quarta-feira, 6 de março de 2019

Você esta vivendo numa bolha virtual

Por: Olavo Dias

O Ano é 1999 a internet em seus primeiros passos (e ainda está evoluindo até hoje), primeiro aniversário de uma empresa que iria revolucionar o modo de como encontraríamos o que precisamos na grande rede, já ouviram falar no Google[1]?
Mesmo estando no meio da bolha da internet (que chegou ao seu auge no ano 2000, levando muitas empresas à falência) com a super valorização das empresas do setor, o maior buscador que temos hoje, ficou firme, se transformou se reinventou e se tornou um gigante, adquirindo com o passar dos anos, empresas que representasse perigo ou oportunidade para seu setor, um bom exemplo disto é o YouTube[2] (plataforma de compartilhamento de vídeo).
Empresas de diversos nichos foram criadas e cresceram depois disto, como as de relacionamentos sociais, o gigante do setor hoje, o Facebook[3], que também seguiu a "receita" anterior, adquirindo empresas que representasse ameaça ou oportunidade para seu negócio, exemplo disto? Instagram 4].

Filtro de Bolha
A sinergia que estas empresas e outras criaram na internet, nos envolve, cerca, amarra, numa malha invisível de tal forma que, quando percebemos estamos visualizando sempre as mesmas coisas, notícias, pessoas, imagens, sendo direcionados para uma bolha de nossas escolhas, costumes e o que admiramos.
Desde locação de hotéis, viagens, carros, roupas, revistas, livros, músicas, eletroeletrônicos, opiniões, tudo que você pesquisa na internet segue as suas preferências e claro, irão te agradar muito, quem não gosta de encontrar opiniões que refletem seu pensamento? pessoas que compactuam com os mesmos gostos por artes, cultura, religião, sem contrariedade.
O efeito disto é o perigo de encontrar por exemplo pouco ou nenhum argumento contrário ao seu pensamento e assim como vai aprender a lidar com divergências? com o diferente? esta "estratégia" só exacerba a polarização, o que em última instância não ajuda em nada no crescimento, no debate na aprendizagem.
Este é um estudo já um pouco antigo, chamado "Filtro de Bolha[5]" onde o internauta é aprisionado e somente encontra assuntos que concordam e conhecem, não sendo desafiado por outros conteúdos que o façam pensar no contraditório, mudar de opinião ou preferência.
Tudo isto é feito por algoritmos que interferem diretamente em suas buscas, na sua timeline nas mídias sociais, envolvendo você numa teia difícil de escapar, mas de valor inestimável para grandes corporações, que seguindo seus passos na internet pode direcionar propagandas de produtos, serviços, notícias para influenciar suas decisões (comprar, seguir, comentar...) nos diversos aspectos de nossas vidas.
No olhar clínico, com uma lupa, uma observação mais profunda, a democratização da internet, não é tão democrática como você pensa, fique atento!

#educacao #tecnologia #sociedade #networking #carreira #conexão #editores #editoras #business #melhores #summer #sucesso #love #happy #ebook #twitter #instagram #negócios #coach #coaching #motivação #motivacional


[1] Google é uma empresa multinacional americana de serviços online e software.
[2] YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos
[3] Facebook é uma mídia social e rede social virtual
[4] Instagram é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários
[5] termo cunhado para definir os algoritmos utilizados na web para personalizar o conteúdo a partir da atividade online do usuário

2 comentários :

  1. Exatamente,eu chamo isso de tampão de olhos, semelhantes àquelas que vão aos olhos dos cavalos tendo possibilidade limitada de visão,onde vemos um "mundo gigante" porém apenas o mundo que é apresentado aos nossos olhos e não o que nossos olhos realmente poderiam enchergar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário, continue acompanhando o Blog P.A.

      Excluir

Inspire-se rumo ao Sucesso!