quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Criatividade nos negócios

Por: Marli Arruda

Hoje eu vou falar sobre Criatividade nos Negócio, um assunto no qual, eu particularmente, gosto bastante.
Eu quero levar você a pensar em alguns fatos que acontecem na nossa vida e na das marcas das empresas famosas. Geralmente elas têm boa criatividade para persuadir o público. Assim consolidar a sua existência e perpetuar a sua marca.
Eu vou dar um exemplo:
A Coca-Cola; uma marca soberana em refrigerantes, que sempre esteve em primeiro lugar, mesmo mantendo seus preços mais caros.  Ela não se destacou de um dia para o outro, e sim, foi se remodulando, sempre criando e inovando. A gente associa a Coca-Cola ao seu Slogan “Abra a felicidade” e à cor vermelha - alegria e gostosa.
No entanto, ao perceber que hoje nós estamos em uma demanda de pessoas vegetarianas, as quais criticam e evitam o refrigerante. A empresa muito sabiamente, remodulou todo o seu comercial e sua fórmula. Olha isto gente! A sua fórmula!
Agora lançaram a Coca-Cola Sem Stevia, a Zero e a Original/tradicional.  A empresa mudou o que era consolidado, a cor vermelha das latinhas. Quem diria que ela mudaria esta cor,que é a sua marca registrada por outra diferente a verde.
Por que esta empresa mudou tudo isto?
Ela usou a criatividade para atender uma nova demanda. Percebeu que não podia ficar mais soberana diante deste novo cenário. Por isso, me interessa bastante este assunto.
Outra marca que eu percebi a mudança e também acompanhei nas mídias, foi da Cerveja Skol. Ela sempre fez um comercial voltado/focado em mulheres bonitas e “gostosas”, aquela coisa toda. Mais logo percebeu que hoje tem uma demanda grande de mulheres empoderadas;mulheres que não são objetos e sim, mulheres que estão revolucionando o mercado de trabalho em vários contextos.
A Skol começou a rever o seu posicionamento no mercado, devido às críticas recebidas. E passou a não associar mais mulheres com cerveja. Ela está reformulando a sua marca.Olha que interessante! Isto é criatividade nos negócios.
Sem falar em inúmeras outras marcas, mas não é este o objetivo do momento. Ah! Acabei de lembrar-me da “Apple” do famoso Steve Jobs; uma pessoa extremamente curiosa e criativa, que se destaca no mercado por ser diferente dos demais.
Criatividade é você realmente conseguir estar na frente da concorrência.Utilizando as ferramentas que você já tem e criando com o que você já sabe. Deixando vir à tona o seu talento nato, que muitas vezes, não requer muitas coisas ou inúmeros valores despendidos. Entende?
O cotidiano do empreendedor é para despertar em você empresário, empreendedor,a criatividade para melhorar o seu negócio.  Isso é muito importante.Por isso, convido você a pensar e repensar:
-Como você vende o seu produto?
- Como você apresenta o seu produto?
- Como é a embalagem deste produto?
- Quais as ideias que você tem para inovar ou criar?
- O que o seu concorrente está fazendo?
- Como você pode ser diferente dele?
Às vezes,é o mesmo produto que vocês vendem, com a mesma composição. Enfim, não importa.
A ideia é: Despertar no consumidor algo relevante. Algo que realmente o faça perceber que você pensou nele, que está atendo às suas necessidades.E passar a mensagem que você não é apenas mais um no mercado de trabalho.
A vida é da é cor que a gente pinta e eu quero ajudar você à colorir mais e melhor seus negócios.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Inspire-se rumo ao Sucesso!