Por: Marisol Bufemann
Você precisa dar o sangue pela empresa!!! Você tem que ter sangue nos olhos e faca nos dentes!!! Esses são jargões corporativos considerados negativos e ultrapassados, mas infelizmente ainda estão sendo usados por muitos líderes, que o fazem para incentivar a aderência à cultura da empresa e/ou como uma forma persuasiva de comunicação e poder para conseguir o cumprimento das atividades e metas impostas pela organização.
Os jargões corporativos servem para
ajudar na comunicação dos líderes com sua equipe, porém é preciso ter cuidado
na escolha das palavras ou frases de efeito e também na quantidade de vezes que
são utilizadas, pois elas podem ser percebidas como ultrapassadas e negativas e
acabam gerando um efeito contrário do esperado.
Você precisa dar o sangue pela empresa!!! Você tem que ter sangue nos olhos e faca nos dentes!!! Esses são jargões corporativos considerados negativos e ultrapassados, mas infelizmente ainda estão sendo usados por muitos líderes, que o fazem para incentivar a aderência à cultura da empresa e/ou como uma forma persuasiva de comunicação e poder para conseguir o cumprimento das atividades e metas impostas pela organização.
#líder #jargões #corporativos |
O trabalho precisa ser visto como algo
positivo, que agrega valor, que contribui para o bem comum, porém como isso é possível
se alguns líderes ainda insistem em usar esses jargões que remetem ao
sofrimento, a batalha, a guerra? O trabalho fica sendo percebido pelos
trabalhadores como uma relação de perde x ganha, ou seja, são eles que precisam
perder (sofrer-sangue nos olhos, dar o sangue) para a empresa ganhar.
Portanto, é necessário rever a forma
de comunicação por meio de jargões, pois os trabalhadores precisam perceber o
trabalho como uma relação de ganha x ganha, em que tanto eles quanto a
organização tem sucesso com os resultados de suas atividades. Quando isso
acontece, a equipe toda se torna mais comprometida, produtiva, participativa, e
o líder consegue obter uma liderança muito mais consistente.
Obviamente que para a atuação eficaz
do líder, existem muitos aspectos que devem ser levados em consideração, pois é
uma função extremamente complexa, e o uso de jargões corporativos é um desses
detalhes importantes no meio de tantos pontos relevantes para o exercício da
liderança.
Assim, destaco alguns jargões modernos
que possuem efeito positivo no engajamento da equipe: brilho nos olhos, agregar
valor, está no nosso DNA, atuamos com sinergia, temos knowhow, nossa expertise, fazer networking, empoderamento,
brainstorming, followup, inovação
disruptiva. Entretanto, é muito importante que o líder deixe claro para os seus
liderados, o que significa cada um desses jargões no contexto em que atuam,
para não correr o risco da equipe interpretá-los de forma incorreta.
Cabe ao líder adotar e criar
significados positivos aos membros da organização por meio dos jargões que
utiliza, que ao serem compartilhados acabam sendo incorporados aos valores e a
cultura da empresa.
Marisol Bufemann
Concordo, piis vemos tantos líderes usando frases de efeito que elas acabam perdendo seu significado...
ResponderExcluir