quarta-feira, 16 de outubro de 2019

O que ficou para você do setembro amarelo?

Por: Natália Marques:

As pesquisas apontam o crescimento do suicídio no mundo, principalmente nos países de baixa renda, mas o tema que se tornou um problema de saúde pública, tem vindo para a pauta numa agenda anual para que as pessoas adquiram a consciência de como prevenir, ajudar o outro e até a si mesmo.
Os índices de Ansiedade e Depressão aumentam em função de um mundo acelerado, austero e individualista dentro de uma modernidade que muitas vezes nos desumaniza.
Cada um centrado em seu mundo e no seu celular, todos no mesmo ambiente sem se olharem ou se comunicarem: bizarro, e ao mesmo tempo conversando com alguém que está do outro lado do mundo, como se estivesse ao seu lado.
A tecnologia deve servir aos interesses do Homem e não o dominar, como um robô, preso às telas, com os algoritmos se tornando a “lâmpada de Aladim” dos seus desejos. A felicidade condicionada do “ter” se sobrepõe ao “ser”.
Neste panorama de confusão entre a escravidão e as benesses das tecnologias, estamos nós seres humanos, completamente vulneráveis física e emocionalmente para lidar com essa parafernália.
“A vida é um presente que recebemos, e precisamos preservá-la”, esta é a fala de meu amigo Fabio Moraes, Economista de profissão e Espiritualista por vocação.
Com tantas opções que se abrem, esquecemos a preciosidade da vida que recebemos, passamos a operar no automático, fechando os olhos para o essencial da vida, que é viver plenamente.
O tema suicídio, ou tirar a própria vida ainda é um tabu, também prefiro falar de vida, mas sem cuidar da ferida, não podemos curá-la. Quando o sofrimento e a dor se tornam insuportáveis precisamos de ajuda.
O que podemos fazer para não adoecer e ainda ajudar o outro?

É importante ter atividades de trabalho, sociais, familiares e físicas prazerosas. Estas atividades proporcionam que o nosso organismo despeje os hormônios do “bem” como a Oxitocina, Serotonina, entre outros, para combater a Adrenalina e o Cortisol, inevitáveis nos momentos de Estresse. Essa “terapia” é saudável, mas nem sempre dá conta, e nesse momento é preciso a ajuda profissional.
Parece simples, mas para algumas pessoas nem sempre é possível, os desprazeres podem se acumular ao longo da vida e a tristeza pode ganhar a batalha. Essas pessoas precisam de ajuda efetiva pois, sem encontrarem saída, entram num ciclo vicioso, nesse momento a rede de apoio, ou seja, aqueles que fazem parte de seu convívio familiar e social, com assertividade podem fazer toda a diferença em sua vida.
Ainda fico surpresa com relatos de pessoas que não procuram atendimento médico psiquiátrico ou psicológico, por preconceito próprio ou de outros, pensei que isso fosse coisa do século passado, mas ainda está presente nos dias de hoje.
Lembro aqui uma fala de alguém que se expôs para ajudar não só uma pessoa, mas toda uma sociedade e pode ecoar de forma positiva para aqueles que pensam amortecer sua dor de forma definitiva: “Aquilo que não dizemos acumula-se no corpo, transformando-se em noites sem dormir, nós na garganta, nostalgia, dúvidas, insatisfação e tristeza. O que não dizemos não morre... mata-nos.” Mahatma Gandhi
Por isso não se afogue na sua dor e sofrimento, fale e peça ajuda.


#sucesso
#coach
#saúde
#psicóloga
#palestrante


Natália Marques
Master Coach, Psicóloga, Especialista em Saúde Organizacional
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Psicóloga / Coach / Palestrante

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

O principal ativo de uma empresa!

Por: Paula Curcio:

Muitos empresários acham que o seu principal ativo enquanto Organização, são os bens, o Capital Social, investido o principal ativo de uma empresa são as pessoas embora a mensuração desse valor seja intangível, devido ao conhecimento técnico e vivências que trazem de sua vida profissional, pois uma empresa sem colaboradores, não tem um bom desempenho!
Podemos fazer a seguinte analogia vamos imaginar que a empresa é uma engrenagem para que tenha o seu melhor desempenho, não poderá faltar nenhuma peça dessa engrenagem, para que possa ter uma ótima performance somada a eficácia.
No ano de 2018 no CONARH, o Diretor de Recursos Humanos da Oracle apresentou o que a empresa estava fazendo em prol de seu Capital Intelectual, e ele disse uma frase que marcou muito! “Cuidamos do nosso cliente interno, para que ele cuide dos nossos clientes externos com o mesmo cuidado que recebe de nossa empresa”.
A empresa ainda incentiva os seus colaboradores a fazerem trabalho voluntário para ajudar a sociedade de um modo geral não somente a do em torno, ofereciam ótimos benefícios aos seus colaboradores.
Quem assistia a esta palestra queria entregar o seu currículo para ele, para fazer parte deste time.
Mas nem toda empresa tem a mesma condição financeira, estrutura física da Oracle, na realidade o que empresários precisam compreender que independentemente do tamanho da empresa o que impulsiona um negócio e faz a sua engrenagem girar todos os dias com eficácia é a sua equipe o que uma organização independente se tem ou não dinheiro, se é um empreendedor, crie uma cultura organizacional mais colaborativa e valorize seu Capital Humano!
Carreira & Business
“Em vez de olhar pela janela e procurar o culpado, olhe para o espelho e procure ver onde errou. O que está de fora pode até ser muito importante, mas você não pode controlar” Abílio Diniz.
A citação de Abílio Diniz, é uma perfeita definição do que este artigo retrata, tem um estudo do espelho da Neurociência, que nos explica bem isso!
Pois tudo o que enxergamos no jeito de ser do outro, ou alguma atitude que não parece ser apropriada para aquela ocasião, só enxergamos no outro o que temos dentro de nós mesmos!
Mas no caso da citação de Abílio Diniz, em resumo quer dizer que um bom líder quando se depara com um erro de algum membro de sua equipe, ele diz tudo bem! Vamos encontrar juntos a solução para o nosso erro, pois ele também errou de repente faltou um melhor direcionamento para aquele colaborador!

Definição de liderança.
Liderança é a arte de influenciar um grupo em direção do alcance de objetivos e identificá-los como sendo para o bem comum.

Qual a diferença entre um líder e chefe?
A principal diferença entre eles o líder não tem uma visão de não ter subordinados e sim uma equipe ou um time e o chefe na visão dele tem subordinados.
Mediante a um erro o líder puxa para ele a responsabilidade e o chefe saí em busca de encontrar o culpado.
Entretanto concluímos esse artigo enfatizando que uma empresa para obter sucesso precisa de seus colaboradores então empresários valorizem mais o seu Capital Humano, independe o tamanho de sua empresa faça diferente crie uma cultura colaborativa e mais humanizada!


Paula Curcio Consultora de Carreira & Negócios
 Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional.
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quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Saúde & Motivação para Liderança e Inovação

Publicado originalmente August 13, 2019 André Castro

Para inovar as empresas devem motivar seus talentos e não há motivação sem saúde.

Não há dúvidas de que todos nós somos movidos pelos nossos desejos, sonhos e aspirações, mas há dois fatores essenciais que envolvem a nossa capacidade de realizar esses objetivos, a saúde e a motivação.

Paralelamente, convivemos com clientes cada vez mais exigentes, a contínua busca pela qualidade e produtividade, volume de informações, inovações tecnológicas e forte competitividade acirrada que fazem com que tenham mais chances de sobreviver as empresas que forem capazes de vislumbrar os seus talentos como seres únicos, ímpares, dotados de diferenças e com necessidades diversas. Na era do conhecimento que passou a ser a principal vantagem estratégica, as empresas devem focar suas atenções nas pessoas, aquelas que realmente fazem a diferença.

Terão destaque as empresas que se propuserem a atender aos anseios, expectativas e objetivos dos colaboradores, compatibilizando-os com o alcance de resultados favoráveis para estas. Portanto, a saúde aos aspectos motivacionais, constitui importante ferramenta na busca da satisfação das necessidades das pessoas e consequentemente seus resultados, não sendo possível implanta-los sem que as pessoas estejam realmente motivadas, saudáveis e consequentemente engajadas.
Pesquisas mostram que estarmos motivados é que faz nossa saúde ficar em dia e manter hábitos saudáveis é imprescindível no processo de motivação e conquista de objetivos.

Por outro lado, pesquisas também mostram que a desmotivação causa sérios danos, portanto identificar as razões da desmotivação torna-se fundamental para que o desânimo não se prolongue com potencial para provocar até riscos à saúde, como dores musculares, cansaço excessivo, insônia, estados de ansiedade, frustração e culpa que podem levar até à depressão. 

Desta forma, como consequência da insatisfação dos colaboradores, há um aumento do absenteísmo, o turnover se eleva, ocorrem diminuição do rendimento, além de reclamações que produzem efeitos na saúde física e mental dos colaborados e, em decorrência, na qualidade e rentabilidade empresarial.

Diante deste cenário, a qualidade de vida constitui estratégia fundamental, pois constitui a grande esperança das organizações para atingirem altos níveis de produtividade.
 
Assim constituiu o grande desafio das empresas e seus líderes não só entenderem o sentido que as pessoas atribuem àquilo que fazem, mas resgatar o trabalho como referencial que reata o homem ao mundo, fornecendo referências das quais necessita para atingir suas expectativas, objetivos e satisfação pessoal.

Sendo assim, concluímos que qualidade de vida é a base para a saúde e a motivação, potencializando o despertar da criatividade nos grandes talentos.

#negócios
#business
#tecnologia
#carreira
#empreendedorismo

André Castro - Contatos e Redes Sociais:

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Os maiores erros cometidos nos processos seletivos!

Por: Paula Curcio:

Todo processo seletivo inicia-se com a triagem de currículos, o que na maior parte das vezes o candidato nem é chamado para a próxima etapa devido a cometerem alguns erros que são básicos tais como; no objetivo colocam mais de uma área de atuação ou à disposição da empresa, resumo de qualificações deverá ser mais específico ainda colocando o que realmente aprendeu e claro já tenha praticado e conheça todas as etapas daquele processo dentro de sua área de atuação, pretensão salarial a combinar, colocar formações sem sinergia com o cargo pretendido, usar o modelo de currículo pronto pelo word, ou por outras pessoas que também são candidatos a outros processos seletivos, currículos coloridos.
Após a triagem de currículos existem outras etapas que são dinâmicas de grupo, testes técnicos da área, entrevista em outros idiomas quando exigidos para a comprovação do nível se básico, mas o que se espera do nível básico que a pessoa consiga se comunicar com outra pessoa do começo ao fim, ,intermediário ou fluente, no mesmo os mais exigidos inglês e espanhol, e a entrevista é a última etapa e onde é o segundo maior índice de reprovação após a triagem dos currículos que é o primeiro indicador das reprovações.
Nas entrevistas são feitas perguntas de acordo com a vaga disponível, mas também existem questões de autoconhecimento, é onde de 80 a 90% os candidatos são reprovados por não conhecerem os seus potenciais, suas vulnerabilidades, suas ameaças no mercado e a pior delas a falta de autoconfiança e Propósito de Vida, muitos candidatos não sabem o que querem da vida.
Pois o autoconhecimento é um processo contínuo na vida das pessoas pois quanto o indivíduo se autoconhece reduz muito a margem de erro, dentro do processo.
Muitos candidatos não entendem que na entrevista mesmo que feito um questionamento voltado para você como indivíduo sempre deve-se pensar e responder de acordo com aquele cargo.
Como ser mais assertivo em seu currículo para que seja aprovado e chamado para as entrevistas?
As pessoas precisam entender que não existem fórmulas mágicas para nada na vida, se faz necessário todo indivíduo assumir suas responsabilidades com acertos e erros, pois somente assim, terá um crescimento pessoal e profissional.
Para que possa elaborar um currículo mais assertivo deverá seguir os passos abaixo:
1- Olhar para dentro de si, e identificar em que ponto está e onde quer chegar dentro daquela empresa, escrever os seus valores.
2- Quando encontrar uma vaga além de conhecer a empresa acessando o seu site, veja se os valores da empresa possuem sinergia com os seus valores.
3-Objetivo insira somente uma área e as qualificações e formações referente a essa área.
4- Estética e escrita coerente e sem erros de ortografia: é muito importante!
5- Objetivo único e direto: Gerente de RH (Fazer um currículo para cada cargo, caso tenha mais de uma ocupação).
6- Qualificações: o que você ama fazer! São as atividades mais relevantes do cargo de acordo com a vaga.
No caso de assistente ou analista em média 8 atividades, Cargos de liderança tais como: supervisão, coordenação em média de 15 atividades, gestor em média 20 atividades.
7- Formação Acadêmica: Inserir o ensino médio somente se for técnico, em caso de graduação e pós-graduação deverá ser decrescente no caso a pós-graduação em primeiro lugar.
MBA- Gestão Estratégica de Pessoas.
Início 2005 Conclusão em 2007.
8- Experiência Profissional: Nome da Empresa, Cargo, Período trabalhado, iniciar com a última empresa que trabalhou, e por fim as principais responsabilidades, resultados, implantação, caso tenha feito alguma.
9- Cursos e Aperfeiçoamentos: Disciplinas, instituição e período, horas complementares, Projeto Prático-tema do trabalho, trabalho voluntário somente se for de abrangência da área.
10- Conhecer as palavras chaves e hashtags de sua área: Há algum tempo as empresas de grande porte quem realiza as triagens de currículos é feita por robô onde é programado para identificar as hashtags de cada área da empresa, por isso é de suma importância que você conheça essas palavras que irão te colocar no processo seletivo.
11- Jamais mentir no currículo, pois se descoberto é passível de justa causa.
O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
Aristóteles.

Como deverá se comportar em uma entrevista?
A entrevista esse processo tem como finalidade avaliar e analisar todos os requisitos da vaga de forma minuciosa para que não haja erros!
Durante esse processo o recrutador faz perguntas estratégicas com o objetivo de conhecer melhor o comportamento, pensamento dos candidatos para que possa fechar o seu diagnóstico sobre o perfil de cada indivíduo com o intuito do fechamento da vaga.
Seja você mesmo, o mais sincero e transparente possível, pois a experiência de 90 dias é para ter certeza que todas as competências e habilidades são postas em prática de maneira assertiva.
Essa regra é válida para entrevistas presenciais, e online, na entrevista online além das avaliações acima mencionadas, também é avaliado o ambiente, postura do candidato, o local se é tranquilo ou pessoas transitando no período de entrevista e, também o login de acesso.
Para uma entrevista online aposte em seu nome e sobrenome @gmail, outlook, dentre outros.
Deverá sempre utilizar uma roupa de acordo com o perfil do cargo e da empresa como se estivesse em uma entrevista presencial.
Postura sempre ereta, e teste a câmera focalizando o seu rosto e uma parte do colo para que passe segurança e credibilidade ao entrevistador.
Ao término da entrevista sempre tenha alguma dúvida sobre o cargo, e haja como se já fizesse parte da equipe se colocando no cargo.
Poderá ainda perguntar ao recrutador quais são os próximos passos do processo seletivo do qual está participando.
Seguindo esses passos terá um melhor resultado nos processos seletivos tanto na triagem de seu currículo, quanto na entrevista!
Lembre-se que as empresas buscam excelência em seus candidatos, por esse motivo deverá quando não for aprovado no processo, fazer uma auto reflexão de sua performance na entrevista e o motivo pelo qual não foi contratado,se faltou alguma competência ou habilidade, e nesse caso quando receber o e-mail com a devolutiva, poderá solicitar um feedback ao recrutador com o objetivo de resolver os seus gaps.

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#trabalho
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Paula Curcio: Consultora de Carreira & Negócios
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quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Comportamento – Emprego & Demissão

Por Lúcia Renata

Esse mês vamos falar sobre pedidos de demissão e demissão, tanto aquela que você pede para ser demitido, quanto as que vocês são demitidos e demissão em massa, exemplos: setores ou cargos.
Para quem ainda não me conhece, eu sou Coach de Carreira e Vida e trabalho com recolocação profissional há 10 anos.
Nesse artigo eu vou falar para você que foi demitido ou que passou por uma situação parecida ou foi um colega de trabalho passando por esse momento.
Geralmente as demissões vem seguida por alguns motivos específicos e outras vezes não há nenhum motivo aparente.
As regras para demissão devem “teoricamente” estar no manual da empresa, de regras e condutas.
Demissões por falta do cumprimento de tais regras, devem ser notificadas por um gestor e assim recebido o feedback, sendo assim, o colaborador entende que infringiu algumas regras, desse termo de conduta, e na sua reincidência poderá receber uma advertência ou demissão.
#emprego #demissão
Existem casos, que eu acredito que seja muito mais comum, onde esse procedimento não seja praticado e ou colaborador simplesmente não entendeu a sua demissão por não ter recebido nenhuma notificação do seu gestor anteriormente a sua demissão.
Há também casos onde existem contratos de trabalho como: “Jovens aprendizes, estagiários, traines ou até mesmo profissionais com contratos pré-determinados”, nesses casos o que pode acontecer é de a empresa não querer dar continuidade com o contrato, ou até mesmo, alguma mudança do planejamento desses cargos e ou projetos.
Existem contratos por projetos, o que acontece que o candidato é contratado para executar determinada função enquanto aquele projeto está em andamento e depois que o projeto acaba o colaborador é desligado, isto é, acabou o contrato de trabalho mediante ao projeto.
O que eu já ouvi muito dos meus clientes de demissões sem que se entenda exatamente o que houve antes, não há feedback, não há uma entrevista de desligamento, simplesmente “beijo e tchau” como se diz o ditado popular.
Olhando pelo lado da empresa, pode ocorrer um fator de remanejamento de orçamento, o que leva a demitir por conta de contratar novos candidatos com valores menores.

Quero então deixar uma dica para vocês:

Façam uma auto-análise, avalie seu comportamento dentro da organização, a sua pró-atividade, produtividade, comprometimento, analise o que poderia ter feito melhor e se empenhe para fazê-lo da próxima vez.

Lembre-se sempre: “Que você fez o seu melhor o tempo todo.”

Muitas vezes não temos a resposta que gostaríamos que tivéssemos e que isso não nos impeça de buscar uma nova recolocação.
Dê um tempo para você colocar as coisas burocráticas em dia, como baixa na carteira de trabalho, receber seus benefícios, entre outros.
E então dê um tempo também para você, em especial, avalie o seu emocional, pois ele é muito importante para a busca de uma nova posição no mercado de trabalho.

O melhor investimento é o investimento em si mesmo.

Te desejo sucesso na sua recolocação.

Vem ser feliz AGORA! 

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Dúvidas? Entre em contato, para mais informações.

Lúcia Renata
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Career & Life Coach – Terapeuta Holística – Master Practitioner PNL – Analista Comportamental Neurosistêmico e Eneagrama das Personalidades

 “O Autoconhecimento é a verdade que liberta!” Lúcia Renata

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Ainda há tempo para alcançar as metas de 2019

Publicado originalmente em June 19, 2019  André Castro

“Metas são necessárias não só para nos motivar, mas para nos manter vivos também”

Robert H. Schuller (palestrante americano)

Chegamos à metade do ano de 2019 e, infelizmente, tenho certeza que nem todas as pessoas conseguiram alcançar as metas estabelecidas no de fim de ano durante o réveillon. Embora seja comum isso acontecer, é importante tentar alcançar o máximo de metas previstas, afinal, estamos constantemente em busca de evolução.

A elaboração dessas metas foi feita há meses atrás, mas algo que pode dificultar o cumprimento delas é falta do planejamento necessário para cada proposta. O ideal seria começar o ano já tentando entender quais seriam os passos para colocar essas resoluções em prática. Seguindo um plano, a falha é menos provável. Claro que muitas vezes temos percalços, coisas fora do nosso domínio que acabam interferindo no processo. Nesse caso, é preciso analisar e em seguida superá-las. O ideal é traçar novas rotas para que os planos saiam como programado.


Geralmente, quando falhamos ao tentar alcançar um objetivo, é muito comum tentar encontrar uma pessoa para responsabilizar. Ao invés de seguir essa linha, tente refletir sobre quais foram os erros que levaram ao não atingimento da sua meta e quais seriam os procedimentos a partir de agora para que você chegue onde quer chegar.

Quando há muitas metas a serem cumpridas, é importante pensar em prioridades.

Existe, de modo geral, uma tendência em não focar em nada quando você possui muitos objetivos. Isso acontece em diversos setores da vida, como no pessoal, profissional e acadêmico também.

Pense em quais são os pontos que já foram aprimorados nesses primeiros meses, quais foram as lições que esse ano lhe trouxe e como esses ensinamentos podem te ajudar a conquistar o que você inseriu como meta em 2018. É bem possível que algumas coisas já tenham sido colocadas em prática no começo do ano e algumas delas já devem ter evoluído de alguma maneira. Leve esses planos como prioridades e foque em coisas que são possíveis de concluir, do contrário serão apenas frustrações, e é extremamente difícil levar uma frustração adiante. Quando isso acontece tendemos a parar de explorar as opções e, por consequência, podemos não enxergar uma solução mais simples para os problemas que encontramos no caminho.

É essencial entender a importância de alcançar objetivos, pois são os que nos elevam ao próximo passo. Esquecer ou deixar pra lá seria apenas outra razão para ficar desmotivado, por isso é ideal ser realista com as metas que você estabelece e procurar meios para atingi-las.

Portanto fique atento se você está alcançando ou ao menos se aproximando das metas estabelecidas e não tenha medo de alterar a rota caso seja necessário.

Vá em frente e sucesso!

#sucesso
#conexão
#networking
#trabalho

André Castro - Contatos e Redes Sociais:

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Assertividade na Vida e no Trabalho

Por: Natalia Marques:

O que fazer para ter uma comunicação saudável onde se contemple os interesses de todos?
A nossa comunicação se dá por meio das palavras e das expressões quando comunicamos os nossos desejos e necessidades, onde existem um ou mais interlocutores, cada um com sua história de vida, constituição física, crenças, valores, personalidade e cognição.
O que se diz é decodificado pelo outro conforme seus atributos pessoais, lembrando que todo pensamento gera um sentimento, e nem sempre pode ser aquilo que o interlocutor deseja transmitir.
Observamos que por vezes as pessoas têm dificuldade de avaliar entre dizer o “sim” e o “não”. Para agradar os outros, ser bem visto pela equipe, ou amigos e familiares, dizem o “sim” para o outro dizendo o “não” para si. Um exemplo claro é estar atribulado de tarefas urgentes e necessárias e aceitar contribuir com os outros, deixando seus interesses e objetivos em detrimento de si. Veja, existem momentos em que isso até é necessário, o problema é sempre fazer isso sem critérios.
Existem pessoas que dizem o “sim” quando não podem, o que se define como um comportamento de passividade, “pode deixar que termino para você, quem faz dez faz mais um”, mesmo que isso lhe cause desgaste físico e emocional.
Outras pessoas dizem o “não”, com agressividade sem critério e avaliação, “não vê que estou sobrecarregado, não tem a menor chance de te ajudar, pede para outro”, causando um mal-estar no grupo de convívio.
O ideal é dar uma resposta com assertividade, onde a pessoa defende seus interesses, respeitando os outros, sem causar danos a si e aos outros.
O comportamento assertivo pode ser aprendido e treinado e se dá em 3 etapas:
1-              Ouvir e decodificar - Ouvir o que o outro está dizendo ou solicitando e perceber qual o impacto disso em você, seus sentimentos, sua disponibilidade física, sua condição objetiva para atender o seu pedido e anseio.
2-              Ser empático – Colocar-se no lugar do outro, entendendo como ele age e quais os motivos para lhe pedir tal coisa, como realmente poderia lhe auxiliar.
3-              Responder – Falar de forma clara e objetiva, ponderando o pedido e desejo do outro e a sua condição e disponibilidade no momento para lhe apoiar ou ajudar.
 Ex.: “Entendi que você está precisando de ajuda, mas nesse momento estou com algumas prioridades que preciso concluir com urgência, será que pode ser amanhã pela manhã, ou teria outra pessoa neste momento com quem pode contar?” Ou “se você fizer de tal forma talvez consiga terminar antes que eu possa ter possibilidade de te ajudar, o que pensa?”
Ex.: “Recebi a sua solicitação, gostaria de ajudar, mas o Departamento “X” tem essa resposta, talvez consiga de uma forma mais rápida, pois terei que acessar vários arquivos e só conseguirei fazer isso depois que terminar as minhas prioridades”.
Dentro deste conceito, o Líder que desenvolve uma empatia assertiva com sua equipe precisa se importar com as pessoas ao mesmo tempo que as confronta, criando um clima de transparência evitando distorções e mal-entendidos.
Os feedbacks positivos e corretivos devem ser feitos constantemente, para criar uma equipe coesa e para atingir os objetivos e a produtividade.
“Para começar, ouça as ideias da equipe e construa uma cultura na qual as pessoas ouçam umas às outras” Kim Scott
A Assertividade é uma ferramenta através da qual podemos manter um bom clima no trabalho ou na vida pessoal, para não engolir “sapos”, respeitar e ser respeitado, atingir seus objetivos e ser saudável e mais feliz.

#coach
#burnout
Natalia Marques

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