Por:
Natália Marques:
O Otimismo para a Vida
é um dos comportamentos que determinam um comportamento resiliente e se apoia
num tripé que é o bom humor, o entusiasmo, pois a interação entre eles permiti
que a criatividade seja desencadeada e se encontre a melhor solução para o
momento.
Em contrapartida as
sensações negativas, a ansiedade, ou o sentimento de raiva e tristeza, não são
bons aliados para o ser humano em geral e no ambiente de trabalho, interferem
diretamente no clima organizacional e consequentemente no desempenho e
produtividade, levando as equipes a não atingirem objetivos e metas.
Os sentimentos
negativos levam as pessoas a interpretarem de maneira errônea os fatos, gerando
distorções cognitivas, que levam a pensamentos catastróficos (“não vai dar
certo”), leitura mental dos pensamentos dos outros (“ele deve estar achando que
não sou competente”), ou justificamos (“se tivesse feito daquele jeito...,
teria dado certo”).
E isso se torna uma
bola de neve, existe um sequestro emocional, não vemos luz no final do túnel, e
as consequências negativas veem em cascata...
Pessoas com tônus emocional negativo, não
interpretam de forma real e correta as próprias emoções e nem as alheias.
As lideranças que não
tem Otimismo para a vida, criam um clima negativo, trazem prejuízos para a
empresa e para os negócios, enquanto os que transmitem bom humor asseguram o
êxito para as empresas.
Um Líder com capacidade
de despertar no seu grupo de trabalho um estado de entusiasmo e cooperatividade,
obtém desempenho e sucesso da sua equipe para atingir os objetivos. Pesquisas
no mostram que para cada 1% de melhora do no ambiente de trabalho, aumenta 2% o
rendimento dos profissionais.
É importante entender
que o que determina um Clima Organizacional da empresa é complexo, mas o
entusiasmo dos colaboradores contribui entre 20% e 30%.
A capacidade de o Líder
administrar e manter seu bom humor em alta, interfere diretamente no desempenho
da sua equipe.
Observasse que mesmo
nas atividades mais estressantes, quando existe o espírito Otimista, há
benefícios direto para as empresas, colaboradores desempenham suas tarefas com
maior satisfação e geram melhores resultados e tornam os clientes satisfeitos.
O fato é que a Sinergia
positiva da equipe de trabalho é criada através da ressonância do Líder que é obtida
através de sua inteligência emocional.
“ Nenhuma criatura
consegue voar com uma asa só. A liderança talentosa ocorre onde o coração e a
cabeça – o sentimento e o pensamentos – se juntam. Essas são as duas asas que
dão ao Líder condições de voar” Daniel
Goleman
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Natália Marques
Master Coach, Psicóloga, Especialista em Saúde Organizacional
Master Coach, Psicóloga, Especialista em Saúde Organizacional
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