mesmo fazer essa ponte), buscar uma nova conexão profissionalmente relevante.

Tudo vale a pena.

Analise toda a conduta dos seus concorrentes e aja sempre de maneira diferente e única.

Sempre foque em ser diferente e fugir do que a maioria está acostumada a fazer.

Quanto mais especial for a troca que você puder oferecer, melhor para o seu novo contato e para você.

Priorize Qualidade, Não Quantidade

Do que adianta possuir milhares de pessoas diferentes em sua rede de networking se esses contatos não compartilham os mesmos interesses que você e não vão, com certeza, apresentar algum benefício para o seu negócio?

A perfeição não consiste na quantidade, mas na qualidade. Tudo o que é muito bom foi sempre pouco e raro, enquanto a abundância é pouco apreciada. No capitalismo, quanto menos abundante um produto ou serviço é, maior é o seu valor. O oposto também é verdadeiro.

Manter uma relação sadia e duradoura com todos os seus contatos requer tempo e dedicação.

Então, se você possuir muitos contatos, vai acabar sendo difícil se dedicar igualmente a todos eles. Por isso, sugiro que você sempre prefira selecionar todos os seus contatos.

Tente se aproximar de pessoas que tenham objetivos semelhantes aos seus, que sejam influentes no seu nicho e importantes para você de alguma forma.

Qualquer relação baseada em sinceridade e troca sempre tem grandes chances de sucesso.

Explorar a sabedoria que você tem, mas não sabe, não é um exercício fácil.

Requer do profissional disposição para ouvir com atenção e aprender com a outra pessoa. A partir do que o outro diz, você pode verificar o seu repertório — seu conhecimento tácito — e sugerir soluções para ele.

Quando o conselho é bom, e se transforma em ajuda efetiva, você ganha pontos com essa pessoa. Ela se sentirá grata e, quando você tiver um problema, ela vai tentar ajudá-lo. Agora, imagine fazer isso com mil pessoas. É improvável que você consiga. Por isso, colecionar cartões de apresentação é uma tarefa quase inútil se não tiver um vínculo forte com o dono do cartão. 

Dessa forma, você também vai conseguir dar mais atenção e um tratamento melhor para a sua rede de networking, o que vai proporcionar mais oportunidades de negócio para você no presente e no futuro.

Tenha um Propósito Por Trás do Relacionamento

Você precisa ser sempre honesto, educado e franco com todos os contatos da sua rede, além de demonstrar um senso de lealdade para com eles.

Digo isto, pois essas atitudes precisam ser a base de qualquer relacionamento, incluindo os profissionais.

O networking precisa ser baseado em uma troca, mas você precisa ter cautela em relação às suas expectativas para não ter nenhuma influência negativa atrapalhando sua relação.

Nunca procure alguém apenas quando estiver desesperado, em situações difíceis ou precisando de uma mãozinha.

Mostre que você se preocupa realmente em ser útil, independentemente do momento e da situação.

Além disso, você ainda possui a chance de perder toda a credibilidade que já conseguiu conquistar com a conexão em questão.

 Então, seja sempre sincero consigo mesmo e com os outros.

 Até nosso próximo encontro.

 Consultor, Mentor, Palestrante e Coach nas áreas de Controladoria, Finanças, Custos, Planejamento, Orçamento, Indicadores de Desempenho e Gestão de Negócios.

Antonio Saǹtos (@antoniosantos_56)

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quarta-feira, 16 de junho de 2021

Como Fazer Networking de forma eficiente

 Por: Antonio Santos

 O mundo está cada vez menor e as pessoas, a cada dia, mais conectadas. Redes sociais, aplicativos de mensagens e até softwares colaborativos nos conectam com indivíduos que se encontram, às vezes, até mesmo em outros países.

Hoje em dia, o networking é uma forma muito importante de fazer negócios e alavancar sua carreira e sucesso profissional.

Seja um empreendedor ou alguém que trabalha para uma empresa, é essencial estar em contato constante com profissionais relacionados à sua área de atuação ou mesmo outras pessoas que, de alguma forma, possam contribuir para seu crescimento pessoal ou profissional.

Muitas pessoas acham que fazer networking é conhecer pessoas, aproximar-se de alguma forma e se deparar com resultados milagrosos.

Mas não se iludam. Construir uma boa rede de networking não é tão simples assim. Antes de mais nada você precisa ser conhecido e lembrado por onde quer que você passe.

Isso vai fazer que com que seus contatos sempre lembrem de você a cada boa oportunidade que aparecer no mercado.

Mas como podemos fazer isso de fato? Vamos trazer uma luz sobre esse assunto, pois essa é uma das atividades das mais importantes para que tenhamos sucesso em todas as áreas de nossa vida.

 Seja um Especialista

 É muito importante que sejamos especialista em determinado nicho de conhecimento ou de um negócio para que possamos desenvolver um  networking com sucesso. 

A razão, é que dessa forma poderá haver uma troca de conhecimento, que é de extrema importância para a sedimentação de uma rede de networking.

Em qualquer relacionamento é necessário que exista um equilíbrio entre o dar e o receber.  Quando uma das partes contribui e a outra não, o relacionamento se torna sem sentido. O mesmo conceito deve ser considerado nos relacionamentos de negócios.

Para isso, precisamos estudar o mercado, ler matérias recentes, participar de eventos e sempre estar por dentro das novidades, participar de grupos e fóruns de discussão, tudo relacionado aos negócios e a nossa área de atuação, pois dessa forma vamos nos tornar uma fonte de informações e   seremos reconhecidos como uma autoridade nesses assuntos

Outra ação é compartilhar a nossa opinião e conhecimentos em redes sociais e blogs de terceiros. Além de trazer atenção para a nossa visão sobre o assunto, enriquece e dá visibilidade ao conteúdo de quem escreveu o artigo.

Com todos esses passos acabamos nos tornando uma referência em nosso nicho de atuação e assim teremos mais acesso a ótimas oportunidades e a novas e influentes pessoas que também atuam na nossa área.

Ser Proativo e Não Reativo

 Ser proativo é uma característica de quem se esforça para que algo aconteça.

Uma pessoa com esse traço na personalidade assumirá um comportamento antecipado, em relação a alguma situação. Muitos consideram isso como uma virtude, que pode ser usada, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Se tivermos esse atributo nosso foco será se comprometer e modificar, de forma responsável, as situações à nossa volta. Dessa maneira, conseguiremos antecipar possíveis problemas e consequências, trabalhando para contorná-los, além de sermos capaz de definir meios para solucionar as circunstâncias identificadas. 

Pessoas proativas não trazem benefícios apenas a elas, mas também às que estão à sua volta e ao ambiente em que se encontram, consequentemente, pois eles influenciam comportamentos, proporcionam harmonia e direcionam caminhos.

Um profissional com essa característica provavelmente será visto como a pessoa que toma iniciativa e é ousado. No ambiente de trabalho, ele  desempenhará as tarefas solicitadas de maneiras diferentes, para obter resultados mais eficientes. Também pode executar atividades com o objetivo de alcançar efeitos nunca antes alcançados, mesmo que nenhum gestor tenha pedido.

Além disso, pessoas consideradas proativas tomam responsabilidade por seus atos e são capazes de antecipar problemas, que podem vir a acontecer em determinada situação. Isso não significa que as pessoas proativas são impulsivas, pelo contrário, elas são aquelas que conseguem ter uma visão mais ampla das situações e definem bem quais são as prioridades para agir.

Ser uma pessoa proativa tem se tornado pré-requisito para acompanhar o crescimento do mercado, independente de qual seja o seu nicho.

Em reuniões, brainstorms e até em bate papos descontraídos com os amigos, esse é um atributo que sempre costuma aparecer.

E isso acontece porque, independente da área em que estejamos atuando, precisamos ser confiantes e não ter medo dos desafios e problemas que possam surgir no meio do caminho.

Agindo assim, com certeza sempre teremos novas ideias para fazer o nosso negócio decolar.

E é por isso que precisamos evitar ao máximo ser uma pessoa reativa, independente da situação.

 Você pode estar se perguntando: mas o que é uma pessoa reativa?

 Um indivíduo reativo espera as coisas acontecerem para só depois tomar uma atitude e reverter a situação. Muitas vezes ele pode ser omisso e só agir se tiver permissão de alguém para cumprir alguma tarefa. Não é um comportamento muito bom para se ter no ambiente de trabalho, não é mesmo?

Pessoas reativas apenas reagem aos seus problemas, elas nunca estão à frente deles.

Empreendedores não devem se encaixar neste tipo de perfil, pois é necessário que eles tomem as rédeas dos seus negócios, a fim de alavancá-los mais rapidamente.

É importante lembrar de que todo mundo que está no seu convívio pode influenciar você de alguma forma. Algumas pessoas terão influência tão essencial que você levará essa experiência para sempre. E outras terão menos influência, mas mesmo assim podem se tornar referências em alguns quesitos da sua vida. 

Um ponto importante é se esforçar para se cercar de pessoas proativas. Isso será fundamental para uma rica troca de conhecimentos e de exemplos de comportamento e motivação.

 Acompanhe a conclusão desse artigo em nosso próximo post.

Antonio Santos

Consultor, Mentor, Palestrante e Coach nas áreas de Controladoria, Finanças, Custos, Planejamento, Orçamento, Indicadores de Desempenho e Gestão de Negócios.


 

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quarta-feira, 26 de maio de 2021

Tecnologia Inovadora: Profissões à deriva

 Por Wagner Leo de Souza GURUTECH

 Perigos da inclusão digital pós pandemia. Profissionais desqualificados e inexperientes ocupam cargos de liderança e chefia com salários absurdamente altos, com a crescente necessidade de bons profissionais para o mercado de tecnologia que só cresceu nos últimos 2 anos, uma triste realidade nos assombra, altos salários para profissionais desqualificados e inexperientes, isso prova que a grande demanda por esses tipos de candidatos está desequilibrando e causando uma crescente e desproporcional acolhida.

Instituições estão investindo alto nestas contratações perigosas, com a extinção de vários profissões em tecnologia, surgiram algumas novas áreas que precisam ser preenchida mas os critérios de preenchimento estão burlando  a análise curricular, devido a necessidade crescente de preenchimento, estatística e estudos do quadro e salários para novas profissões vem chamando atenção de um enorme grupo de pessoas que buscam os salários atraentes para as profissões tecnológicas do século 21, como Marketing Digital,  Ciência e Engenharia de Dados, com seus dashboads para uso em grandes volumes de dados, Computação em Nuvem,  Desenvolvedores de Games, criadores de Inteligência Artificial, Robôs Atendentes e outras, em uma análise rápida da situação vejo um desequilíbrio tecnológico eminente devido essa situação, uma ruptura na cadeia tende a se instalar, oferta, demanda e qualificação são os pilares a serem observados.

Contudo essa inclusão digital inovadora vem seduzindo grande parte da população em busca de seus benefícios financeiros, muito pouco se importado com o impacto que essa corrida frenética é despreparada pode causar.

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Por Wagner Leonardo de Souza

O Wagner Leo GuRuTech