Por: Dra. Cristiane Romano
Uma boa comunicação e liderança têm total
relação com conexão. Se você pode se conectar com outras pessoas em todas as
esferas, — individual, em grupos e com uma plateia — seus relacionamentos se
tornam fortes, sua percepção de comunidade melhora, sua influência aumenta e
sua produtividade vai à estratosfera.
Ocorre quando o emissor manipula a informação
de modo a agradar ao receptor. Por exemplo, um gestor diz ao seu chefe o que
acha que este quer ouvir, e não o que realmente se passou ou pensa.
Os indivíduos têm tendência a projetar os
seus interesses e as suas expectativas na comunicação, ouvindo o que lhes
convém, e não o que foi realmente transmitido.
Os indivíduos não conseguem processar
demasiada informação (a informação fornecida não deve ultrapassar a capacidade
de processamento dos indivíduos).
Quando, de alguma forma, os indivíduos se
sentem ameaçados, tendem a reduzir a sua capacidade de comunicar eficazmente,
ficando na defensiva.
Não são apenas as diferenças do código
linguístico que se tornam barreiras à comunicação. Mesmo quando as pessoas
falam a mesma língua, nem sempre conseguem se comunicar eficazmente, porque
acabam atribuindo sentidos diferentes às mesmas palavras.
- Tenha atenção a quem se dirige. A comunicação
deve ser adequada ao “outro”
- Seja verdadeiro, autêntico e natural –
meias verdades são também meias mentiras
- Procure saber se os receptores realmente
perceberam a mensagem. Faça perguntas, solicite feedback
- Quando estiver mal-humorado, tente não
expressar emoções negativas
- Use exemplos e ilustrações da vida real
- Não tema repetir-se. A repetição pode
ajudar a fazer-se entender. Nem todos percebem uma mensagem à primeira vez. Se
possível, nunca diga nada de muito importante apenas uma vez
- Evite transmitir mensagens muito longas,
pois podem fazer com que os receptores desviem a atenção
- Não use, de forma alguma, sarcasmos ou
insultos
- Admitir que não sabe tudo traz
credibilidade. Ao admitir que não é perfeito, as pessoas vão acreditar em você
mais facilmente
- Aprenda quando deve ficar calado. Se
estiver sempre a falar, não pode ouvir o que o outro tem para lhe dizer. Os
melhores comunicadores são, antes de tudo, bons ouvintes
- Não receie em mostrar as suas emoções. Se
for muito frio, não vai conseguir captar a atenção do seu receptor. Mostrar o
seu entusiasmo, por exemplo, pode persuadir mais facilmente os “outros”
- Ouça a si próprio e analise a forma de
transmitir as suas ideias
Informações à imprensa
FGR
Assessoria de Comunicação
Flávia
Ghiurghi
flavia@fgrcomunicacao.com.br
flaviavghiurghi@hotmail.com
flaviaghiurghi@gmail.com
(11)
9-9716-2800
Muito interessante e oportuno, muitas pessoas tem dificuldades com a comunicação e não procuram orientação, Parabéns!
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