O
Ano é 1999 a internet em seus primeiros passos (e ainda está evoluindo até
hoje), primeiro aniversário de uma empresa que iria revolucionar o modo de como
encontraríamos o que precisamos na grande rede, já ouviram falar no Google[1]?
Mesmo
estando no meio da bolha da internet (que chegou ao seu auge no ano 2000,
levando muitas empresas à falência) com a super valorização das empresas do
setor, o maior buscador que temos hoje, ficou firme, se transformou se
reinventou e se tornou um gigante, adquirindo com o passar dos anos, empresas
que representasse perigo ou oportunidade para seu setor, um bom exemplo disto é
o YouTube[2] (plataforma de
compartilhamento de vídeo).
Empresas
de diversos nichos foram criadas e cresceram depois disto, como as de
relacionamentos sociais, o gigante do setor hoje, o Facebook[3], que também seguiu a
"receita" anterior, adquirindo empresas que representasse ameaça ou
oportunidade para seu negócio, exemplo disto? Instagram 4].
A
sinergia que estas empresas e outras criaram na internet, nos envolve, cerca,
amarra, numa malha invisível de tal forma que, quando percebemos estamos
visualizando sempre as mesmas coisas, notícias, pessoas, imagens, sendo
direcionados para uma bolha de nossas escolhas, costumes e o que admiramos.
Filtro de Bolha |
Desde
locação de hotéis, viagens, carros, roupas, revistas, livros, músicas,
eletroeletrônicos, opiniões, tudo que você pesquisa na internet segue as suas
preferências e claro, irão te agradar muito, quem não gosta de encontrar
opiniões que refletem seu pensamento? pessoas que compactuam com os mesmos gostos
por artes, cultura, religião, sem contrariedade.
O
efeito disto é o perigo de encontrar por exemplo pouco ou nenhum argumento
contrário ao seu pensamento e assim como vai aprender a lidar com divergências?
com o diferente? esta "estratégia" só exacerba a polarização, o que
em última instância não ajuda em nada no crescimento, no debate na aprendizagem.
Este
é um estudo já um pouco antigo, chamado "Filtro de Bolha[5]" onde o internauta é
aprisionado e somente encontra assuntos que concordam e conhecem, não sendo
desafiado por outros conteúdos que o façam pensar no contraditório, mudar de
opinião ou preferência.
Tudo
isto é feito por algoritmos que interferem diretamente em suas buscas, na sua
timeline nas mídias sociais, envolvendo você numa teia difícil de escapar, mas
de valor inestimável para grandes corporações, que seguindo seus passos na
internet pode direcionar propagandas de produtos, serviços, notícias para influenciar
suas decisões (comprar, seguir, comentar...) nos diversos aspectos de nossas
vidas.
No
olhar clínico, com uma lupa, uma observação mais profunda, a democratização da
internet, não é tão democrática como você pensa, fique atento!
#educacao #tecnologia #sociedade #networking #carreira #conexão #editores #editoras #business #melhores #summer #sucesso #love #happy #ebook #twitter #instagram #negócios #coach #coaching #motivação #motivacional
[1] Google é uma empresa multinacional americana de
serviços online e software.
[2] YouTube é
uma plataforma de compartilhamento de vídeos
[3] Facebook é uma mídia social e rede social virtual
[4] Instagram é
uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus
usuários
[5] termo cunhado para
definir os algoritmos utilizados na web para personalizar o conteúdo a partir
da atividade online do usuário
Exatamente,eu chamo isso de tampão de olhos, semelhantes àquelas que vão aos olhos dos cavalos tendo possibilidade limitada de visão,onde vemos um "mundo gigante" porém apenas o mundo que é apresentado aos nossos olhos e não o que nossos olhos realmente poderiam enchergar
ResponderExcluirMuito obrigado pelo seu comentário, continue acompanhando o Blog P.A.
Excluir