quarta-feira, 24 de abril de 2019

Incentivos para empresas crescem em 2019


Por: Vinicius Rodrigues

O ano de 2019 começou com o mercado financeiro agitado para pequenas e médias empresas no Brasil. Com os conflitos políticos envolvendo a reforma da previdência, posse do novo ministro da educação (Abraham Weintraub), reajuste da previsão do PIB para 2,1% e novidades do mercado internacional, como o lançamento da velocidade 5G na Coréia do Sul, muitas são as "modificações" de bancos, empresas e instituições intermediárias no Brasil.
Vemos hoje que o fomento de novas empresas (especialmente startups) tem surgido com força a fim de alavancar negócios que contemplam três principais características: inovação, abrangência e escalabilidade. Empresas como Kavod Lending e Omiexperience (ambas fintechs) receberam incentivos financeiros através de programas de aceleração, junto a outras 21% de fintechs brasileiras que atuam com créditos, financiamentos ou cessão de parte da empresa em troca de investimento.
Para pequenas e médias empresas que necessitam daquele recurso para sair do vermelho, ampliar a produção ou expandir o negócio existem canais com o intuito de estimular a captação de crédito e auxiliar estas empresas, como o projeto Lift (laboratório de inovações financeiras e tecnológicas) do Banco Central voltada para projetos de inovação tecnológica voltada para o mercado financeiro. Outra plataforma são as rodadas de captação de investimentos, na qual a startup norte americana Escale acaba de captar R$ 87 milhões com fundos de investimento, realizada pela QED Investors (investidora na Nubank) em parceria com Kaszek Ventures da Global Founders e Redpoint e. Ventures.


Também em altas mudanças no mercado os bancos privados entenderam que a correção monetária, redução da taxa de juros para concessão de crédito pelos empresários (especialmente MEI e ME), e programas de incentivo fiscal tem atraído grande público, como é o caso do Bradesco, Itaú e Santander para este ano.
A expectativa com um ano mais promissor é alta, porém duas coisas devem acontecer: consolidação de assuntos políticos (reforma de previdência, nova lei tributária e incentivo fiscal para pequenas empresas) e remodelagem de negócios "tradicionais", como o caso da big de tecnologia, Apple.

VINICIUS RODRIGUES
CEO da You Up Consultoria, Consultor de Finanças e negócios, mentor e jurado de startups no Facebook, palestrante e comentarista de negócios e empreendedorismo na Rádio Exclusiva FM

#inovação
#empreendedorismo
#youupconsultoria
#gestão
#finanças
#Brasil
#negócios

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Inspire-se rumo ao Sucesso!