quarta-feira, 26 de abril de 2017

As diferentes gerações

Conflitos no ambiente de trabalho fazem parte do cotidiano corporativo, muitos desses conflitos ocorrem por divergência de opiniões, sendo que muitas vezes as opiniões divergem em função de visões diferentes entre as gerações.
Pesquisa da Câmara Americana de Comércio (Amcham) Brasil com 80 executivos e gestores de RH de companhias de diversos portes mostra que as empresas têm dificuldades para gerenciar conflitos entre líderes baby boomer, X e Y:
• 75% das empresas têm problemas de conflitos de gerações;
• 70% ainda não têm ações para facilitar a interação entres líderes de gerações distintas;
• 39% planejam iniciativas para melhorar o relacionamento entre esses profissionais;
• 28% têm ações que estimulam a convivência dessas lideranças;
• 42% acreditam que o maior desafio é integrar gestores da geração Y.

Os dois lados da moeda:
 A geração “Baby Bommers” são os nascidos após a segunda Guerra Mundial; também são chamados de “geração do eu”, são bastante céticos e muito resistentes à mudanças. A geração “Y”, por outro lado, querem ser respeitados e ouvidos na sua essência.

A geração “X”, também são muito céticos, porém se adaptam com muita facilidade a mudanças e sentem necessidade de orientação e treinamento formal para as coisas novas. Conflitam assim, com a geração “Baby Bommers” pois gostam de mudanças e com a geração “Y” que é mais individualista e quer as coisas à sua maneira.

A geração “Y” com sua agilidade e capacidade de absorverem muito conteúdo que os capacita muito, sabedores disso, não tem paciência para esperar recompensas, e o que vale pra eles é o caminho, não se preocupam em ficar muitos anos numa empresa, construir uma carreira numa empresa como na época da geração “Baby Boomers” e se não tem um ambiente de desafios saudáveis não ficam na empresa.

Quadro comparativo entre gerações
Generations
Como gerenciar os conflitos:
Tendo o conhecimento dessas diversidades e entendendo os diferentes estilos de trabalho, podemos definir em que funções cada um deles se dá melhor, permitir que as empresas tirem proveito da diversidade de experiências e atitudes e obter colaboração entre si levando a união, resolução de conflitos e melhora nos resultados. Para isso deve-se incentivar o diálogo, o trabalho em equipe e conscientizar os profissionais de que cada geração agrega um tipo de contribuição e que o mais importante é ter flexibilidade para aproveitar os benefícios dessa união.


Texto de: Engenheira Neide Teixeira
Escola da Vida e Negócios

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