quarta-feira, 15 de julho de 2020

PORQUE A BOLSA DE VALORES SOFRE EM MOMENTOS DE CRISE?

05/2020 POR: ENIO AMORIM


Indo direto ao assunto; sem enrolação; afinal você quer informação!
Em momentos turbulentos observamos, o noticiário, para as mais familiarizadas com economia, via internet ou aplicativos, a cotação do índice Bovespa, ou simplesmente, Ibovespa, oras fecha em baixa ou pequena alta. Em outras palavras, muita oscilação, sobretudo ao longo do dia.
Para responder a essa questão recorrei a dois exemplo. Imagine uma grande empresa do setor comércio e outra empresa grande empresa do setor aéreo. 

Exemplo 1: Comércio

Em momentos de grande incertezas as pessoas tendem a consumir menos, principalmente, medo do desemprego; menos pessoas consumindo, menos receitas para as empresas, por outro lado, os custos não cessam, ou seja, continuam!
Resultados, a empresa, pode precisar demitir. Demissão gera desemprego e queda na renda que, por sua vez, reduz ainda mais o consumo.
Veja o esboço baixo:



Exemplo 2: Aéreo
Novamente, para o setor aéreo, a ideia é semelhante ao comércio. Reduz a circulação de passageiros que, somado aos custos, como por exemplo, ao combustível, cotado em dólar, reduz as receitas. O resultado é igual ao comércio.  
Veja o esboço abaixo:



Exemplo 3: PIB= Desenvolvimento
Com um país, o conceito é mais amplo. Ao passo que o governo sinaliza com medidas que agradam ao mercado e as agências de classificação de risco, aumenta-se também a confiança, do empresário nacional e externo. Assim como, investimento privado diretos e indiretos.
Esse sentimento de confiança, tanto do consumidor, que sente segurança em manter-se empregado e o do empresário, observando o consumo em seu empreendimento elevar-se, traduz em melhores perspectivas.
Esse misto de confiança do empresário; geração de emprego e renda resulta em aumento desenvolvimento do país.
Agora imagina o oposto.
Ao passo que aumenta-se as incertezas no país, decorrentes de atritos interno ou mesmo conflitos globais, isso leva a um pessimismo no país, tanto ao nível doméstico como externo.
Soma-se a isso, o nível de desemprego e a queda da renda, resultando em redução do crescimento; queda abrupta da renda per-capita; queda do desenvolvimento.   
Veja um exemplo abaixo:




Contatos:
E-mail: enio_dp@hotmail.com                        
Instagran: amorim_enio 
Linkedin: Enio Amorim
Whatsapp: (011) 97528-8284
Facebook: Enio Amorim
You Tube: Enio economista

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Inspire-se rumo ao Sucesso!