Na
difícil missão de continuar em frente o obstáculo principal será a própria
humanidade, conseguirá realizar e transformar em benefício para todos, os
avanços que estão se concretizando ou vai continuar procrastinando para obter o
lucro fácil da ignorância alheia? Uma sociedade mais justa não se faz somente
com tecnologia de ponta, é com pessoas ajudando pessoas.
Enganam-se
os que pensam que a tecnologia sozinha pode resolver todos os problemas, tem-se
a necessidade de qualificar pessoas para utilizá-la de maneira a tirar maior
proveito possível, compartilhar informações, descobrir novas soluções para
problemas antigos, sem visão para adequar a tecnologia a realidades diversas,
pouco pode ela fazer, para ajudar as pessoas, temos que pensar também nos
processos, como um todo em suas diferentes áreas de atuação.
O
processo de estruturação de dados para transformá-los em informações úteis e
depois em conhecimento para execução da atividade a qual foi destinado não é
algo que se diga simples, requer estudo, planejamento, competências, reavaliações, verificações quantitativas e qualitativas
além de um objetivo bem claro do que se pretende fazer com estes dados, que
informações serão resgatadas deles.
Neste
novo mundo onde os dados estão disponíveis em diversas formas a informação tem
que ser encontrada neste oceano, e se não tivermos competência para tanto, o
que fazer? Buscas de consultorias especializadas, grupos de estudos, parcerias
com redes de aprendizado, socialização e combinação de dados para não perdermos
a chance de transformá-los em informação e conhecimento.
Com
informação correta e confiável podemos realmente mudar alguma coisa, desde que
ela esteja inserida no contexto que se deseja e seja relevante, aí que entra a
gestão do conhecimento, transformar informações que já são úteis, em
conhecimento que contribui para o capital intelectual de uma sociedade ou (empresa,
organização...) cresça de forma significativa, que aumente sua capacidade de
resolução de problemas com objetivo final de gerar valor, vantagens
competitivas sustentáveis com o tempo.
Como conhecimento é algo intangível, tem-se que criar uma estrutura para
aproveitá-lo, transformá-lo prático, direcionado, focado, que seja possível
medir, para gerar novos procedimentos, novas formas de pensar, quebrar
paradigmas e finalmente criar inovação que vai agregar valor inestimável ao
conhecimento adquirido.
Tecnologia |
By Olavo Dias
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