quarta-feira, 23 de agosto de 2023

ADMINISTRANDO O EU ESTRESSADO

 Por: Sandra Helena B. Rodrigues:

O estresse é um mecanismo de defesa, porém se não for administrado diariamente pode ser tornar contínuo, liberando uma quantidade expressiva de cortisol e adrenalina, resultando em sérios danos à saúde. O estresse é um ciclo de ativação, estímulo e repouso. Pode-se exemplificar uma caminhada, enquanto caminha a pessoa gera uma ativação, um estímulo, porém ao término da atividade provoca o relaxamento. A administração do estresse consiste em auto percepção, no sentido de detectar o seu limite.

Quando se ultrapassa a capacidade de gerar produtividade e relaxamento, o corpo grita. E como se pode administrar o estresse? Primeiro é preciso se organizar internamente para que o reflexo exterior aconteça. Conhecer os gatilhos que estimulam o estresse. A prevenção do estresse consiste em libertar o eu, se auto direcionar, ser estratégico para lidar com todos os momentos e contextos da vida.

Descobrir as forças e as habilidades que já possui e conseguir vislumbrá-las e praticá-las. Curtir a própria companhia, se reconfigurar. Investir do que agrega pensamentos promissores. Desfrutar dos aprendizados, possibilitando construir uma base sólida, não permitindo ser influenciado pela opinião alheia. O piloto automático da vida, às vezes, não possibilita extrair lições e ainda impede ir de encontro com o propósito.

É preciso despertar o contato consigo mesmo, viver a vida mais consciente do que no inconsciente. Equilibrar os sentimentos para não criar expectativas incoerentes. Ter uma vida sem pressa, com autocontrole, deixar para trás o que não acrescenta e que não faz bem, possibilitando encarar o seu eu interior e saber se posicionar diante dele. Prevenir o estresse é buscar investir na sustentabilidade para olhar os episódios tristes com uma nova versão. É sempre se indagar: De que maneira está buscando encarar seus desafios? De que forma está olhando para os seus problemas? Como se manifesta para o seu mundo interno e externo? Isto só é possível quando se é capaz de viver o seu momento presente, gerando reflexões, se habilitando a ter saídas nos desafios.

A sua maior demanda deve ser despertar a curiosidade para entrar no eu interno, se apropriar de espontaneidade, conhecimento, sabedoria e coerência com admiração, fortalecendo as habilidades para construir uma vida com qualidade. Enxergar o caminho com coragem, ousadia, prudência e emergência, não desperdiçando o tempo, aproveitando os mínimos momentos, empoderando a essência, enfraquecendo os temores no sentido de resultar em ações tangíveis, equilibrando os pontos de vista, se esmerando para reaprender e fazer diferente.

Outra direção é se comprometer com o aprendizado e conduzir todos os aspectos da vida, tornando hábil a comunicação. Superar o estresse implica em organização das tarefas diárias, ganhar mais produtividade na vida profissional, espiritual, financeira. Ter autonomia para resgatar as habilidades inerentes ou aperfeiçoá-la no que for necessário. Como diz William James. A maior arma contra o estresse é nossa habilidade de escolher um pensamento ao invés de outro. 

AUTORA: Sandra Helena Brito Rodrigues

Autora: Sandra Helena B. Rodrigues

Instagram: @sandra. palestrante

https://www.instagram.com/sandra.palestrante/

Facebook: Sandra Helena Palestrante Desenvolvimento Humano

Contato: 61991050806

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

As crises e nossa saúde mental

 Por: Natália Marques:

As notícias chegam a todo momento pelos mais diversos canais, somos bombardeados de todas as formas.

Um mundo rápido demais, crises humanitárias, mudanças climáticas, incertezas econômicas, guerras, intolerâncias de vários tipos, sem contar as fake news que recebemos. Tudo isso afeta o nosso emocional, nos deixa pessimista. É compreensível encontrar pessoas irritadas, ansiosas, com crises de tristeza chegando à depressão.

Blindar nosso emocional se faz necessário, isso não significa negar a realidade existente, mas buscar formas de ressignificar esses momentos, entender o significado de tudo, e decidir por quais caminhos podemos trilhar e ajudar a transformar a realidade existente.

Sobre uma notícia cada um tem a sua percepção e reação, para alguns pode desencadear gatilhos negativos, pessimistas, com ideias recorrentes de que nada ficará bem, pensam de forma exagerada, imaginando sempre o pior, isso prejudica diretamente a nossa saúde de uma forma irracional, super dimensionando o perigo e suas consequências.

Negar os nossos sentimentos não é um bom caminho, porque podem se tornar mais intensos e gerar ideias repetitivas e catastróficas. Nesse momento é fundamental identificar esse sentimento e validar com a realidade ao nosso redor, antes de sucumbir à dor pela passividade, ou partir para extravasar através da intolerância.

A exposição é inevitável, pois somos bombardeados todos os dias, mas podemos fazer opções que nos ajudem a lidar de uma forma que não afete a nossa saúde:

Escolha os meios de comunicação

Evite canais de comunicação sensacionalistas, escolha aquele com o qual se identifica com seus valores e crenças, com repórteres experientes, que oferecem perspectivas variadas e equilibradas. Desconfie e duvide daquelas mensagens que tem dados divergentes da realidade; as tais fake news estão espalhadas pelo mundo.

Limite seu tempo

Escolha na sua agenda o horário para receber as notícias, entenda o que está acontecendo no mundo e passe para outra atividade.

Evite noticiários antes de dormir, isso pode aumentar sua preocupação, consequentemente sua ansiedade e seu sono.

Respeite o seu momento

Avalie o seu humor antes, se teve um dia desgastante, estressante, é melhor evitar maiores exposições, busque outra atividade que relaxe.

Coloque limites

Colocar limites nem sempre é fácil, mas é fundamental. Estar informado é importante para a sua vida. Entenda o que está acontecendo ao seu redor, mas isso não define a sua vida. É fundamental se preservar.

Evite as pessoas tóxicas, se possível ajude-as a enxergar dentro de outras perspectivas, tente deixar o clima mais leve.

A verdade é que quando o ciclo de notícias se torna pesado, se perde de vista as coisas boas que acontecem no mundo e ao seu redor, o que pode afetar a sua saúde mental. Não se permita entrar nesse redemoinho que pode levar ao entristecimento e à falta de esperanças.

Existe um monte de coisas boas e saudáveis acontecendo ao nosso redor, que nem sempre é destacado nas mídias, busque por isso no seu dia a dia.

Se perceber que sua ansiedade se eleva e a tristeza toma conta, busque ajuda, você merece ter uma boa qualidade de vida e com saúde.

“Para garantir uma boa saúde: coma alimentos leves, respire profundamente, viva moderadamente, cultive a alegria e mantenha o interesse pela vida.”  (William Londen)

E aprender a lidar e a filtrar as notícias que recebemos todos os dias, influi também diretamente na nossa qualidade de vida.

 

Natalia Marques - Psicóloga Clínica, Coach e Palestrante

Especialista na Psicoterapia na Abordagem Resiliente

nataliaantunes12@gmail.com

Linkedin https://www.linkedin.com/in/coachingdevida10/

https://www.facebook.com/coachnataliamarquesantunes

Siga-me no Instagram @nataliamarquespsicologa

(11)99910-9888 WhatsApp Psicóloga / Coach / Palestrante