quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Empreender Sem Medo

Hoje vou falar sobre o empreendedorismo e o medo.
Eu vi, em uma revista bem conhecida a Exame, que 45% dos brasileiros desistem de abrir um negócio próprio por medo de fracassar. Sendo que na Nigéria este percentual é de16% (olha a discrepância de 16% para 45%). Teria os nigerianos mais coragem de empreender que os brasileiros?
Esta pesquisa sugere que os brasileiros têm mais medo de empreender.
Por que nós temos medo de empreender? Possivelmente porque não acreditamos no nosso potencial, na nossa verdade.
Quando você decide abrir um negócio, vender algo ou fazer alguma coisa por conta própria, no fundo, a base de tudo isso é a autoconfiança naquilo que você está fazendo, e um pensamento sincero e  genuíno, de que aquilo é importante para as pessoas. Não importa o nicho de pessoas. Se você cozinha bem, alguém pode pensar: "Ah, mas vender alimentos? Não gosto". Outras pessoas pensam: "Nossa, é tudo vender comida, ou é importantíssimo vender comida". Então não importa o que você quer vender, sempre haverá alguém que tenha interesse neste produto.
Às vezes, por receio ou por medo, ficamos muito restritos a tudo isso. Então, o que quero dizer é que o medo tem um poder enorme.
Ele é necessário na nossa vida, porque sem o medo nós pularíamos do penhasco achando que nada aconteceria, enfrentaríamos um leão achando que seria "sopa". Então, é bom que tenhamos medo para que a possamos ter um equilíbrio entre oque é possível, apesar do medo e oque é perigoso e deve ser evitado. Agora, ter medo demais é um grande problema porque ele é um mobilizador e nos deixará parados no tempo. Quando a pessoa está muito imbuída de medo, ela tem vontade, mas não abre seu negócio próprio ou ela já abriu, mas não se sente tão segura de inovar, de fazer diferenças, reformas, porque o medo está lá, segurando.   
Ouvimos relatos de que muitas empresas fecham antes de completar cinco anos, isso também vai incutindo o medo, e aí é mais fácil pensar: "Aí não quero que isso aconteça comigo. Não quero investir meu tempo. Eu não vou fazer algo de diferente do que eu faço."
E ficamos à mercê das notícias, do nosso medo exagerado e não fazemos nada. Não criamos, não melhoramos... Vem à ansiedade, porque a ansiedade é pensar demais no futuro.
"E se eu não tiver clientes?"', "e se acontecer isso e aquilo?", "prefiro não fazer". E aí, falta criatividade, não renova, não faz nada de diferente.
Nessa reportagem da revista, me chamou à atenção o que o autor (um professor da Universidade dos Estados Unidos de Harvard) fala: "Invista na oferta e a demanda virá". Invista naquilo que você acredita, que acha que realmente faz sentido você vender e servir, que a demanda virá. Às vezes, as pessoas não sabem que precisam do seu produto, então cabe a você apresentar e convencê-las da necessidade do seu produto. Não espere a demanda, não espere as pessoas chegarem "ah, então tem demanda eu vou fazer tal coisa", não, acredite e vá a luta, faça aquilo que você acredita. Isso é muito importante e faz a diferença na nossa vida.
E por último, pensa no otimismo. Por que otimismo? Porque ele atrai parceiros e sócios capitalistas. Se você tem uma ideia e quer colocar em frente essa ideia, seja otimista. Atraia pessoas positivas também para o seu meio, isso é muito importante.
Então a reflexão dessa semana é esta para você empreendedor.
By Marli Arruda
Psicóloga Empresarial, Master Coach & Palestrante
A vida é da cor que a gente pinta. 
Quero ajudar você a colorir mais e
melhor os seus negócios.


#sucesso

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Comportamento - Coaching

Por Lúcia Renata

Olá a todos!  
Esse mês vamos falar sobre processo de Coaching?
O que é Coaching e quais as suas vantagens reais, a curto, médio e longo prazo?
Coaching é um processo que conduz o seu cliente, esse é chamado por Coachee, do ponto inicial até o ponto desejado, isto é, o Coach, o profissional, conduz seu cliente, o Coachee, desde o início do processo fazendo as análises de perfil e comportamentais, levantamento do estado atual e conduz o seu cliente até onde ele quer chegar, ou seja, uma meta ou objetivo, traçado no início do processo. Essa meta/objetivo pode ser qualquer coisa que o cliente, Coachee, desejar, um novo emprego, uma viagem, melhorar o seu desempenho, melhorar a sua auto-estima, conquistar algum bem material, enfim pode ser qualquer meta, o importante é manter o foco na meta a ser alcançada e ser responsável com ele mesmo e com o seu Coach, comparecendo nas sessões e executando as atividades pertinentes ao seu processo, para que se obtenha o resultado esperado.
#coaching
As vantagens a curto prazo se dará pelo cliente, Coachee, que já terá uma prévia do seu perfil comportamental e personalidade e consegue ter uma dimensão do estado atual e qual o seu nível de consciência e como o trabalho se dará para que o seu objetivo seja alcançado.
As vantagens a médio prazo será bem visível quando o cliente, Coachee, entrará em contato com a sua consciência e começará a identificar o que é necessário para alavancar a sua vida mediante o seu objetivo/meta.
As vantagens a longo prazo se dará quando o cliente, Coachee, já terá o rumo da sua vida bem desenvolvido e não utilizará mais de artifícios que o façam se “boicotar” diante dos seus objetivos/metas, sendo assim conseguirá caminhar sozinho sem auxílio do profissional Coach, para almejar novas metas.
Estamos praticamente há quase 4 meses para final do ano e o que vc tem feito para concretizar as suas metas?
E o seu planejamento para 2019 como está?

Eu sou Coach e quero atender você que busca #transformação e almeja alcançar as suas #metas
#coaching #pnl #eneagrama #autoconhecimento

Vem comigo?

#VemSerFelizAgora

#comportamento
#luciarenatacoach
#coaching de tudo o que há para viver

Venha se permitir!

Dúvidas? Contate-me!

Lúcia Renata
(11)9.9370-4636 Whatsapp
coach@luciarenata.com.br
Career & Life Coach – Master Practitioner PNL – Analista Comportamental Neurosistêmico e Eneagrama das Personalidades
www.luciarenata.com.br

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

inteligência artificial (IA)

Para qualquer negócio, sete dias sem resolução é um fracasso definitivo. Mas, a indústria de serviços em campo percorreu um longo caminho nos últimos dez anos. Graças à rápida expansão e ao avanço da tecnologia de gerenciamento de serviços em campo (GSC), o setor está vendo os problemas de negócios serem resolvidos mais rapidamente e com o mínimo de interrupção dos serviços. Paul Whitelam
#acesse
https://computerworld.com.br/2018/08/30/como-a-inteligencia-artificial-pode-otimizar-o-desempenho-dos-negocios


#sucesso
#conexão
#networking

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

professional #contacts #networking #sucesso #conexão

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quinta-feira, 16 de agosto de 2018

SMART

Por Lúcia Renata

Olá a todos!  
Esse mês vamos falar sobre metas?
Como mensurá-las?
Uma boa ferramenta para isso é o SMART.
Você conhece ou já ouviu falar?
Vou descrever, abaixo, cada etapa.
Anote na sua agenda, uma folha que você possa observá-la com freqüência ou um lugar de fácil acesso.

imagem, site: "psicologiacatalao

S - Vem do inglês Specific, pode ser traduzido como “específico”. Nessa etapa especifique o seu objetivo em si, de forma clara;
M - Vem de Mensurable, que significa “mensurável”. Nessa etapa avalie sua meta se ela é mensurável, isto é, medida, ao longo do seu processo avalie se pode ser medida, em tempo: custo, peso, distância, entre outros aspectos;
A - Achievable, o que quer dizer “alcançável”. Nessa etapa determine uma meta que seja alcançável, assim você não gera expectativas falsas, diante da sua meta, exemplifique assim: alguém já conseguiu isso que você determinou? Se sim, o que essa pessoa fez para alcançá-la? Dessa forma ficará mais evidente saber o que é alcançável e se você está disposto a fazer o mesmo, da maneira que se propôs;
R -  Relevant, isto é, “relevante”. Nessa etapa você pode analisar se sua meta é real e qual a sua relevância na sua vida.
T - Time, “tempo”. Nessa etapa verifique o tempo que você está disposto para cumpri-lá, avaliando os itens anteriores, assim você evita além da procrastinação,isto é, deixar para depois, um tempo que não seja real de fato.

Agora em posse dessas informações, qual será seu primeiro passo?
Qual é a sua meta atual?
Quando pensa em colocá-la em prática?
O que é importante para você nesse momento?
Como faria isso?
Porque você acredita que a sua meta seja relevante?
Quem é você alcançando a sua meta?
Quem mais ganha com você, você alcançando a sua meta? E quem perde com isso?

Você consegue responder todas essas questões?
Caso precise de auxílio, procure um profissional Coach, Desenvolvimento Humano, que tenha experiência e formação adequada para que possa te orientar de forma assertiva e correta, que te conduza de maneira eficaz, com compaixão por quem você é e determinação para conduzi-lo a buscar a sua melhor versão si mesmo.
Acredite em você e que possui recursos internos ilimitados, o que você precisa é de alguém que te faça chegar nos insights corretos com direcionamento de perguntas sabiamente elaboradas para que esses insights gerem soluções imediatas de maneira assertiva e encontrando soluções para o seu novo caminho de conquistas!

Vem comigo?

#VemSerFelizAgora

#comportamento
#SMART
#luciarenatacoach
#mangerexecutivecoaching
#PNL
#eneagrama
#coaching de tudo o que há para viver

Venha se permitir!

Dúvidas? Contate-me!

Lúcia Renata
coach@luciarenata.com.br
Career & Life Coach – Master Practitioner PNL – Analista Comportamental Neurosistêmico e Eneagrama das Personalidades
www.luciarenata.com.br

quarta-feira, 18 de julho de 2018

25a Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018

Olá amigos compareçam na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018 (3 de Ago – 12 de Ago).
O Lançamento do Livro " A Sociedade e a Tecnologia" do Professor Olavo Dias será 08/08/2018 com início as 17:30.
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25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018