Para ter sucesso e atingir os resultados esperados, a organização
precisa ter alinhamento estratégico, ou seja, a liderança e todos os membros da
organização precisam estar alinhados com a missão, visão e valores da empresa.
O alinhamento estratégico é a CHAVE para que os resultados obtidos
sejam, realmente, os resultados almejados para a empresa.
Alinhamento estratégico é a vinculação dos diversos departamentos da
organização, assegurando que o trabalho, ações, decisões e o comportamento de
todos os indivíduos, de todos os níveis, estejam diretamente ligados para
apoiar a organização a seguir a sua missão, a estar engajada na visão da
empresa e a honrar e respeitar os valores da empresa. Permite ainda a
sincronização dos esforços dos diferentes processos e departamentos funcionais,
à visão e estratégia da organização; o acompanhamento dos resultados; a
orientação para os clientes, acionistas, fornecedores e comunidade; a
integração e o desenvolvimento de pessoas de alto desempenho; e melhoria
contínua do desempenho.
equipe, sucesso |
A missão é a ideologia, o mote, a razão de ser da empresa, ou podemos
dizer ainda, a alma da empresa. É o conjunto de preceitos básicos que orientam
e inspiram as pessoas em toda a organização. O propósito da missão é orientar e
delimitar a ação da empresa, e para isso deve ser concebida de forma clara,
objetiva e autêntica, devendo ainda, fazer sentido para todas as pessoas da
empresa inclusive os steakholders.
Estando a missão bem entendida, deve-se partir para a definição dos
objetivos e metas da empresa e a sincronização dos processos-chave, de forma a
facilitar a vinculação de todas as pessoas envolvidas na empresa, todos os
setores. Para vinculação de todas as pessoas para a estratégia da empresa, se
necessita de processos de comunicação de mão dupla, diálogo aberto, negociação,
acordos, documentação, trabalho em equipe e coordenação operacional, envolvendo
o compromisso pessoal, delegação, autocontrole e melhoria continua, entre
gerentes, chefes, supervisores e empregados.
Concluindo, o alinhamento estratégico é um processo contínuo de
vinculação dos diferentes elementos de uma organização em busca da visão e
missão comum para todas as pessoas, de forma a garantir a otimização dos
recursos. Para isso, vários são os componentes da organização que devem estar
alinhados com a estratégia, entre eles os objetivos, as metas, os indicadores,
os projetos, os recursos, a estrutura, os processos, a cultura, as competências
e comportamentos, os conhecimentos e habilidades e o sistema de informação.
Texto de: Engenheira Neide Teixeira
Escola da Vida e Negócios
Cara muito bom este comentário de "Alinhamento Estratégico" de acordo com cada palavra....
ResponderExcluir