quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

PERIGOS DA IOT E ENGENHARIA SOCIAL NOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS

 Por:  Wagner Leo GuRuTech

ExpertClouds, Cientista de Dados, Tecnólogo Inclusivo Inovador

 

Vou abordar os vários aspectos de ataques cibernéticos cometidos pela elite dos ciber-criminosos espalhados pelo globo, de uma forma não técnica para fácil compreensão e entendimento  sua ação e qual método deve ser tomado como reação para se garantir seguro no mundo digital, indicarei o caminho para as diversas  formas de segurança e defesas cibernéticas.

Um simples dispositivo móvel conectado a WWW pode abrir brechas e causar um transtorno gigantesco se não tiver o gerenciamento correto.

Vamos começar falando  da: Violação de Dados

 

A violação de dados é uma ameaça crescente para empresas e indivíduos. Com a constante evolução da tecnologia, é crucial estar ciente dos perigos e das medidas preventivas.

Hansonware

1 Destrutivo

O hansonware é um tipo de ransomware altamente destrutivo que criptografa os arquivos e exige um resgate para restaurá-los.

 

2 Sistema de Extorsão

Os ciber criminosos que utilizam hansonware muitas vezes exigem o pagamento em criptomoedas, dificultando a rastreabilidade.

 

3 Prevenção

É crucial manter sistemas e softwares atualizados e realizar backups regularmente para evitar ser vítima deste malware.


Malware

 

Tipo Comum

O malware se apresenta em diversas formas, incluindo vírus, trojans, adware e spyware, representando uma ameaça significativa à segurança cibernética.

Propagação

Os malwares frequentemente se propagam através de links maliciosos, anexos de e-mail ou vulnerabilidades em softwares e sistemas desatualizados.

Perigos da IoT

 

1 Vulnerabilidades

Os dispositivos IoT muitas vezes são vulneráveis a ataques devido a configurações padrão inseguras e falta de atualizações de segurança.

 

2 Risco de Privacidade

A crescente rede de dispositivos conectados aumenta o risco de violações de privacidade, pois coletam e compartilham dados sensíveis.

 

3 Impacto Cibernético

Um ataque bem-sucedido a dispositivos IoT pode ter um impacto devastador, afetando desde casas inteligentes até infraestruturas urbanas. 

 

Phishing, mas o que é Phishing?

 

O phishing é uma técnica de engenharia social utilizada por cibercriminosos para induzir pessoas a divulgar informações pessoais, financeiras ou senhas.

 

Smishing

Comunicação Fraudulenta

O smishing envolve o envio de mensagens de texto fraudulentas, solicitando informações confidenciais ou ação imediata, muitas vezes fingindo ser de fontes confiáveis.

 

Ameaça Emergente

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, o smishing se tornou uma ameaça significativa, visando explorar a conveniência e a confiança nas mensagens de texto.

 

DeepFakes

1 Tecnologia Avançada

Os deepfakes utilizam IA avançada para manipular vídeos, muitas vezes criando representações falsas e convincentes de pessoas existentes ou situações.

 

2 Impacto Social

A disseminação de deepfakes apresenta riscos significativos para a reputação, privacidade e confiança nas informações divulgadas online.

 

3 Detecção Desafiadora

A detecção eficaz de deepfakes é um desafio contínuo devido ao avanço contínuo das tecnologias de geração e manipulação de conteúdo.


Hacker

Objetivos

Ganho Financeiro, Espionagem, Disrupção de Serviços

 

Defesa

Firewalls, Criptografia, Autenticação de Dois Fatores

 

Perfil

Criminosos Cibernéticos, Ativistas, Estado Patrocinado

 

BEC  

Tipo de Phishing comprometimento de e-mail empresarial buscam organizações para conseguir  informações sensíveis em busca de adquirir dinheiro

Prevenção

Impacto

 

DDoS

Amplificação

Os ataques DDoS utilizam a amplificação de tráfego para sobrecarregar servidores, resultando na inacessibilidade de serviços online.

 

Prevenção

A prevenção de ataques DDoS envolve a utilização de firewalls robustos, monitoramento de tráfego e soluções de mitigação de ataques.


 Impacto

Os ataques DDoS podem causar prejuízos financeiros significativos e afetar a reputação e confiabilidade de serviços online.

TI Sombra

Riscos e Desafios

Falta de Conformidade

Exposição a Ameaças Cibernéticas

Integração Complexa com Sistemas Corporativos

 

WAGNER LEONARDO DE SOUZA - o GuRuTech Graduado em Defesa Cibernética, diversas certificações profissionais internacionais de importantes empresas do setor, palestrante, consultor, gestor, hacker ethical com mais de 38 anos de experiência em tecnologias de fraudes, ataques cibernéticos e suas proteções é também profundo conhecedor de inteligência artificial, Robótica, Marketing Digital tem diversos projetos em âmbito mundial.

.

.

.

#CiberDefesaDigital

#CiberDefesa

#ProteçãoDigital

#Antivírus

#SegurançaCibernética

#PrevençãoDigital

#CiberSegurança

#CiberPragas

#CiberAtaques

#CiberProteção

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Inspire-se rumo ao Sucesso!