quarta-feira, 15 de março de 2017

Reflexões sobre Tecnologia_1

Na difícil missão de continuar em frente o obstáculo principal será a própria humanidade, conseguirá realizar e transformar em benefício para todos, os avanços que estão se concretizando ou vai continuar procrastinando para obter o lucro fácil da ignorância alheia? Uma sociedade mais justa não se faz somente com tecnologia de ponta, é com pessoas ajudando pessoas.
Enganam-se os que pensam que a tecnologia sozinha pode resolver todos os problemas, tem-se a necessidade de qualificar pessoas para utilizá-la de maneira a tirar maior proveito possível, compartilhar informações, descobrir novas soluções para problemas antigos, sem visão para adequar a tecnologia a realidades diversas, pouco pode ela fazer, para ajudar as pessoas, temos que pensar também nos processos, como um todo em suas diferentes áreas de atuação.
O processo de estruturação de dados para transformá-los em informações úteis e depois em conhecimento para execução da atividade a qual foi destinado não é algo que se diga simples, requer estudo, planejamento, competências, reavaliações, verificações quantitativas e qualitativas além de um objetivo bem claro do que se pretende fazer com estes dados, que informações serão resgatadas deles.
Neste novo mundo onde os dados estão disponíveis em diversas formas a informação tem que ser encontrada neste oceano, e se não tivermos competência para tanto, o que fazer? Buscas de consultorias especializadas, grupos de estudos, parcerias com redes de aprendizado, socialização e combinação de dados para não perdermos a chance de transformá-los em informação e conhecimento.
Com informação correta e confiável podemos realmente mudar alguma coisa, desde que ela esteja inserida no contexto que se deseja e seja relevante, aí que entra a gestão do conhecimento, transformar informações que já são úteis, em conhecimento que contribui para o capital intelectual de uma sociedade ou (empresa, organização...) cresça de forma significativa, que aumente sua capacidade de resolução de problemas com objetivo final de gerar valor, vantagens competitivas sustentáveis com o tempo.
Como conhecimento é algo intangível, tem-se que criar uma estrutura para aproveitá-lo, transformá-lo prático, direcionado, focado, que seja possível medir, para gerar novos procedimentos, novas formas de pensar, quebrar paradigmas e finalmente criar inovação que vai agregar valor inestimável ao conhecimento adquirido.
Tecnologia


By Olavo Dias


domingo, 26 de fevereiro de 2017

Experiências e Carreira, os Estudos – Escolas e experiências diversas

Olá... tudo bem!

Com tempo livre durante o dia, atuei para algumas empresas prestando consultorias particulares e, em 2007 iniciei uma série de trabalhos para diversos prestadores de serviços com suporte técnico de internet, suporte técnico a redes e usuários, técnico análise de resultados, sempre com horários à noite nas escolas, passei um tempo também em Osasco/SP na Data Byte na Avenida Autonomista.
Logo apareceu uma prestadora de serviços em tecnologia que valia a pena ficar mais tempo e que me direcionou para alguns trabalhos interessantes, na indústria química e serviços bancários, 36 horas semanais e ainda sobrava tempo à noite para continuar com as aulas. Tudo isto até o dezembro de 2010, quando comecei uma nova fase profissional. Assunto para o próximo texto.

Até o Próximo Post!