quarta-feira, 27 de maio de 2020

Comportamento – Quarentena e agora? A reinvenção


Por Lúcia Renata

Olá a todos! Esse mês quero fazer uma provocação nesse momento de quarentena, quero que você reflita sobre as oportunidades e a reinvenção dos nossos comportamentos.
Responda, você acredita em crise ou criar oportunidades?
Lembre-se sempre que o que você pensa, é!

Quarentena e agora? A reinvenção.

Aproveitando a quarentena, devido ao Corona Virus, Covid-19, tenho feito muitos cursos de Formação para me atualizar, um deles é o Coaching de Carreira do Mauricio Sampaio, do IMS, Instituto Mauricio Sampaio.
Dentre as citações sobre recolocação profissional, uma pesquisa do ISMA, Internacional Stress Management Association, 72% da população esá insatisfeita com seu trabalho e buscam recolocação ou transição de carreira, a pesquisa aposta ainda que 71% das horas trabalhadas são realizadas por pessoas e 29% por máquinas, o relatório aponta ainda que até 2025 mais da metade será automatizada.
O estudo aponta ainda que 75 milhões de empregos sejam instintos com essa automatização e surgirão 133 milhões de novos postos de trabalho adapatados à essa mudança tecnológica, um saldo positivo de 58 milhões de vagas.
Com isso é preciso planejamento para tais adapatações, novas atividades a serem desempenhadas.
reinvenção
Você tem planejado a sua carreira? A sua vida? Ou você está na onda do “deixa a vida me levar”?
Para evitar de “sofrer” ao desemprego ou transições de carreiras não planejadas que podem acarretar mudanças indesejáveis que te levem a ansiedade ou depressão, psicossomas que estão nos maiores índices de transtornos, causados pelo trabalho, onde essa mesma pesquisa aponta que 9 entre 10 brasileiros sofrem desses males.
Acredite você não está sozinho nessa luta.
A prevenção é o planejamento.
Mas Lúcia como posso fazer isso?
Simples, faça seu planejamento anual, siga os passos que você se disponibilizou a cumprir, use ferramentas como SCRUM, TOTS, SMART, entre outras.
Caso não consiga fazer isso sozinho, busque o apoio de um profissional qualificado que possa te conduzir nesse processo.

O que te impede ainda de mudar?

Seja autorresponsável pela administração dos seus atos e colha as consequências deles na sua vida.

Você busca por mudança? Se sim, vem comigo.

Texto @coachluciarenata

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Dúvidas? Entre em contato, para mais informações.

Lúcia Renata
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(11) 9.9370-4636 WhatsApp
Career & Life Coach – Terapeuta Holística – Master Practitioner PNL – Analista Comportamental Neurosistêmico e Eneagrama das Personalidades


“O Autoconhecimento é a verdade que liberta!” Lúcia Renata

quarta-feira, 20 de maio de 2020

A importância da Escrita Científica

De: Regina Del Buono

Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2020/02/a-importancia-da-escrita-cientifica.html], publicado em 09 fev 2020.


No presente, é grande a importância da escrita científica. Tanto no contexto acadêmico, assim como em diferentes textos e estilos de redação, quando seguimos as regras da metodologia científica, reforçamos a argumentação necessária ao fortalecimento das ideias/informações constantes de um texto, por meio da menção das fontes consultadas para sua fundamentação.
            Dito de outra forma, se afirmamos que determinado fato aconteceu, e fornecemos detalhes sobre o mesmo, ao mencionarmos números, localidade, envolvidos, providências, etc., assim como de onde obtivemos cada um desses elementos, damos ao(s) nosso(s) leitor(es) todas as informações de que pode(m) precisar para inteirar-se do assunto, formar uma opinião pessoal e com isso, concordar ou até mesmo discordar.
            Já os estudantes universitários obrigam-se a cumprir as normas da Metodologia Científica, seja da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), American Psychological Association (APA) ou as regras da metodologia VANCOUVER, conforme o tipo de produção textual e a finalidade da mesma.
#abnt #vavouver #trabalhos
             Neste sentido, reporto aqui um trecho de meu primeiro ebook, trecho este que menciona Soares (2002), explicando que os textos acadêmicos de cunho científico foram instituídos nos cursos universitários, a partir de 2001 (DEL BUONO, 2015). 
            Destaca-se que tal exigência surgiu a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei        n. 9.394/96, ainda vigente, que rege todos os níveis de ensino no país, inclusive o superior, como define o Artigo 53, Capítulo IV – Da Educação Superior, em seu texto original:
Art. 53º. No exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades, sem prejuízo de outras, as seguintes atribuições: [...]Inciso III - estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão (BRASIL, LDB nº. 9394/96, p. 16-20).
 
Cabe destacar ainda que algumas regras da escrita científica são utilizadas em diferentes tipos de textos, pois, como explicado no início deste post, reforçam a argumentação desenvolvida na comunicação feita, permitindo ao(s) leitor(es) que fiquem bem informados.
            O uso das citações diretas tem sido comum há anos, especialmente nos livros didáticos do ensino fundamental e do médio, e dessa forma, além de fornecer as fontes de onde os dados foram obtidos, acostumam o olhar dos estudantes da educação básica.


Skype: abntouvancouver2012                            

#ABNT
#APA
#VANCOUVER
#revisãodetextos
#revisãodeliteratura
#revisãodemonografias
#revisãodeteses
#revisãodeTCCs
#revisãodeartigos
             Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012

REFERÊNCIAS 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 14724/2005 – Trabalhos acadêmicos. 2005.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:[http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf]; acesso em 05 dez 2019.

DEL-BUONO, Regina C. Como elaborar o resumo da monografia? Coleção: Artigos e Monografias sem Mistérios. São Paulo. 2015, 44f. ISBN: 691.132. 

SOARES, Maria Susana Arrosa (Coord.). A Educação Superior no Brasil. Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe IESALC – Unesco – Caracas. Porto Alegre – Brasil; Novembro de 2002. 332.f. Disponível em:[http://flacso.redelivre.org.br/files/2013/03/1109.pdf[; acesso em 05 dez 2019.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

O que é único no varejo brasileiro

Por: Bento Jesus Guastalli

O varejo brasileiro tem algo que seja único e que pode ser considerado benchmark global?
Esse era o desafio ao falarmos sobre o varejo do Brasil, pela primeira vez, no Chinashop, o mais importante evento do setor na Ásia e que reuniu mais de 65 mil pessoas em uma área de exposição de 130 mil m². Em quase tudo, mais que o dobro do que é a NRF.
Pela primeira vez, uma delegação brasileira foi convidada oficial para o evento e nos foi solicitado coordenar um painel que mostrasse as características, a estrutura, a organização, o desempenho, os conceitos relevantes e as melhores práticas do varejo e do consumo do Brasil. Tudo dentro da realidade da parceria econômica entre Brasil e China, sucedendo a primeira visita do presidente Jair Bolsonaro à China e antecedendo a reunião dos Brics, em Brasília, que teve a participação do presidente Xí Jìnpíng da China ao Brasil.
E para completar a sequência de atividades inéditas, a possibilidade de participar das atividades que marcaram o Singles’ Day. Em seu show de abertura, o evento criado pelo Alibaba, realizado pela 11ª vez, no dia 11/11, alcançou recorde histórico com vendas superiores a US$ 38 bilhões num só dia.


#ibade

Afinal, temos algo para mostrar ao mundo que seja só nosso em termos de varejo?
Em um cenário onde a tecnologia e o digital se tornam dominantes, no qual temos sido seguidores, numa perspectiva que cresce o uso dos meios de pagamentos digitais ou por reconhecimento facial – e estamos só começando nesse aspecto. Na realidade brasileira, em que o e-commerce representa apenas perto de 6% das vendas totais do varejo e nos mercados líderes, China, Inglaterra e Coreia do Sul, oscila entre 22 e 35%.
Para complicar um pouco mais, teríamos o que destacar como único, além da resiliência do setor, quando saímos de uma recessão que gerou desemprego de 13%, fechou mais de 200 mil lojas e fez o setor ter desempenho negativo ou pífio por quatro anos?
Somos únicos no varejo em algo que possamos nos orgulhar e mostrar para o mundo?
A resposta nasceu da revisão da atuação do setor na história recente do país, das marcas e conceitos que nos mais diversos canais, formatos e negócios, têm se diferenciado e das empresas brasileiras que, ainda timidamente, começam a expandir no mercado internacional, seja organicamente ou por aquisições, e que o fazem diferenciando sua atuação com um jeito brasileiro de fazer varejo.
O que há em comum e que pudesse ser considerado um diferencial do varejo brasileiro em empresas como O Boticário, Natura, Renner, Riachuelo, Magazine Luiza, Panvel, Raia-Drogasil, Atacadão, Assaí, Cacau Show, Alpargatas, Pernambucanas, Grendene, Schultz, Hering, Bob’s ou as operações locais das globais McDonald’s, Burger King, Carrefour, Pão de Açúcar, C&A, Telhanorte, Leroy Merlin, Dicico-Sodimac e muitas outras?
No passado a atuação do varejo no crédito, como também acontecia no México, pode ter sido um diferencial, que chegou até ser exportado pela C&A e Walmart para suas operações na Ásia, mas a transformação estrutural do mercado brasileiro deixou alguns poucos varejistas com essa diferença estratégica.
Existe um diferencial no modelo brasileiro de varejo?
O varejo brasileiro pode ser considerado único na combinação da valorização das pessoas, clientes e funcionários, com o uso da tecnologia como integrador de Serviços, Conveniência, Inovação, Valor e Design para criar Experiências Emocionais que gerem resultados.
Na síntese exposta no evento da China, o conceito foi explicado como The Brazilian Retail Uniqueness is the use of Technology as an enabler to blend Services, Convenience, Innovation, Design and Value with People, to create Emotional Experiences that could leverage Results.
No momento em que o mercado se torna exponencialmente mais competitivo, global, digital, omnicanal e concentrado, tem sido valorizado e destacado, o quão fundamental se torna a geração de experiências em busca da diferenciação, mas, cada vez mais, é preciso que essas experiências tenham uma componente emocional para que seja de fato relevante.
O uso da tecnologia para simplificar e agilizar, o formato inovador, o atendimento competente e individualizado, a oferta de produtos e serviços de acordo com a demanda, a entrega rápida, o pagamento de forma simples e eficiente, preços competitivos e com clara percepção de valor, e todo o mais, se tornam, crescentemente, condição mínima para operar no setor de varejo. Mas não um diferencial competitivo.
O verdadeiro diferencial e o varejo brasileiro têm muito para mostrar. E é a combinação virtuosa desses elementos com o toque humano, natural e autêntico, que pode gerar as experiências que tocam.
Essa proposta foi inspirada nas muitas discussões que ocorrem quando estamos participando nas delegações internacionais com dirigentes, executivos e empresários do varejo brasileiro e temos oportunidade de comparar nossa realidade com a de outros países e o tema, invariavelmente, acaba na genuína e autêntica valorização das pessoas, sejam os clientes ou os funcionários, como fator estratégico de diferenciação e combinada com outros fatores, inevitáveis, de uso e incorporação das melhores estratégias e práticas globais.
A genuína, autêntica, quase natural, valorização das pessoas tem muito a ver com nossa cultura latina e foi aperfeiçoada, estruturada, premiada e incentivada ao longo do tempo, pois cria a diferenciação definitiva. 
Toda tecnologia ou inovação tecnológica, diferenciação digital, formatos, canais híbridos, processos, modelos de negócios, comunicação, design, arquitetura ou sistema, é uma questão de tempo, podem ou serão copiados. Mas a diferenciação através das pessoas demanda gerações para ser copiada, se é que é possível tentar copiar em algum momento, pois está apoiada em cultura organizacional, algo de difícil, se não impossível, cópia em um período limitado de tempo.
Temos ouvido e assistido muitas apresentações de empresas locais ou globais, em diversos mercados no mundo, envolvendo Américas, Europa, Ásia, Emirados e Oceania, onde o discurso da valorização das pessoas, internas e consumidores, está sempre presente, mas onde a realidade se choca com a proposta exposta.
Só no Brasil temos visto, pelos vários casos citados e muitos mais, essa diferenciação.
Vale a pena aprofundar e considerar.

Bento Jesus Guastalli – Bacharel em Administração
Mestrado em Gestão Pública.
Jornalista CEO – IBADE – Instituto Brasileiro de Assessoria em Desenvolvimento.
bentoguatalli@ibadeinstituto.com.br

quarta-feira, 6 de maio de 2020

A união que só traz melhorias: A Internet das Coisas e os Processamentos em tempo real

Por: Cristian Machado de Almeida, Publicado originalmente em 07/11/2018

Com o advento da 4ª Revolução Industrial, a necessidade dos processamentos em tempo real só vem aumentando, pois os dados gerados in loco e em grandes volumes precisam ser tratados o mais rápido possível e em tempo real, já a IoT é rede crescente conectada à internet, onde se alcança as máquinas industriais a uma variedade de bens de consumidores.
Durante muitos anos e em muitos processos para se realizar a análise de dados, era necessário que o processo estivesse parado para que que assim se pudesse armazenar os dados para então poder trata-los. Mas na última década começou a ter um aumento na demanda do processamento em tempo real também conhecido como: (Event Stream Processing - ESP). Com o ESP as informações são tratadas e analisadas ainda em movimento o que garante as ações e tomadas de decisões no tempo certo.
Muitos podem estar se perguntando o por que adotar o ESP em seus processos, irei mencionar pontos para mostrar sua importância: o ESP captura o valor dos dados no instante em que eles são gerados, antes que eles se percam no espaço de tempo entre sua criação e armazenamento, ele também detecta padrões significativos além de desvios dos mesmos que irão indicar uma ação imediata.
#IoT
O que esperar da IoT no mundo nos próximos anos?
Segundo o Cisco Systems, em 2008 já havia mais coisas conectadas à internet no planeta Terra do que seres humanos. Em 2020, a previsão é de que 50 bilhões de coisas devem estar conectadas por meio de sensores e redes de comunicação e muitas destas sem fio. Com esses bilhões de "coisas" conectadas teremos um fluxo enorme de dados sendo gerados e estes com toda certeza serão utilizados para muitos propósitos, por isso centenas de empresas já nos dias de hoje estão trabalhando para estarem preparadas para não perderem seus mercados. Muitos profissionais também sabendo destas informações já procuram desde já se especializarem para estarem preparados para os novos mercados que surgirão.
Com tudo que foi visto com a IoT em seu início, podemos dizer que os primeiros a se utilizarem tiveram o foco no controle de inventário e sistemas de gestão de suprimentos para identificar, armazenar e rastrear seus produtos de forma única e em tempo real. Mas os mercados que se abrirão, com a Internet das coisas vai muito além disso e de acordo com o The Economist, 75% dos líderes de negócios globais estão explorando e muito as oportunidades econômicas da Internet das Coisas para fazerem a criação de novos mercados ou melhorar os serviços já existentes. A GE estima que a IoT tenha o potencial de agregar um valor de 10 a 15 trilhões de dólares ao Produto Interno Bruto (PIB) global ao longo dos próximos 20 anos, ultrapassando a economia dos Estados Unidos.
O poder da IoT não pode jamais ser ignorado, e também é importante mencionar que ela não é tão simples como muitos dizem por ai que é sair colocando sensores conectados à internet em tudo. 
O que esperar do futuro com a união da IoT e do ESP ?
Cada vez mais que a IoT for avançando, mais "coisas conectadas" estarão disponíveis aos consumidores, um bom exemplo para mostra o potencial da Internet das Coisas atualmente são os carros conectados, onde atualmente os veículos passam por uma manutenção marcada periodicamente, seja ela necessária ou não. Imagine então ao invés do proprietário agendar a manutenção para procurar possíveis defeitos ou então esperar que uma avaria aconteça, que as informações dos dados dos sensores dos carros conectados à internet pode ser usado para alertá-lo quando algo é detectado (alta temperatura do motor, baixo nível de óleo, resposta lenta dos freios, diminuição na pressão dos pneus, etc).
Um dado importante de informar para se ter noção da aplicação da IoT é que em 2012, apenas 10% dos carros nos Estados Unidos estavam conectados à internet, mas estima-se que 90% dos veículos estejam conectados até 2020. Um ponto importante de salientar é que não somente os setores automotivos irão se utilizaram dos benefícios da IoT, outros setores também estão explorando os benefícios da IoT. 
Creio que ainda levaremos um bom tempo para saber e chegar qual é o potencial máximo da IoT, porém uma vez que a rede tenha um alcance maior e mais profundo, a análise de dados proveniente da IoT transformará as informações em algo bem mais dinâmico, dando uma percepção extra-sensorial para detectarmos coisas muito além da nossa atual capacidade. Dai então podemos afirmar que o ESP e a IoT juntos poderão ajudar a entender as alterações nos dados, para assim poderemos tomar ações imediatas. Com isso poderemos tomar ações com antecedência para que qualquer problema dentro do processo seja resolvido sem afetar diretamente os clientes em nosso dia a dia.

#inovação
#tecnologia
#industria40
#sociedade
#automação
#analytics

Cristian Machado de Almeida
Formado em engenharia de Produção e Pós Graduação em Indústria 4.0.
Industrial Business Development na Nova Fase Tecnologia.
Membro do Grupo de Estudos de Direito Digital e Compliance na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-FIESP
Representante Comercial do Festival Internacional de Tecnologia e Comunicação.
Coordenador de PCP na empresa Calvo Cestas Básicas
https://www.industria40.ind.br/artigo/17303-a-uniao-que-so-traz-melhorias-a-internet-das-coisas-e-os-processamentos-em-tempo-real


quarta-feira, 22 de abril de 2020

Clientes Felizes fruto de uma Equipe Feliz

Publicado originalmente October 16, 2019  André Castro

“Não é o sucesso que traz a felicidade. É a felicidade que traz o sucesso”
Shawn Achor

No mundo corporativo o sucesso depende basicamente das pessoas e facilmente chegamos a uma certeza, o serviço que prestamos aos clientes ou é bom ou é mau ou ‘mais ou menos’. Todos estes resultados resultam diretamente da performance das equipes que trabalham os clientes e das suas lideranças. E são estes resultados que ajudam a construir a reputação e a carteira de clientes das nossas empresas.

Não podemos avançar sem deixar a aversão aos serviços que prestamos com um resultado ‘mais ou menos’. Este resultado é perigosíssimo. Muito mais perigoso do que o mau resultado que, apesar de ser muito desagradável, nos exige pensamento crítico e nos pede mudança. Apesar da péssima sensação que nos transmitem, os maus resultados servem-nos para melhorar, corrigir situações e para aprender. E, se quisermos, aprendemos sempre muito com as más experiências.

O mesmo já não acontece com o resultado ‘mais ou menos’. Este não nos traz nada de bom a não ser a fuga de um cliente a curto ou médio prazo, não nos dando, sequer, a oportunidade de parar, pensar e remediar a situação. Até porque, na maior parte das vezes, o cliente apenas contesta os resultados ‘mais ou menos’ na altura em que nos fecha a porta na cara. E imagino que, até esse momento, alguma paciência ele deve ter tido.
#cliente
E é na base deste tipo de resultado que encontramos, invariavelmente, uma equipe descontente ou mal paga ou mal orientada ou a viver e conviver num mau ambiente de trabalho. No fundo, por detrás de um resultado ‘mais ou menos’ estará, muito provavelmente e na maioria dos casos, uma equipe infeliz. Uma equipe infeliz, como sabemos, não brilha e sem brilho não há grande potencial de sucesso.

Os líderes de empresas não podem dar-se ao luxo de não criar o contexto ideal para que as suas equipes brilhem. Independentemente do seu estilo de liderança, os recursos humanos são uma peça chave e têm de ser valorizados.

As crises financeiras não podem, nem devem ser desculpa para a desvalorização das pessoas até porque a motivação e a realização nem sempre encontram a sua causa na remuneração. E são esses momentos de maior dificuldade que nos devem obrigar a puxar pela imaginação e por algumas competências às vezes esquecidas.
 
Há que não esquecer a consciência social, a capacidade de sentir as emoções dos outros, de compreender a sua perspectiva e de mostrar interesse nas suas preocupações. E as competências sociais que lhes permitem assumir o controle e, em simultâneo, inspirar, ouvir, elogiar, passar mensagens claras, implementar novas ideias, responsabilizar, estabelecer padrões de alto desempenho e promover a cooperação entre os colaboradores.

Por outro lado, nos momentos de ótimos resultados, há que partilhar os sucessos que não são só nossos.  Há que reconhecer as competências dos outros e celebrar os sucessos conjuntamente. Há que premiá-las. Caso contrário, ou ficarão desmotivados ou partirão para outros caminhos.

Ninguém é insubstituível, é verdade, mas a aposta e o investimento no talento incluem processos de formação e horas despendidas que são perdidas com a saída de um colaborador. Acresce que a saída de um colaborador acaba sempre por abalar o equilíbrio funcional e emocional da empresa. Acresce que a nova geração não oferece, nem de perto nem de longe, o nível de ‘lealdade’ às entidades empregadoras que ofereciam as gerações anteriores.

Pelo que, se quisermos talentos, teremos de os segurar. E os clientes agradecem. Pois, esqueçam… sem colaboradores felizes não existem clientes felizes e sem clientes felizes não existem empresas felizes.

“Não existe caminho para a Felicidade. A Felicidade é o caminho”
Gandhi

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: ARTIGO MEIOS E PUBLICIDADE – 04/04/2019

#negócios
#business
#tecnologia
#carreira
#empreendedorismo

André Castro - Contatos e Redes Sociais:
https://www.andrecastropalestras.com.br/single-post/2019/10/16/Clientes-Felizes-fruto-de-uma-Equipe-Feliz

quarta-feira, 15 de abril de 2020

A Resiliência e o COVID_19

Por: Natália Marques:

É impossível falar de outro assunto neste momento.
Nos séculos passados, vivemos algumas epidemias com características diferentes e a humanidade se recuperou. Elas sempre vêm como uma onda, com um pico elevado, mas depois se retraem, o homem fabrica o medicamento e a conduta acertada, as pessoas adquirem a sua resistência e voltam ao equilíbrio.
“Se algo matar mais de 10 milhões nas próximas décadas, é mais provável que seja um vírus altamente contagioso do que uma guerra de misseis, mas micro-organismos” (Bill Gates – TED março/2015)
O que podemos dizer do Covid_19? Veio para nos alertar sobre como estamos despreparados para lidar com a saúde das pessoas no planeta Terra. Investimos massivamente no consumo, nas guerras, destruímos nosso planeta e as saúde das pessoas está subestimada. Já havia uma previsão do Banco Mundial, que se houvesse uma epidemia nestas proporções os prejuízos financeiros para as Nações seria de cerca de 3 trilhões de dólares.
resiliência
Hoje vemos que a pandemia atinge todos os países, mas o que assusta é a disseminação da doença, com medicamentos ainda em teste, sem vacina e equipamentos específicos e limitados para recuperação dos pacientes. Vamos dizer que no geral, pegou o sistema de saúde sem uma resposta imediata.
Para nossa análise, vamos pegar dois exemplos extremos no tratamento dos casos que surgiram, a China e a Itália. A China tem 1bilhão e 400milhões de habitantes, enquanto a Itália tem 60 milhões. Ao iniciar o surto na China, as autoridades negaram a existência do problema, mas assim que entenderam a letalidade do processo, agiram de forma eficiente e eficaz, isolaram cidades como nunca foi visto, proibiram a circulação de pessoas, construíram hospitais em tempo recorde e conseguiram controlar o surto após 3 meses. Na Itália, o surto chegou galopante, houve uma negação da gravidade (em 9 de fevereiro, o prefeito de Firenze abraçou um turista chinês como solidariedade ao que estavam vivendo em seu País), não houveram medidas restritivas de imediato, o sistema de saúde ficou completamente saturado em pouco tempo, sem conseguir atender a população com os equipamentos necessários e houve uma explosão de mortes.
A taxa de mortalidade na China diante dos casos registrados foi de 2,3%, enquanto na Itália registra-se em 10%.
A progressão do Covid_19, no nosso País ainda está sendo acompanhada de perto pelas autoridades, mas as previsões são assustadoras. As experiências dos outros países estão sendo utilizadas. Instruções de higiene para prevenção, e o isolamento social como forma de evitar a propagação e a manutenção somente de atividades de primeira necessidade, além do serviço médico essencial neste momento.
A chuva de informações é constante, algumas muito valiosas e outras totalmente irresponsáveis. Nosso filtro precisa ser acionado a todo momento.
Vemos todos os tipos de comportamento, pessoas descrentes colocando sua vida e a de outros em risco e outras se mobilizando para cumprir as orientações oficiais, de higiene, isolamento social e quarentena.
Algo inusitado se verificou, as paralisações de atividades estão repercutindo de forma positiva no meio ambiente, mais do que as reuniões dos grandes líderes mundiais (G20) que evitam melhorar as condições climáticas por causa dos prejuízos financeiros. Os satélites mostraram menor poluição no céu da China, as águas de Veneza mais limpas, golfinhos voltaram a ser vistos na Sardenha, infelizmente com um custo elevado de vidas.
Muitos comportamentos solidários entre as pessoas nos grupos e nas redes, por outro lado se observa que a ansiedade toma conta de alguns, esvaziando prateleiras de supermercado, ou vendendo produtos de higiene superfaturados.
Mas a primeira coisa que aprendi nestes dias difíceis, além de lavar as mãos de forma correta, é que a saúde tem que ser levada a sério, e que quando as autoridades têm determinação, empenho e passam confiança para a Nação, o pico epidêmico pode ser menor, com uma curva ascendente mais suave.
Fazer uma análise de contexto apoiada em fatos e evidências, ter autoconfiança, autocontrole, rede de apoio social, empatia com outro, observar nosso organismo, otimismo real e ter um sentido para nossas vidas podem determinar um comportamento Resiliente, para se desenvolver uma estratégia para enfrentamento e superação da crise. Ressignificar a nossa vida, pois sabemos que perdas existirão, mas que podem ser minimizadas em nossa caminhada.
A lição que fica é que devemos estar preparados para estes novos cenários que se desenham como elementos de um mundo V.U.C.A., onde tudo é incerto, fluido, complexo e ambíguo. Não temos mais certeza de nada, estas situações podem se repetir, nas diversas dimensões da vida deste planeta.
Como diria o poeta “Alguma coisa está fora da ordem” (Caetano Veloso), uma nova dinâmica se processa, e quando esta onda passar, uma nova ordem se estabelecerá. Cada vez mais está claro que nada é para sempre, porque tudo passa, as coisas boas e as más.

Natália Marques
Master Coach, Psicóloga, Especialista em Saúde Organizacional
Siga-me no Instagram @coachnataliantunes
(11)99910-9888 WhatsApp
Psicóloga / Coach / Palestrante