Buscar tecnologias e métodos para sua empresa não a
tornará inovadora e nem mesmo mais competitiva. O que sua empresa tem que
nenhuma outra tem?Gente! Pensem comigo:
1. Gente produz inovação, máquina não. Nem mesmo inteligência artificial produz
inovação, portanto:
2. O conjunto de mentes que cada empresa possui é único, logo:
3. Empresas que desejam diferenciação devem tornar o desenvolvimento de pessoas
prioridade 1 em suas estratégias, portanto:
4. Gerar padrões comportamentais criativos para criar rotinas de inovação se
torna um imperativo, logo:
5. Desenvolver, reter e atrair talentos, se torna elemento vital para compor o
mapa estratégico de uma empresa.
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DESIGN THINKING |
O Contexto
A tecnologia eliminará o trabalho humano, o esforço físico e parte do esforço
intelectual serão delegados às máquinas, restando ao homem o monopólio das
atividades criativas. Nesse cenário, como desenvolver a educação criativa nas
organizações? Como criar padrões comportamentais criativos para a geração de
rotinas de inovação?
Estamos vivendo a ascensão da classe criativa, o empoderamento do sujeito
criativo como agente catalisador de mudança nas organizações.
Modelos de negócios que se desenvolveram em uma economia industrial estão
expirando devido a incompatibilidade com a era do conhecimento, baseada na nova
ordem da economia criativa.
O ciclo do RH como conhecemos chegou ao fim. Os departamentos de Gestão de
Pessoas ou de Recursos Humanos nos dias atuais não geram mais suporte para a
complexa era do conhecimento, repleta de incertezas e volatilidade.
Assim como toda empresa deveria colocar a experiência de seus clientes no
centro da construção de suas estratégias, todo RH deveria transformar a experiência
de seus colaboradores. Quanto vale a autonomia criativa de uma equipe?
Mas afinal, o que é Design Thinking?
Design Thinking (DT)é uma abordagem para a inovação centrada no ser humano. O
DT possui três pilares, são eles: Empatia, Colaboração e Experimentação, tais
pilares levam em consideração três aspectos: Soluçõesdesejáveis
(demanda/usuário), Soluções praticáveis (tecnologia/processos) e Soluções
viáveis (recursos/negócios).
O DT pode ser adotado em todos os níveis de uma organização para ajudar a
construir produtos, processos e sistemas inovadores, e para melhorar a experiência
dos clientes (externos e internos).
Os benefícios do Design Thinking
O DT ajuda o gestor na atualização de seu mindset para resolução de problemas
ligados à estratégia, cultura, processos e pessoas, eliminando as barreiras
existentes e criando um fluxo de valor produtivo, inovador e alinhado aos resultados
organizacionais e gerando diferenciais competitivos reais.
Diferenciais competitivos são atributos que tornam um produto, sistema, serviço,
experiência ou negócio, superior aos seus concorrentes. São vantagens e
benefícios exclusivos proporcionados aos consumidores e percebidos por eles
como único. Esse conjunto de qualidades torna a organização única e difícil de
ser copiada e é expresso na tríade de valor das organizações (propósito + processo
+ resultados).
Empresas como Apple, Google, Facebook, Amazon, entre outras que figuram nos
rankings internacionais das maiores e mais inovadoras empresas do mundo, foram
fundadas com base nos preceitos do Design enquanto mais importante ativo da
economia para gerar a inovação sustentada. Em resumo, qualquer CEO comprometido
com a sobrevivência de sua organização já descobriu que o Design é importante
demais para ficar apenas na mão dos Designers.
Organizações inovadoras combatem a aversão ao erro, criam ambientes favoráveis
a cultura de inovação e sabem lidar com talentos, não punindo-os com
perseguições veladas, mas tornando-os os grandes disseminadores da colaboração,
co-criação e descentralização.
Obviamente, instituições são maiores que indivíduos, contudo, menosprezar
talentos individuais cria um potente agente de desestímulo e resulta naabdicação
da organização em gerar dinheiro novo por meio de proposições de valores únicos
propostos pelos mais talentosos. É fundamental tomar cuidado para que a o
trabalho em equipe não leve a anulação do reconhecimento autoral.
A 3M defende que as empresas precisam se adaptar e cultivar algum nível de
inovação para não perderem espaço no mercado e não desaparecerem.
Com investimentos superiores a 100 milhões de dólares, a IBM quer transformar a
cultura “de engenheiros” que predomina há décadas na companhia para uma cultura
com foco no Design. Seus planos não são de apenas implementar o Design Thinking
em toda a empresa, mas também se posicionar como referência em inovação. A
empresa criou uma premiação chamada IBM Design Thinking Practitioner, uma
estratégia da IBM para aplicar o Design Thinking em consonância com as demandas
de uma empresa moderna. São 4 níveis de distinções feitas aos Design Thinkers
na IBM: O IBM Design Thinking Co Creator, Leader, Coach e Practitioner.
Nível 1: IBM Design Thinking Co Creator: Contribuinte ativo nos processo de
Design Thinking dentro da empresa;
Nível 2: IBM Design Thinking Leader:Liderança junto as equipes para a prática
do Design Thinking;
Nível 3: IBM Design Thinking Coach: Representa uma liderança avançada capaz de
formar lideranças;
Nível 4: IBM Design Thinking Practitioner: Praticante ativo do Design Thinking
na empresa, possui total autonomia para implementá-lo na empresa.
O Design Thinking na Mídia
Uma pesquisa feita pela Isma-Brasil apontou que 72% dos brasileiros estão
insatisfeitos com seus trabalhos. O número é alto, mas você já pensou em como o
Design Thinking pode ser utilizado para mudar essa estatística?
Na matéria da Revista Você S/A de janeiro de 2018, foram abordadas algumas
reflexões sobre como o Design Thinking pode ser utilizado para redesenhar
carreiras e assim ajudar a pensar em novos cenários para fazer transformações
na vida profissional.
A reportagem conversou com os professores da Universidade de Stanford, Bill
Burnet e Dave Evans, autores do livro “Designing your life” ou o título disponível
em português – O Design da Sua Vida. Para eles, é possível ter uma vida bem
projetada quando há um alinhamento entre aquilo que você é, aquivo que você
acredita e o que de fato pratica no dia a dia.
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O Design Thinking na Mídia |
Foi a partir dessa observação que eles criaram , o curso “Designing your life”,
que une as ferramentas visuais do design ao planejamento dos próximos passos da
carreira. O curso já atraiu cerca de 3000 alunos para a universidade americana
localizada no pólo mundial da inovação – o Vale do Silício – e possui lista de
espera.
O Design tem impactado o mundo dos negócios e tornado a criatividade o mais
importante ativo da economia para geração de inovação.
Sendo assim, a criação de condições mínimas para o exercício da criatividade é
pré-condição para a sobrevivência no mundo dos negócios.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre como aplicar o Design Thinking no
setor de Desenvolvimento de Pessoas, dá uma conferida nas soluções para
formação em educação criativa de equipes de alta performance da Be Formless
Inovação Estratégica.
Sobre Daniel Quintana Sperb
Consultor em inovação estratégica, Daniel é fundador da Be Formless,
empresa especializada em Modelagem Estratégica de Negócios e Educação Criativa.
É Graduado em Desenho Industrial/Design, Especialista em Gestão Educacional
Superior, Mestre em Engenharia de Produção e Doutor em Engenharia (UFRGS/Capes
7). Atuou como Head de Inovação e Diretor de Graduação na Universidade La
Salle, onde aplicou o Design Thinking à Gestão Educacional.
Além de ter recebido diversas homenagens e prêmios de Design, é palestrante com
mais de 14 anos de experiência em educação criativa, desenvolveu trabalhos para
empresas do Grupo Randon, SICREDI, Grupo Zallpy, Banco DLL, Mercur, SEST SENAT,
SEBRAE, SENAC, Ambientaly Global Solutions, Rotoplastyc, entre outras.
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Diretor Executivo