Por: Marcelo Simonato
É bem possível evidenciar uma série de
eventos recentes que mudaram os hábitos e as rotinas corporativas. Se antes a
carga horária era de 8h por dia, para alguns ela foi reduzida juntamente com o
salário, mas para outros, trabalhar em casa, apesar da suposta comodidade,
trouxe na verdade uma aumento no número de horas em frente ao computador.
Agora vida profissional e pessoal se
misturam e quando vemos, estamos acordando e dormindo em frente a um computador.
As quatro paredes do escritório foram substituídas pela “sala da nossa casa” e
a ideia de que “o olho do dono é quem engorda o gado” ficou de escanteio, uma
vez que, os colaboradores agora atuam de uma forma mais independente para
entrega dos resultados e atingimento das metas.
Tudo começou de maneira bem incerta, de forma retraída eu diria... Mas o “novo-normal se expandiu rapidamente e impactou diretamente em nossa forma de trabalho e lidar com a equipe.
Embora muitas empresas ainda demonstrem grande resistência em adotar o trabalho em 100% home office, há aquelas que já entregaram seus espaços, diminuíram suas salas e até reformularam os seus atendimentos para plataformas digitais via Chat/Call apenas, eliminando todo e qualquer espaço físico.
Mas, a pergunta que não quer calar é: diante de toda essa transição para o “novo-normal”, como está a sua comunicação, motivação e atingimento de metas em relação a sua equipe?
Agora que todos estão atuando de seus lares, como o líder de sucesso mantém os mesmos resultados, engajamento e produtividade de quando estavam no escritório?
Abaixo preparei uma lista de ações que eu mesmo
pratico em meu dia a dia junto a minha equipe para te ajudar em seu
desenvolvimento como líder:
·
Conheça cada colaborador de seu time (não apenas suas habilidades ou
diplomas, mas também o individuo por trás do crachá;
·
Faça reuniões regularmente com cada área e também individualmente para
tratar de temas mais específicos;
·
Seja um Mentor para seus liderados;
·
Invista em treinamentos e capacitação;
·
Crie caminhos de comunicação para ouvi-los;
·
Ofereça feedbacks constantes e
esteja aberto a receber também;
·
Tenha flexibilidade para ajustar os planos quando necessário;
·
Demonstre preocupação com os resultados, mas também com cada individuo;
·
Exponha os resultados e metas da área e da empresa para manter todos
alinhados.
Executivo, Escritor e Palestrante,
Especialista em Liderança e Gestão e
Pessoas
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