quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Gamificação = Mudança de Comportamento através de games

Por: Marli Arruda:

 A Gamificação tem como objetivo motivar a pessoa a mudar comportamento, desenvolver novas habilidades, ou impulsionar a inovação.

Dentro do conceito de treinamento comportamental, a psicologia sempre trabalhou com dinâmicas de grupos (jogos lúdicos comportamentais) nas empresas para resolução de problemas, uma vez que os participantes interagem para identificarem soluções. Com o treinamento imersivo, os colaboradores aprendem de forma mais rápida e eficiente, pois o game é elaborado de acordo com sua rotina, seus costumes, seu ambiente, deixando a experiência personalizada, promovendo memórias afetivas, engajando e tornando o aprendizado divertido.

Os benefícios são rapidamente visíveis tanto para a empresa, como para o colaborador.

Empresa: Sua marca e seus valores ficam mais fortes junto seu público interno. A cultura é disseminada de forma lúdica e absorvida com mais facilidade, otimizando os processos, reduzindo falhas, por consequência, aumenta sua rentabilidade.

Após a imersão na experiência de aprendizagem, o colaborador fica mais empático, assertivo e seu nível de responsabilidade aumenta para a realização das suas tarefas.

O colaborador sente-se parte do problema e da solução, desta forma, desenvolve habilidades importantes para lidar com as demandas/ adversidades inerentes ao seu cargo/segmento.

O profissional sai do tradicional método de aprendizagem para viver uma experiência imersiva, onde ele é o protagonista, impactando diretamente sua autoestima, sua empatia engajando-se com os processos da empresa e conscientizando-se das suas responsabilidades. Uma vez que Gamificação   motiva no mesmo contexto que consegue entreter.  

Gamificação deve ser aplicada com responsabilidade, com profissionais experientes na construção do game no aspecto técnico e comportamental, lembrando que é sobre envolvimento, motivação e mudanças de hábitos e não sobre diversão. Este é o grande diferencial das técnicas, aprender com diversão e não diversão sem aprendizado.

 Marli Arruda

Psicóloga e Adviser em empresas de diversos segmentos, contribuindo com soluções em projetos estratégicos em Gestão de Pessoas.

Coordenadora editorial do livro Networking & Empreendedorismo

Autora do livro Estratégias em Gestão de Pessoas para colorir seus negócios – Manual prático para engajar equipes.

https://www.marliarruda.com/


4 comentários :

  1. Olá! Fico feliz que gostou!
    Acompanhe sempre o blog, os artigos são sempre muito interessantes.

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  2. Vem de encontro ao que tenho pensado algum tempo...gamificacao neste contexto seria criar dinâmica relacionadas a demanda da empresa? Ou investir num programa mais amplo de programação e dinâmicas associadas a um software com complementos ou consultórias específicas? Enfim, também acredito nessa linha minha amiga.precisamos de mais investimento intectual como o seu nesse campo.Parabens.bj.

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  3. Muito obrigado pelos comentários, continuem acompanhando o Blog P.A.

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