quarta-feira, 26 de abril de 2017

As diferentes gerações

Conflitos no ambiente de trabalho fazem parte do cotidiano corporativo, muitos desses conflitos ocorrem por divergência de opiniões, sendo que muitas vezes as opiniões divergem em função de visões diferentes entre as gerações.
Pesquisa da Câmara Americana de Comércio (Amcham) Brasil com 80 executivos e gestores de RH de companhias de diversos portes mostra que as empresas têm dificuldades para gerenciar conflitos entre líderes baby boomer, X e Y:
• 75% das empresas têm problemas de conflitos de gerações;
• 70% ainda não têm ações para facilitar a interação entres líderes de gerações distintas;
• 39% planejam iniciativas para melhorar o relacionamento entre esses profissionais;
• 28% têm ações que estimulam a convivência dessas lideranças;
• 42% acreditam que o maior desafio é integrar gestores da geração Y.

Os dois lados da moeda:
 A geração “Baby Bommers” são os nascidos após a segunda Guerra Mundial; também são chamados de “geração do eu”, são bastante céticos e muito resistentes à mudanças. A geração “Y”, por outro lado, querem ser respeitados e ouvidos na sua essência.

A geração “X”, também são muito céticos, porém se adaptam com muita facilidade a mudanças e sentem necessidade de orientação e treinamento formal para as coisas novas. Conflitam assim, com a geração “Baby Bommers” pois gostam de mudanças e com a geração “Y” que é mais individualista e quer as coisas à sua maneira.

A geração “Y” com sua agilidade e capacidade de absorverem muito conteúdo que os capacita muito, sabedores disso, não tem paciência para esperar recompensas, e o que vale pra eles é o caminho, não se preocupam em ficar muitos anos numa empresa, construir uma carreira numa empresa como na época da geração “Baby Boomers” e se não tem um ambiente de desafios saudáveis não ficam na empresa.

Quadro comparativo entre gerações
Generations
Como gerenciar os conflitos:
Tendo o conhecimento dessas diversidades e entendendo os diferentes estilos de trabalho, podemos definir em que funções cada um deles se dá melhor, permitir que as empresas tirem proveito da diversidade de experiências e atitudes e obter colaboração entre si levando a união, resolução de conflitos e melhora nos resultados. Para isso deve-se incentivar o diálogo, o trabalho em equipe e conscientizar os profissionais de que cada geração agrega um tipo de contribuição e que o mais importante é ter flexibilidade para aproveitar os benefícios dessa união.


Texto de: Engenheira Neide Teixeira
Escola da Vida e Negócios

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Networking para você

Hoje na  Escola da Vida e Negócios, palestra muito proveitosa, púbico seleto de excelente nível, encontro fantástico com pessoas que sabem o querem... obrigado, nos encontramos na próxima!









segunda-feira, 10 de abril de 2017

Palestra Networking Para Você

A importância e benefícios do Networking. Como utilizar as redes sociais para obter bons contatos profissionais e parcerias.
#Networking
Faça contatos e aumente suas possibilidades de negócios. Networking - dia 19/04/17, na Escola da Vida e Negócios. Com o palestrante: Olavo Dias

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Feira Intermodal Abril/2017

O transporte intermodal é caracterizado pela utilização de dois ou mais modais de transporte (marítimo, rodoviário, aéreo e ferroviário) em uma mesma solução logística. Quando utilizada de forma racional, a intermodalidade pode reduzir os custos logísticos.
A INTERMODAL SOUTH AMERICA, o maior evento das Américas para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, possibilita muitas parcerias e contatos, dirigido e focado em profissionais de decisão no segmento.
Com a demonstração de tecnologia em serviços, equipamentos e produtos, impulsiona negócios, vendas e Networking.
Vista da Feira

Professores

Atendimento no Stand

Equipamento pesado




quarta-feira, 29 de março de 2017

Tecnologia e Educação

Os anos de labuta na área de Tecnologia da Informação ajudam-me a perceber as mudanças práticas e novas abordagens do uso, no dia a dia da tecnologia com mais facilidade, e como isto esta refletindo na educação em sala de aula, e como o conhecimento esta sendo transmitido aos alunos também está mudando.
Ajudar o aluno, aprender a aprender é atribuição do professor moderno e o uso de estratégias e tecnologias diversas e adequadas podem tornar esta função mais prazerosa para o professor e principalmente para o aluno.
No ensino de Tecnologia da Informação, não devemos simplesmente passar comandos e teclas de atalho, mas, deixar algo em branco, subtendido para o aluno explorar, buscar o conhecimento, auxiliar no direcionamento e deixá-lo pensar!
Utilizar ferramentas tecnológicas, como um jogo direcionado para a matéria em questão, por exemplo, pode permitir que a fagulha da criatividade apareça e estimule o raciocínio e o interesse. O professor atuando educador, se utilizando da tecnologia, torna-se um facilitador no processo de aprendizagem.
A criação de aulas que estabeleçam objetivos dinâmicos ao invés de conteúdo repetitivo e desinteressante proporciona ao aluno, a chance de visualizar a real utilização desta tecnologia criando novos horizontes e quebrando paradigmas ao estabelecer novas fronteiras antes nunca navegadas.
Estamos diante de uma explosão e no momento não sabemos para onde estamos indo, então não podemos lidar com este mundo e a educação como lidamos no passado, temos que criar outras formas de amar, trabalhar, ensinar, isto já dizia Eric Hobsbawm historiador britânico no século passado, temos lidar com a incerteza e buscar novos rumos.
E neste big bang social realizar uma educação que não busca o nivelamento, que não domestica e sim que valorize a diferença e promova a emancipação, diferente da sociedade industrial que trata pessoas como produtos.

O professor moderno tem que buscar novos rumos e novos meios de entender as contradições que esta nova sociedade, a do conhecimento, nos impõe, o aluno estimulado de maneira correta com tarefas desafiadoras desencadeia efetivo e produtivo processo de aprendizagem.