Por:
Natália Marques
Até pouco tempo atrás,
parecia impossível para algumas empresas liberarem seus profissionais para
realizar “home office”, mas essa crença foi derrubada e caiu por terra, em
função da pandemia.
O mais curioso é que empresas
que nunca haviam cogitado essa modalidade de trabalho fizeram adaptações em
prazos exíguos, algumas em 24 horas após a constatação da necessidade.
Nos meus atendimentos a
clientes/pacientes de diversos segmentos, pude observar algumas formas de lidar
saudavelmente com esse novo desafio.
Como o ser humano é
altamente adaptável, tudo foi tomando um novo contorno, as empresas criaram
alguns rituais importantes para ter e dar segurança aos profissionais, como a realização
de reuniões semanais, quinzenais ou mensais de time (cada um dentro da sua
realidade), alinhando interesses, mostrando, avaliando números e proporcionando
feedbacks.
As lideranças
precisaram fazer uma mudança na chavinha de seu mindset para investir e motivar
os colaboradores a distância, sem perder de vista a qualidade e a
produtividade.
Relatos de
profissionais de diversos níveis hierárquicos, mostram que a adaptação inicial
não foi fácil, principalmente quando os espaços em casa eram exíguos, ou quando
coabitavam com outros familiares, principalmente crianças e adolescentes;
definir e estabelecer uma nova rotina foi um desafio. Alguns novos combinados
com familiares foram necessários para se ter um equilíbrio.
Manter um nível
aceitável de conexão com a internet é fundamental para a interação através de
e-mail, WhatsApp, reuniões por vídeo chamada, o que obrigou alguns
profissionais a fazerem um upgrade para manter a realização do trabalho.
Interessante que para
muitos, manter o foco e obter maior produtividade foi uma surpresa, uma vez que
na empresa, ao levantar para ir tomar o cafezinho, parava para uma conversa ou
tirar dúvidas. Por outro lado, se perdeu esse convívio social, suprido por
algumas empresas, pela abertura de vídeos em alguns momentos, para troca
enquanto são realizadas atividades individuais.
Os profissionais
passaram a ter uma maior descontração no vestuário e na apresentação pessoal,
mas para muitos foi importante estabelecer alguns critérios, principalmente nas,
vídeo conferências, para manter os tônus do trabalho, as vezes até dicas foram
passadas por outros colegas ou líderes para corrigir alguns exageros.
Estabelecer horários
certos para acessar as redes pessoais se fez necessário.
O rigor e o registro
das informações se fizeram necessárias para progresso e maior segurança na
realização do trabalho, em detrimento de comunicações verbais que antes podiam
gerar conflitos, de dito e não dito.
O controle de entradas
e saídas não impediu que alguns extrapolassem os seus horários para terminar determinadas
tarefas, ou até fossem requisitados após o expediente para resolverem problemas.
O mais difícil para a
grande maioria foi estabelecer uma rotina para realizar algum tipo de atividade
física, que possibilitasse se exercitar e ter uma descontração necessária para
manter a saúde física e emocional, como também para evitar a elevação da
ansiedade. Mas é fato que vários tutoriais de diferentes fontes foram liberados
para motivar e estimular as atividades físicas e de meditação.
Neste momento de
isolamento social, o trabalho “in home” mostrou grande eficiência para as
empresas que puderam incorporar esta prática para manter suas atividades e
sobreviver, a partir daí se estabeleceu uma nova dinâmica no mundo do trabalho.
Voltar ao antigo padrão
não será mais possível, essa experiência será marcada como um novo caminho nas
decisões empresariais.
“Precisamos
adotar uma abordagem mais flexível em relação ao local de trabalho e ao
trabalho que fazemos; uma que nos forneça o espaço físico e cognitivo para
aproveitar o incrível poder, insights e experiência que oferecemos, porém
focado não nos processos individuais, mas nos resultados gerais que nossas
organizações estão buscando alcançar”. — David Coplin, autor e antigo executivo
da Microsoft.
Natália Marques
Master Coach, Psicóloga, Especialista em Saúde Organizacional
Master Coach, Psicóloga, Especialista em Saúde Organizacional
Site e Blog www.nataliamantunes.com.br
Siga-me no Instagram @coachnataliantunes
(11)99910-9888 WhatsApp
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Inspire-se rumo ao Sucesso!