sábado, 30 de junho de 2018

Você está velho e o adolescente perdido: como a tecnologia pode mudar uma geração que não a domina

Venho te contar uma triste realidade: você está ficando velho – ou velha, com todo respeito, minha cara leitora. Para comprovarmos tal situação vamos analisar esse fato: todos aqueles que nasceram no último ano do século XX estão completando 18 anos esse ano. Eu sei, essa frase soa ainda mais pesada quando pensamos em todas as experiências e avanços pessoais que tivemos nesse meio tempo. E quando analisamos os avanços tecnológicos e sociais nesse mesmo período, percebemos ainda mais os efeitos do constante avançar do tempo.
Acompanhada de tantas mudanças, a nova geração aparece para a sociedade com adjetivos não tão “evoluídos” como esperávamos: desinteressada, descompromissada, alienada e fútil. Adjetivos bem generalizados, mas que infelizmente cabem na maior parte dos jovens, para uma geração que nasceu em uma era altamente tecnológica e se naturalizou a ela de modo gradativo e natural. Já nasceram aprendendo a correr na alta velocidade com qual a sociedade atual cobra.
As crianças e os adolescentes do hoje já nasceram em um contexto de difusão das tecnologias e avanço da internet.
Em tempos imediatistas, o excesso de informações e aprendizados que chegam aos adolescentes os entreteve tanto que os tornaram conformados e alienados para o mundo que os rodeia. Se lidar com eles (adolescentes) há 20 anos já era difícil, os múltiplos conhecimentos de mundo ainda mal fundamentados os fizeram acreditar que são os donos da verdade. Contudo, venho novamente contar uma outra triste realidade: naturalidade não significa domínio.
Mesmo que 70% dos jovens no mundo possuam acesso à internet, uma pesquisa local já te dirá que os mesmos jovens não possuem domínio básico a programas como Word, Excel, PowerPoint entre outros (quem dirá sobre o Access). Contudo, o conhecimento básico de informática é, com certeza, o mais importante no currículo na hora de concorrer ao seu primeiro emprego! E bate de frente com a importância da segunda língua. Naturalidade não significa domínio.
Dominar a informática básica é tão importante quanto a segunda língua quando o assunto é o primeiro emprego.

Mesmo que os adolescentes utilizem smartphones para acessarem a internet (mais de 78% dos acessos deles são feitos através de telefones celulares, segundo dados da Google) e conheçam ferramentas como Google Fotos ou Google Drive, muitos ainda não sabem manejar arquivos através de sistemas de nuvem (como o OneDrive ou o próprio Google Drive) e não utilizam em seu apogeu os benefícios dessa tecnologia. Naturalidade não significa domínio.

Qual o problema disso? Em meio as discussões sobre as influências da tecnologia no mercado de trabalho e nos postos de trabalho, ainda temos um grupo considerável de adolescentes que não estão sabendo lidar com as adaptações necessárias para adentrar ao mundo dos negócios e a vida adulta.
Tudo está se reinventado! Os modelos de negócio mudaram, os cursos preparatórios estão migrando para o ambiente online e as fontes de entretenimentos, que estão disponíveis na internet, são bem mais poderosas que uma televisão sintonizada na TV aberta. Porém, as escolas e seus métodos de ensino não mudaram e se quisermos um grupo de jovens preparados para compor e adentrar o “mundo adulto”, precisamos que os mesmos estejam sintonizados nas mudanças e transformações que a sociedade vem sofrendo com as tecnologias. Mais do que saber mexer no Snapchat ou Instagram, saber mandar um e-mail também é fundamental. E o seu primeiro passo meu caro adolescente, é se adequar! E o seu primeiro passo meu caro leitor “velho”, é transmitir seus conhecimentos para os mais jovens lembrando-se de algo importantíssimo: a naturalidade dessa nova geração a tecnologia não garante o domínio deles sobre as mesmas.
A tecnologia pode mudar vidas! Já fundei um movimento social, palestrei em duas faculdades, aprimorei minhas técnicas de estudo e hoje me utilizo dos básicos conhecimentos de informática para mudar a vida de outros adolescentes (com projetos sociais periféricos para a preparação para o vestibular e futuramente a preparação técnica profissional), tudo isso com meus míseros 17 anos. Fiz tudo isso sabendo jogar com as regras do mundo através do Excel e do protagonismo, tendo em mente todos os dias que eu nunca alcançarei o domínio de nenhuma verdade universal (se é que elas existem) e lembrando que sempre existirá um adolescente precisando de ajuda ao seu redor. E você? Está esperando o que para adentrar nesse mundo de informações e tecnologias?

Primeira turma de alunos do Cursinho Popular EDUP 2017 – Projeto educacional do Movimento Protagonize.

Até porque, se naturalidade não significa domínio, os limites quase não existem!

Mateus Ribeiro
Estudante, Voluntário e Fundador do Movimento Protagonizes.

Conheça o nosso trabalho, acesse: www.protagonizes.wix.com/movimento

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quarta-feira, 13 de junho de 2018

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quarta-feira, 6 de junho de 2018

Comportamento – Liderando e Liderado

Por Lúcia Renata

Olá a todos!  Esse mês quero fazer algumas provocações para sua reflexão. Quero instigar seus pensamentos de forma diferente, afinal esse é meu papel como Coach.
Qual é sua opinião sobre o papel de um líder?
Quais as características que um líder precisa ter?
Em cima desses questionamentos vamos fazer algumas reflexões e analisar juntamente com algumas referências da área que fala a respeito.
No livro: “O Monge e o Executivo.” a primícia central é a liderança servidora, o papel do líder que está a serviço dos seus liderados, ser aquele que está acompanhando, fornecendo, amparando e conduzindo a sua equipe, para levá-la ao patamar de equipe de alta performance.
E por falar em alta performance, você saberia me dizer quais as características para que ela seja considerada assim?
Ao visitar o site Administradores, encontramos 10 itens que fazem uma equipe ser considerada de alta performance, são elas: autogerenciamento, antecipação, adaptação, sinergia, evolução, criatividade, visão, democracia, modernidade e motivação.

  • ü  Quanto que sua equipe está focada nesses valores?
  • ü  O que as levam a praticar tais valores?
  • ü  Como você acredita que isso seja possível de ser alcançado?
  • ü  Porque é necessária a conscientização do líder em relação aos seus liderandos?
  • ü  Quem é a sua equipe?
  • ü  Quem ganha e quem perde com essa performance?
Prosseguindo a nossa reflexão, quero citar outro exemplo de leitura que fará sua equipe mudar a visão, o livro: “Nos bastidores da Disney”. Esse livro fala da qualidade e do atendimento Disney, nas organizações.
A grande primícia do atendimento Disney é a excelência no atendimento.  No livro é relatado que se tivermos 1 milhão de funcionários, serão 1 milhão de atendentes, 1 milhão de faxineiros, 1 milhão de administradores, 1 milhão de bilheteiros, 1 milhão de servidores.
Não que não existam cargos, claro que sim, é que o seu foco é a excelência no atendimento, é o foco no processo, foco na qualidade, foco no desempenho, todos são apenas um, é uma visão holística-sistêmica.

“Coragem é a principal qualidade de liderança, em minha opinião, não importa onde ela é exercida. Normalmente isso implica algum risco - em especial nas novas empresas: coragem para iniciar e para permanecer.” ― Walt Disney.

Alguns fundamentos da Empresa Disney:

  • ü  Desenvolva o melhor produto ou serviço que puder;
  • ü  Dê às pessoas treinamento eficaz para sustentar um atendimento excepcional;
  • ü  Aprenda com as suas experiências.

O que a sua empresa tem feito sobre isso?
Para finalizarmos esse assunto quero fornecer alguns dados sobre Liderando e Liderado.
Dados da Revista Época Negócios pesquisa feita sobre pedidos de demissão:
Qual é a maior causa de pedidos de demissão numa empresa? Excesso de trabalho? Salário baixo? Não: estudo da consultoria BambooHR constata que 44% dos pesquisados alegam ter pedido demissão por causa do “chefe tóxico”, que lhes tirou a motivação de trabalho por uma série de razões. A maior causa (mencionada por 20% dos entrevistados) é o chefe roubar o crédito pelo trabalho feito pelo subordinado, sem reconhecer seu valor (e 63% condenam esse tipo de “estelionato profissional”).
Em contra partida os colaboradores são contratados por suas habilidades técnicas e são demitidos por seus comportamentos inadequados, como vemos na reportagem da Revista Administradores:
"Muitas empresas reclamam de não encontrar profissionais que dominem suas tecnologias, muitas vezes muito específicas e únicas, e deixam de usar sua expertise para formar mão-de-obra. Então, o inevitável acontece: contrata-se pelo técnico e, em curto espaço de tempo, demite-se por conta de comportamentos incompatíveis com o negócio, a missão, a visão e seus valores".
Chegamos então a uma conclusão, que as organizações são formadas de pessoas e essas por sua vez precisam de acompanhamento e desenvolvimento para que sejam obtidas as melhores formas de desempenho, olhando pelo ponto de vista da administração humanística, Elton Mayo e Kurt Lewin, onde o olhar atento ao colaborador gera melhores resultados, pois as pessoas se sentem incluídas e incorporadas ao negócio.

Agora depois de ler esse artigo o que você pretende começar a fazer diferente?

Boa reflexão e até a próxima.

Vem ser feliz AGORA! 

#comportamento
#serhumanointegral
#luciarenatacoach
#lideranca

Dúvidas? Contate-me!

Lúcia Renata
Career & Life Coach – Master Practitioner PNL – Analista Comportamental Neurosistêmico e Eneagrama das Personalidades
www.luciarenata.com.br

domingo, 20 de maio de 2018

Sessão de Autógrafos: Professor Olavo Dias

Olá #amigos, Compareçam (Dia 26/05/18) as 16hs, a Sessão de Autógrafos do Livro "A Sociedade e a Tecnologia" uma ótima leitura para entender nosso tempo. Compareça, compre seu exemplar, vamos conversar, tirar umas fotos e ter uma tarde muito agradável!
Sessão de Autógrafos
#sucesso
#conexão
#networking
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sábado, 12 de maio de 2018

Clima Organizacional: uma pesquisa que contribui para o sucesso da empresa.


Autora: Marisol Bufemann
Ao se deparar com uma pesquisa de clima organizacional, muitas questões permeiam a mente dos gestores que buscam saber como está o clima na empresa, pois isso envolve a necessidade de identificar os sinais de clima positivo e negativo apresentados pelos colaboradores, os fatores que influenciam o clima, os resultados da pesquisa e o plano para melhorias.
Entretanto, é importante lembrar que sempre que a empresa for aplicar uma pesquisa desse tipo, é preciso que haja uma ampla divulgação e conscientização de todos sobre a necessidade de tal pesquisa, suas vantagens, o que será avaliado, como e quando será realizada, para que todos participem ativamente.
Pode-se dizer que uma empresa que possui um bom clima organizacional se destaca por ter um ambiente agradável para trabalhar e pessoas mais felizes e motivadas, desenvolvendo as suas atividades com maior envolvimento e comprometimento. Naturalmente, isso reflete em maior produtividade, melhor qualidade dos serviços e produtos desenvolvidos, melhor desempenho e resultados mais expressivos. Diante disso, os gestores estão dando mais atenção ao clima organizacional em suas empresas, pois ele se tornou essencial para o equilíbrio da sua equipe e para alcançar os resultados que desejam.
Porém,a análise do clima não é tão simples assim, pois ele é normalmente de difícil visualização. Por isso uma das formas de percebê-loé observar e analisar algumas manifestações dos colaboradores que, são na verdade, sinais de aprovação ou reprovação a um ou diversos fatores ou condições reais ou aparentemente existentes.
Pesquisa de Clima
Os sinais de clima negativo são percebidos quando existem constantes boatos e conflitos, relacionamento difícil, falta de confiança nos líderes, absenteísmo elevado, turnover alto, excesso de trabalho, alto índice de acidentes, aumento nas reclamações de clientes, dificuldade em se desenvolver novos produtos ou aperfeiçoar processos, falta de sugestões para melhorias, etc...
Já os sinais de clima positivo podem ser percebidos quando existe senso de economia, relacionamento fácil, envolvimento das pessoas nas tarefas, boa comunicação entre colegas e chefia, confiança demonstrada nos gestores, qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, participação na vida da empresa e nas reuniões festivas, grande número de sugestões de melhorias, poucas reclamações de clientes, etc..Diante desses sinais, os gestores conseguem saber como está a satisfação com os fatores do clima da empresa, antes e depois da pesquisa realizada.
Vale lembrar que o clima organizacional é considerado como o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa em relação a diversos fatores, como:relacionamento com colegas e com a chefia, possibilidade de carreira na empresa, reconhecimento pelo trabalho ou esforço, liderança, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, política salarial e de benefícios,  condições de trabalho, satisfação pelo trabalho que executa, comunicação, entre outros.
Cada empresa pode selecionar o tipo e a quantidade de fatores que achar mais adequado a sua necessidade, como também pode escolher a periodicidade, o formato e o tipo de aplicação que desejar,desde que estes consigam medir com a maior clareza possível, como está a satisfação dos colaboradores com relação aos fatores que influenciam o clima da organização.
No grupo Boticário, por exemplo, a pesquisa de clima é feita a cada dois anos, a qual é considerada como o “retrato da empresa”. As empresas que fazem parte do grupo são: O Boticário, Eudora, Novos negócios, Aerofarma e Fundação O Boticário. Para eles, o resultado deste estudo permite que, por meio da percepção dos colaboradores, o grupo reconheça o que tem de bom e enxergue o que pode ser ainda melhor.
Já na Embraco (multinacional do setor de compressores herméticos para refrigeração), a pesquisa de clima organizacional (PCO) é feita anualmente, e se tornou um dos pilares da estratégia de Gestão de Pessoas. A PCO foi renomeada para Pesquisa de Engajamento da Embraco (PEE), para ter também uma abordagem de engajamento, além de clima e satisfação. Os fatores analisados nessa empresa são: treinamento, crescimento pessoal e profissional, talentos e desenvolvimento das pessoas, liderança, remuneração,relacionamento, comunicação, entre outros.
Por conta disso, essa pesquisa de clima se tornou um instrumento de diagnóstico para levantar, analisar e interpretar a opinião, avaliação e nível de concordância dos colaboradores a respeito da cultura, políticas, lideranças, usos, costumes, normas e procedimentos já existentes e praticados ou que estão sendo implantados. Esse tipo de pesquisa procura identificar pontos internos de resistência, atritos, dúvidas ou contrariedades, para eliminá-los ou atenuá-los, e pontos de concordância e de motivação, para a efetivação de ações reforçadoras.
Vale ressaltar que a pesquisa de clima organizacional não deve ser feita apenas para conhecer opiniões ou detectar satisfações e insatisfações. Todas as informações dessa pesquisa devem ser usadas de forma estratégica, assim a organização poderá tomar decisões para corrigir os problemas e insatisfações levantados e elaborar o seu plano de ação. Assim os planos de ação serão estabelecidos para reforço de algum fator considerado positivo pelos pesquisados, ou para as correções possíveis naqueles fatores que foram considerados como insatisfatórios e que são passíveis de serem corrigidos.
A elaboração e aplicação de um bom plano de ação, baseado nos resultados apresentados, resulta em melhoria em todos ou pelo menos quase todos os fatores pesquisados, mas é importante que a pesquisa seja feita frequentemente, para possibilitar a mensuração e análise dos dados e melhoria contínua. Isso tudo é necessário, porque é evidente que um ótimo local de trabalho, onde exista um excelente clima organizacional,é um dos pontos relevantes que contribui para o sucesso de qualquer empresa.

#climaorganizacional
#sucessoorganizacional
#estrategia

#pesquisadeclima


quarta-feira, 25 de abril de 2018

AFINAL, POR QUE A TECNOLOGIA NÃO CHEGA LÁ EM CASA?


Você mora, frequenta ou trabalha em um condomínio? Se sim, já notou que sempre há na portaria um monitor com imagens das câmeras de segurança, e que geralmente essas imagens são péssimas? Embaçadas, sem cores, com chuviscos ou apagadas. Em geral, a qualidade da imagem dos sistemas de segurança ainda é pior que a imagem da TV que assistíamos quando éramos crianças!
Exemplo de Imagem Analógica
Mas, afinal, qual a razão disto? As câmeras evoluíram, as televisões evoluíram. Então, por que só as imagens que vemos nas portarias ficaram no passado?
Há dez anos, aproximadamente, me vi obrigado a estudar este tema. Fui membro do conselho fiscal do meu condomínio e, em determinado momento, tivemos que cobrar a instalação de um sistema de câmeras que estava pago, mas que não havia sido entregue pelo fornecedor. Para cumprir esta tarefa tivemos que estudar as tecnologias e equipamentos disponíveis na época. A partir desse trabalho voluntário nasceu a paixão por sistemas de imagem e hoje sou sócio de uma empresa especializada nisto.
O curioso é que, de lá pra cá, a tecnologia empregada na captação, gravação e reprodução de imagens deu um salto gigantesco no tocante a qualidade e os valores tornaram-se bem razoáveis. Mesmo assim, a maioria das empresas (condomínios, lojas, escritórios, fábricas) ainda conserva um sistema decadente para cuidar de tudo aquilo que tem valor.
No meu ver, a principal razão pela qual as empresas ainda não elevaram seus sistemas de câmeras a um novo nível é, tão somente, a falta de habilidade dos fornecedores em mostrar aos seus clientes que sim, "é possível" se ter um ótimo sistema por um valor adequado.
Exemplo de Imagem HD (720p)
Hoje um sistema de CFTV pode ter definição HD, FULL HD (igual a da TV digital), enxergar no escuro e ser acessível a partir de qualquer lugar, pelo seu smartphone. Já imaginou você acompanhar ao vivo seu pai idoso, que mora em outro apartamento, em outra rua, em outra cidade ou em outro país? Ou então, você durante um café poder conferir se seu funcionário entrou no horário correto ontem, ou se ele manteve-se alerta na guarda do seu patrimônio. As aplicações são infinitas: de imóveis a veículos, de bebês a idosos ao cuidado de estranhos ou conhecidos, tudo aquilo que realmente tem valor, merece ser cuidado.
E as novidades relacionadas a CFTV não param por aí. Além das facilidades que um sistema moderno oferece, hoje também é possível a contratação de um sistema de última geração através do modelo de serviço, sem ter que comprar um equipamento, a custos bem interessantes. Um sistema completo com duas câmeras custa a partir de R$ 280,00, o que está no mesmo patamar do que se gasta com a TV a cabo ou com a internet, por exemplo. O custo, neste modelo, sempre estará relacionado à quantidade de câmeras.
Na verdade, praticamente todas as dúvidas e barreiras que surgem antes da aquisição de um sistema se encerram neste modelo. Você escolhe a quantidade de câmeras, a qualidade de imagem (HD ou FULL HD) e pronto. Começa a curtir um sistema no ar sem ter se preocupado em achar um fornecedor idôneo, conhecer equipamentos, cobrar a entrega, aprender detalhadamente como funciona o sistema para conseguir, depois, manter os equipamentos funcionando e ainda ter que gastar com manutenção, além de tomar cuidado com os oportunistas que irá encontrar na hora que algo parar.
No fim, quando compra um sistema, você precisa se tornar um expert no assunto para manter tudo funcionando. Já no modelo de serviço, você só começa a pagar a mensalidade depois que tudo está funcionando, assim como quando contrata internet para sua casa, por exemplo. A primeira empresa a oferecer este tipo de serviço chama-se S.E.I - Tecnologia e Inovação (www.sei.tv.br). Com um pacote chamado Serviço de Entrega de Imagens, ela entrega um sistema de CFTV completo, no ar, e ainda assume a manutenção e upgrades do sistema, sem limite de chamados e sem nenhum custo adicional. É um modelo livre pegadinhas que garante a imagem (e gravações) sempre no ar.
Na próxima coluna falaremos mais sobre o papel dos sistemas de câmeras no mundo corporativo. Saiba mais sobre este e outros temas relacionados a CFTV através da nossa pagina oficial no Facebook, procure por "S.E.I - Serviço de Entrega de Imagens". Lá você encontrará também vídeos de exemplo dos nossos sistemas.


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#contratecftv
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Francisco Benetti Neto
CEO - S.E.I Tecnologia e Inovação