quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Mudando de estilo de vida

Por: Antonio Silva Pinto - Tonheca

"As espécies que sobrevivem não são as espécies mais fortesnem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças"
Se esta frase foi Darwin que escreveu, sim ou não! Vamos nos adaptando dia após dia!
Antonio Marcos da Silva Pinto, sou o brasileiro, paulista que nasceu em Salesópolis.
Satisfação enorme vivenciar esta oportunidade de compartilhar um pouco da minha história e das minhas descobertas.
Principalmente a história relacionada a saúde, mudança e qualidade de vida!
Como isso mudou minha vida e mais do que isso! Alguns reconhecimentos internacionais e o título de Recordista Mundial, publicado no livro mais vendido no mundo.
Vendeu mais de 130 milhões de cópias, em mais de 100 países dos 5 continentes e publicado em 28 idiomas, mesmo numa época que menos livros impressos são vendidos!
Conquista grandiosa que inspira e promove um misto de gratidão e felicidade!
Entre estes recortes da minha história; sempre questionei me sobre ter mais saúde, sobre zelar pela saúde; então pergunto a vocês leitores.
Quem deseja ter mais saúde?
Todos nós!
O que significa ter mais saúde para você? Pergunta que se responde com outras perguntas:
Ter mais saúde significa ter um corpo modelado?
Ter mais saúde significa dormir bem?
Ter mais saúde significa, poder comer de tudo?
E
O que você tem feito para ter mais saúde?
Observado a qualidade da alimentação?
Quantidade de calor?
Exercitado se?
Movimentando se naturalmente no dia a dia?
 Exemplo: subir as escadas e não usar o elevador?
Caminhar e não usar o carro? Alongamentos para atividades do dia a dia?
Por exemplo amarrar o tênis!
Este foi o gatilho que tive.
Certo fui amarrar o tênis, percebi a dificuldade e tive que sentar!
Ao sentar, pressionei o diafragma... Por pouco não desmaiei
Pensem na cena !
Estava com muitos centímetros a mais de circunferência abdominal!
Aos 30 anos com dificuldade para amarrar o tênis!
Como diz  a frase sobre adaptação ou mudança:
Detalhe:
Uns mudam pelo amor ou pela dor!
Decidi aos 24 anos ter filho e consegui aumentar meu peso em 12 kilos, foi então aos 30 anos, ainda grávido, com sobrepeso e percebendo as dificuldades em saber lidar com a circunferência abdominal com (n) centímetros a mais.
Reconheço que muitos sabem lidar com as medidas GGG.
Eu não soube!
Como fiquei grávido por 6 anos.
No meu caso não era história e sim relaxo, decidi colocar em prática algumas teorias!
Usando como ferramenta o treinamento mindset estrategista, com a mente positiva e curiosidade analítica.
Foi fundamental diminuir a distância entre a teoria e a prática.
Segundo um mestre que conheci, dizia:
Quanto mais tempo demora para começar, pior!
As desculpas são maiores!
Analisando as palavras “fazer” e “se”
“Fazer” palavra com cinco letras, colocar em prática as teorias e “Se”, duas letrinhas, significa dar desculpas!
Vc escolhe qual grupo quer fazer parte,
FAZER ou SE!
Foi na dor que descobri a necessidade de melhorar a qualidade de vida.
Cuidar da saúde!
Foi a partir da respiração no momento de amarrar o tênis!
A dificuldade de inspirar.
Inspiração no duplo sentido!
Oxigenar o corpo e inspirar o outro!
Procurei saber mais sobre a respiração mais eficiente e encontrei com o Hatha Yoga,
Colocando em prática Saudação ao Sol ou Surya Namaskara.
Uma sequência de posturas, ou asanas. Juntamente com o pranayama,
Pranayama, movimentos respiratórios conscientes, ou seja, voce faz a leitura do corpo e oxigena melhor os grupos musculares, cérebro, processo digestivo e assim por diante!
Tomada de decisão
Ainda com muitas limitações e lombadas no caminho, rsrsr
são nas lombadas que aprendemos.
São as dificuldades que nos lapidam!
Diz o poeta?
Os espertos não procuram as respostas dos seus problemas nos outros!
Também citada pela banda (Traquitana)
Na música “ Fortes Nós “
... Mar calmo nunca fez bom marinheiro
Quantas são as direções
Que o vento pode soprar
Se hoje ele infla as velas de um veleiro
Amanhã levanta as ondas
Que o fazem naufragar ...

Decidi quebrar uma crença limitante em minha vida, meu avô paterno faleceu num afogamento num lago no quintal da casa onde vivia!
A família inteira por muito tempo falava desse episódio!
Então
Aos 30 anos decidi, matricular me numa escola de natação
Pensem no “mico”, mas vencido o momento dor e desconforto, senti grande realização num ato simples de flutuar na piscina.
Creiam que recebi a ajuda de uma professora de física. Ela disse-me que aos nadar pense numa piscina de bolinhas.
Microbolinhas.
Bolinhas de hidrogênio e oxigênio.
Então com a água não faça força. Pede passagem!
Rsrs
Rsrsrs fácil para muitos, porém venci aos 30anos.
Ainda com 12 kilos a mais, necessitava de mais exercício aeróbico, numa visita ao colégio de meu filho Pedro (que por sinal tem uma característica muito semelhante a minha)
A teimosia.
E por insistência e vencido por ela, decidi praticar Kendo, descobri a filosofia e a disciplina.
Como o universo conspira a favor, certo dia indo para a academia, tinha uma loja de bikes, decidi então comprar uma pra retornar pra casa, e da casa pra o trabalho, do trabalho pra a academia.
Percorria duas vezes por semana 25 km, ia para academia e praticava kendo, deixava a bike e voltava de ônibus.
Certo dia percebi que meu prazer estava na ida e vinda e não mais na arte marcial.
Como percorria 25km, tinha tempo para pensar na consciência e transformação.
Entendendo o ajuste e tomando a consciência do corpo.
O presente as doses de serotonina, endorfina e resultado, doses cavalares de felicidade.
Aos 40 anos migrei para as provas de mountain bike e trazendo a disciplina e filosofia do kendo para o ciclismo.
Já mais leve.
Não me adaptei a explosão e sim em resistência!
Por exemplo:
Um atleta de 100 m e um maratonista.
Um atleta de explosão e outro de resistência.
Segundo estudiosos da fisiologia. Um maratonista ao movimentar se por 4 h, por exemplo. Ele dispara endorfina e acumula no corpo por aproximadamente 80 h.
Descobri me como atleta de resistência ao participar das provas de ciclismo de longas distâncias, conhecida ao redor do mundo como Audax.

O Audax Club Parisiense, surgiu com atletas que não tinham índice para participar dos eventos como, Giro da Itália ou Tour de France, então criaram o estilo Randonneur,
Uma espécie de cicloturismo com regras.
São percursos longos, que iniciam com 200km a serem percorridos no tempo limite de 13:30h, o que dá o direito de participar do percurso de 300km a serem completados em 20h, 400 km a serem completados em 27h e 600 km a serem completados em 40h.
O ciclista que completa estes quatros percursos no mesmo ano recebe a condecoração de “SR”, em 2016 com 46 anos conquistei a primeira, algo inenarrável!
Participar de eventos como estes, fazem com que tenha foco nos treinos, mantenha uma alimentação equilibrada, tenha disciplina.
Perguntam me, se faço dieta!
Eu vivo a dieta!
Participar de um percurso longo ou fazer um treino longo, exige uma logística muito ajustada.
Devo avaliar detalhes da minha saúde.
O que devo comer antes, durante e depois.
 O quanto devo hidratar.
As possíveis temperaturas que vou encontrar no percurso.
Resulta numa melhora constante da saúde.
Como não existe mágica, tudo é fruto de treino e disciplina!
Renunciar a várias atividades. A parte mais difícil.
Renunciar significa, abrir mão de atividades com a família, às vezes.
Deixar de assistir um filme, pq necessito dormir.
Ter foco nos resultados.
Como participo de provas com longas durações, tenho que fazem treinos longos.
Foi então que decidi chamar uns amigos e fazer um treino indoor em praça pública, durante 12 horas e despertar a solidariedade nas pessoas. Arrecadando centenas de brinquedos para o natal solidário.
Algo muito gratificante, além de treinar!
Ouvindo essa história
Muitos perguntam me?
Quando começar?
Como Começar?
Respondo sempre:
Arrumando a cama!
Criar novos hábitos
Pergunto a voces:
Arrumaram acama hoje?
Não respondam. Pra quem não o fez, pense em amanhã o fazer!
Pense que é a primeira atividade do dia e se voce fizer, sentirá orgulho disso.
E como primeira atividade do dia for bem-feita, estará pronto(a) para a segunda atividade e assim por diante. Ao final do dia, chegará até a cama e sentirá orgulhoso novamente.
Na busca por exemplos de inspiração, encontrei o também ciclista Robert Marchand, algo que impulsionou me para registrar algo no livro mais vendido no mundo!
Ele iniciou os treinos aos 68 anos após a aposentadoria, eu iniciei aos 40.
Ele aos 100 anos registra um recorde mundial do centenário, eu aos 48 aos 105 ele quebra o próprio recorde, planejo quebrar meu recorde aos 50.
Ele aos 106 anos ele anuncia que não se aposentou.
Me aguarde Robert Marchand. Só faltam mais 50 para quebrar seu recorde.
Nisso paramos para pensar.....
Quanto custa para começar?
Investindo alguns minutos por dia no aconchego do lar!
Atividades como; flexão de braço, agachamento, prancha isométrica, por exemplo.
Tudo a Custo zero!
Voltamos ao ponto (Fazer ou Se)
Colocar em prática as teorias ou dar desculpas
Aquilo que um dia parecia inatingível, passou a ser inenarrável
Eu só buscava melhor qualidade de vida. Só buscava meios para cuidar da saúde.
Resultou num título de Recordista Mundial.
Nesse momento da foto, quebramos a marca de 480 km percorridos em rolo livre durante 12 horas, por um Ucraniano . Registramos as cores da bandeira do Brasil num feito realizado por uma equipe incrível que acreditou que poderíamos ser mais, patenteamos um novo recorde mundial, agora brasileiro, com a marca de 508,3 km.
Algo grandioso e o que me contenta compartilhar, pois pode inspirar a você leitor a fazer talvez algo mais grandioso.
Lembrando que tudo foi uma questão de escolha na melhor qualidade de vida e saúde!

    #tonehcarecordista
#sucesso
Antonio Silva Pinto - Tonheca
Recordista Mundial, Super Randonneur (Ultra Ciclista), Arquiteto e Urbanista

Sigam-me ns redes
 (11) 9 7189 6130 WhatsApp
Palestrante Provocacional

2 comentários :

  1. Bom dia! Achei maravilhoso td sua historia. Vamos comecar a arrumar a "cama" kkkk
    Que Deus Te "Abencoe"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional, amém.
      Agradeço o comentário e se começarmos a valorizar as pequenas coisas do dia a dia, tudo fica mais leve!
      Grande abraço do recordista.

      Excluir

Inspire-se rumo ao Sucesso!