Para começar este artigo sobre um assunto tão
abrangente, gostaria de propor para você busque em sua memória duas situações: a
primeira uma situação constrangedora que passou recentemente e a segunda uma
situação onde foi surpreendido positivamente com o desenrolar da questão.
Não é preciso poderes paranormais para
identificar que na primeira situação em algum momento (ou em vários) ocorreu alguns
traços de HOSTILIDADE, assim como na segunda você foi agraciado com uma
generosa HOSPITALIDADE.
HOSTILIDADE e HOSPITALIDADE têm a fonética
parecida, ambas são adjetivos, a rima pode ate nos enganar sobre o significado
de ambas. Enquanto hostilidade significa o sentimento, pessoa ou ambiente que
contraria os padrões de convivência sociável, ou tudo aquilo que se opõe aos
critérios de boa convivência é considerado hostil. E já hospitalidade é o ato
de hospedar, ou seja, receber e cuidar de alguém que pertença a um ambiente
diferente do anfitrião para que se sinta pertencente ao ambiente a qual esta
sendo inserido.
É impressionante como as relações humanas são
afetadas por esses dois sentimentos que são o que chamamos na matemática de
grandezas inversamente proporcionais ou que se fosse na filosofia de um
paradoxo, mas pensando em mercado de trabalho poderíamos classificar como um
indicador de uma empresa que valoriza o capital humano como seu principal
patrimônio.
O autor britânico Simon Sinek tem duas frases
que vou me apoiar para discorrer mais sobre o assunto que são: “Ofereça às
pessoas uma razão para irem ao trabalho, não somente um lugar para trabalhar’’
e “Quando cuidamos de nossas pessoas, elas cuidam de nosso negócio. ”
O ambiente de qualquer instituição que almeje bons desempenhos deve ser o mais acolhedor possível. Quando falo de acolhimento, não me refiro ao discurso clichê que a maioria das corporações dizem tem, mas que na prática são hostis com seus colaboradores seja de forma implícita ou de forma declarada através da desvalorização profissional como um todo.
O ambiente de qualquer instituição que almeje bons desempenhos deve ser o mais acolhedor possível. Quando falo de acolhimento, não me refiro ao discurso clichê que a maioria das corporações dizem tem, mas que na prática são hostis com seus colaboradores seja de forma implícita ou de forma declarada através da desvalorização profissional como um todo.
Eu já atuei em diversas áreas profissionais,
desde a área de documentação e pagamentos gerais como Office Boy, minha
primeira experiência em uma empresa formal, até hoje na área educacional como
Professor de diversas disciplinas.
Uma coisa posso afirmar com certeza é que a
HOSPITALIDADE profissional não tem nenhuma relação com escolaridade ou
hierarquia assim como HOSTILIDADE não é algo exclusivo dos incultos (muito pelo
contrário).
No meu tempo de carreira profissional posso afirmar que dois ambientes me chamaram a atenção pelo acolhimento Profissional, que foram: Canteiros de Obras quando acompanhava meu avô que era Mestre de obra e em chão de fábrica em meus tempos de metalúrgico.
No meu tempo de carreira profissional posso afirmar que dois ambientes me chamaram a atenção pelo acolhimento Profissional, que foram: Canteiros de Obras quando acompanhava meu avô que era Mestre de obra e em chão de fábrica em meus tempos de metalúrgico.
Quantas vezes não vi nas obras pessoas
dividindo marmita porque a do colega havia azedado, quantas vezes não vi
metalúrgicos ensinando ajudantes gerais apararem máquinas para uma eventual
promoção profissional) pois os mesmos não tinham recursos para uma
escola como o SENAI.
Isso prova que a HOSPITALIDADE está ligada a
pessoa e não a cargo, está ligado a caráter e não a escolaridade. Sei que
caráter e princípio são valores, mas treinamentos e transparência são bons
antídotos contra o veneno da hostilidade. Devemos combater a cultura das
‘’panelinhas” a corporação deve ser maior que divergências pessoais. Fofocas
profissionais deveria ser um ato de indisciplina passivo de advertência, pode
ate parecer exagero da minha parte, mas esse é um dos motivos para o Turnover (rotatividade de
funcionário em uma empresa) que tem relação direta com a imagem e produtividade
da empresa.
Então como identificar a hostilidade em setores
diversos de uma empresa? Existem diversas ferramentas, uma que eu admiro muito
é a Pesquisa de organizacional que consiste em perceber como esta a percepção
de cada funcionário sobre a empresa como um todo. Os funcionários são
convidados a participar e refletir sobre o seu dia-a-dia no trabalho, as
práticas corporativas, os aspectos positivos da gestão de pessoas e, claro, os
pontos negativos também, sempre mantendo o anonimato, de preferência é melhor
contratar uma empresa de consultoria para dar credibilidade ao mecanismo. A
partir dos resultados apontados se cria um plano de ação para os pontos
negativos.
O tema é longo, espero ter levado a reflexão
pois ao mesmo tempo que cobramos cordialidade de alguém podemos estar tendo um
comportamento hostil com outro alguém, parecido com a parábola do Credor
Incompassivo narrada nos Evangelhos.
Abraços
e até Breve.
#educação
#tecnologia #carreira #sucesso #negócio #trabalho
Ricardo Batista é Professor de Matemática e Gestão
Empresarial.
Email: ricardobatista1980@yahoo.com.br
Muito bem escrito e abordado.
ResponderExcluirAcrescento que um dos motivos de hostilidade por parte de companheiros de trabalho, é a competitividade e o receio de uma substituição pelo bom trabalho executado de outro companheiro de trabalho.
Parabéns pelo artigo Ricardo.
Parabéns teacher lhe desejo a você todo o sucesso você merece
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