quarta-feira, 28 de junho de 2017

A pirâmide de Maslow e uma vida completa e feliz

Viver uma vida completa e feliz significa viver com plenitude, ter satisfação no âmbito pessoal, familiar, carreira, convívio social dentre outros aspectos de nossa vida cotidiana.
Todo ser humano, além de ter supridas suas necessidades básicas, precisa se realizar como pessoa, evoluir, se auto conhecer, saber o que o de fato o faz feliz e realizado como pessoa.
A pirâmide de Maslow é uma famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar", ou seja, suprir as necessidades nível a nível até atingir a sua auto-realização. Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide:

maslow, pirâmide
Ter um emprego que garanta o direito a comida, ao abrigo, ao sono é essencial para ter supridas essas primeiras necessidades do ser humano. Quando não se tem um emprego, não se tem como suprir as necessidades próprias ou da família e então a luta, ou seja, toda a energia, é disponibilizada para “sobrevivência” e não se é possível evoluir como pessoa.
Quando se tem um emprego e essas primeiras necessidades supridas, começa-se a se preocupar com a segurança, com a estabilidade do emprego, e a cuidar da saúde.
Somente dessa forma, sente-se a necessidade de pertencer a um grupo. Estar bem, dá ânimo para procurar amigos e/ou um parceiro (a); fazer uma atividade em grupo, passear, conhecer lugares e pessoas diferentes.
Necessidades básicas supridas, saudáveis, seguros e inseridos num grupo, começa-se a questionar sobre o seu papel no mundo e assim entra-se no 4º nível da Pirâmide de Maslow. Começa-se“efetivamente” a pensar e questionar a própria capacidade de realizar, a perceber o sentido da auto-estima e a necessidade de ser ouvido, de ser reconhecido pelo seu valor, pelo que efetivamente se é como pessoa. É a necessidade do autoconhecimento – Quem eu sou? O que eu quero para mim? O que eu quero para minha família, para meus filhos? No que eu acredito? O que eu preciso conhecer que eu ainda não conheço? O que eu preciso saber para me tornar uma pessoa melhor – para ter mais amigos, mais amor, mais auto-estima, para melhorar o mundo? E tantas outras questões …
Com essas respostas, entra-se no 5º nível, onde estão as pessoas que conhecem a sua própria essência, que fazem suas escolhas na vida de uma forma completamente consciente; que sabem dar cada passo sabendo onde se quer ir e onde se quer chegar. É o nível onde as pessoas são senhoras do seu destino e atores principais no palco da sua vida.
E você? Você sabe para onde está indo e aonde quer chegar? Você está preparado para levar a vida que sonha?


Texto de: Engenheira Neide Teixeira
Escola da Vida e Negócios

5 comentários :

  1. Muito bom o texto, costumo dizer que a musica de Gonzaguinha Guerreiro menino, fornece em forma de musica a realidade como a piramide de Maslow.
    Um homem também chora
    Menina morena
    Também deseja colo
    Palavras amenas
    Precisa de carinho
    Precisa de ternura
    Precisa de um abraço
    Da própria candura

    Gerreiros são pessoas
    São fortes, são frágeis
    Gerreiros são meninos
    No fundo do peito
    Precisam de um descanso
    Precisam de um remanso
    Precisam de um sono
    Que os tornem refeitos

    É triste ver meu homem
    Guerreiro menino
    Com a barra do seu tempo
    Por sobre seus ombros
    Eu vejo que ele berra
    Eu vejo que ele sangra
    A dor que tem no peito
    Pois ama e ama

    Um homem se humilha
    Se castram seus sonhos
    Seu sonho é sua vida
    E vida é trabalho
    E sem o seu trabalho
    O homem não tem honra
    E sem a sua honra
    Se morre, se mata

    Não dá pra ser feliz
    Não dá pra ser feliz
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto. Muito inspirador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário, continue acompanhando o Blog!

      Excluir
  3. A Pirâmide de Maslow é usada como base do conhecimento de saberes principalmente da Ecologia Humana , porém novos conceitos radiais e interdependentes e não cartesianos já estão sendo adotados por se adaptarem de melhor forma à complexidade humana.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo seu comentário, continue acompanhando o Blog!

    ResponderExcluir

Inspire-se rumo ao Sucesso!