quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O Líder e os Jargões Corporativos

Por: Marisol Bufemann

Você precisa dar o sangue pela empresa!!! Você tem que ter sangue nos olhos e faca nos dentes!!! Esses são jargões corporativos considerados negativos e ultrapassados, mas infelizmente ainda estão sendo usados por muitos líderes, que o fazem para incentivar a aderência à cultura da empresa e/ou como uma forma persuasiva de comunicação e poder para conseguir o cumprimento das atividades e metas impostas pela organização.


#líder #jargões #corporativos
Os jargões corporativos servem para ajudar na comunicação dos líderes com sua equipe, porém é preciso ter cuidado na escolha das palavras ou frases de efeito e também na quantidade de vezes que são utilizadas, pois elas podem ser percebidas como ultrapassadas e negativas e acabam gerando um efeito contrário do esperado.
O trabalho precisa ser visto como algo positivo, que agrega valor, que contribui para o bem comum, porém como isso é possível se alguns líderes ainda insistem em usar esses jargões que remetem ao sofrimento, a batalha, a guerra? O trabalho fica sendo percebido pelos trabalhadores como uma relação de perde x ganha, ou seja, são eles que precisam perder (sofrer-sangue nos olhos, dar o sangue) para a empresa ganhar.
Portanto, é necessário rever a forma de comunicação por meio de jargões, pois os trabalhadores precisam perceber o trabalho como uma relação de ganha x ganha, em que tanto eles quanto a organização tem sucesso com os resultados de suas atividades. Quando isso acontece, a equipe toda se torna mais comprometida, produtiva, participativa, e o líder consegue obter uma liderança muito mais consistente.
Obviamente que para a atuação eficaz do líder, existem muitos aspectos que devem ser levados em consideração, pois é uma função extremamente complexa, e o uso de jargões corporativos é um desses detalhes importantes no meio de tantos pontos relevantes para o exercício da liderança.
Assim, destaco alguns jargões modernos que possuem efeito positivo no engajamento da equipe: brilho nos olhos, agregar valor, está no nosso DNA, atuamos com sinergia, temos knowhow, nossa expertise, fazer networking, empoderamento, brainstorming, followup, inovação disruptiva. Entretanto, é muito importante que o líder deixe claro para os seus liderados, o que significa cada um desses jargões no contexto em que atuam, para não correr o risco da equipe interpretá-los de forma incorreta.
Cabe ao líder adotar e criar significados positivos aos membros da organização por meio dos jargões que utiliza, que ao serem compartilhados acabam sendo incorporados aos valores e a cultura da empresa. 

Marisol Bufemann
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marisolbufemann/


#sucesso
#conexões
#networking

Um comentário :

  1. Concordo, piis vemos tantos líderes usando frases de efeito que elas acabam perdendo seu significado...

    ResponderExcluir

Inspire-se rumo ao Sucesso!