Por: Marisol Bufemann
Qual é
o tipo de cultura existente em sua empresa? Houve mudança na cultura da
organização? O processo de seleção, assim como outros processos, modelos e
políticas mudaram ou continuam iguais, mesmo depois de várias mudanças na
cultura organizacional?
#culturaorganizacional |
Diante de um mercado em que a
competição é acirrada, as empresas precisam criar uma identidade própria, com
um conjunto de valores e características que fortaleça seus negócios e sirva de
diferencial competitivo. Assim, a cultura organizacional é a base para a criação
de uma identidade forte e ética, voltada para as pessoas e para resultados.
No entanto, para que a
empresa consiga ter uma cultura forte, é preciso entender como ela foi criada,
como ele é ensinada e quais são os mecanismos e práticas usadas para a sua
manutenção e/ou para mudanças.
Vale destacar, que é por
meio da cultura organizacional que são definidas estratégias e políticas
internas, normas de comportamento, relações profissionais, processos e padrões
de trabalho, entre outros aspectos.
Entre as práticas que atuam na
sustentação ou reforço da cultura, está o processo de seleção de pessoal, o
qual precisa levar em consideração os valores da empresa e seu tipo de cultura, para
que seja possível desenhar um processo que consiga buscar e identificar candidatos
com o perfil adequado ao que se deseja. Quando existe identificação com a
cultura da empresa, os candidatos conseguem facilmente se adaptar as políticas,
regras e estilos de gestão adotados na organização.
Entretanto, a cultura não é estática,
sendo assim, os gestores precisamos analisá-la com frequência, verificar se
houve evolução, se a cultura está fraca ou forte, se ela é conservadora ou adaptativa,
quais são os novos valores que ela agregou e aqueles que não são considerados
mais tão importantes. E quando eu falo “gestores”, eu não me refiro apenas ao
gestor de pessoas ou de recursos humanos, mas sim, a todos os líderes,
incluindo diretores, gerentes, supervisores, coordenadores, chefes, entre
outros, pois todos são responsáveis por gerir pessoas e pela disseminação da
cultura.
Mas porque é
importante fazer análise da cultura organizacional? Porque a cultura pode
mudar, mas muitos processos podem continuar os mesmos, ou ainda pode acontecer
de alguns métodos, modelos ou práticas de trabalho sofrerem mudanças, mas a
cultura permanecer a mesma. A mudança cultural demanda tempo, mas é real e
necessária, pois é preciso evoluir, melhorar ou mudar para se adaptar ao
cenário de atuação. No entanto, essa mudança acontece lentamente e os membros
da organização, na maioria das vezes, não percebem o que mudou ou o que é
preciso mudar. Além disso, vale ressaltar que se a empresa não se preocupar com
a avaliação de sua cultura, o seu estilo de liderança e modelo de gestão, as suas
normas e estratégias, podem ficar comprometidos, inclusive as políticas
praticadas no processo de seleção, que podem acabar determinando um perfil de
pessoal que não é mais adequado a cultura existente.
Por esse e outros motivos precidamos desenvolver o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA.
ResponderExcluirO planejamento estratégico não é estático ele caminha com a cultura organizacional da empresa.