Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2020/02/a-importancia-da-escrita-cientifica.html], publicado em 09 fev 2020.
No
presente, é grande a importância da escrita científica. Tanto no contexto
acadêmico, assim como em diferentes textos e estilos de redação, quando
seguimos as regras da metodologia científica, reforçamos a argumentação
necessária ao fortalecimento das ideias/informações constantes de um texto, por
meio da menção das fontes consultadas para sua fundamentação.
Dito de outra forma, se afirmamos que
determinado fato aconteceu, e fornecemos detalhes sobre o mesmo, ao
mencionarmos números, localidade, envolvidos, providências, etc., assim como de
onde obtivemos cada um desses elementos, damos ao(s) nosso(s) leitor(es) todas
as informações de que pode(m) precisar para inteirar-se do assunto, formar uma
opinião pessoal e com isso, concordar ou até mesmo discordar.
Já os estudantes universitários
obrigam-se a cumprir as normas da Metodologia Científica, seja da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), American Psychological
Association (APA) ou as regras da metodologia VANCOUVER, conforme o
tipo de produção textual e a finalidade da mesma.
Neste sentido, reporto aqui um
trecho de meu primeiro ebook, trecho este que menciona Soares (2002),
explicando que os textos acadêmicos de cunho científico foram instituídos nos
cursos universitários, a partir de 2001 (DEL BUONO, 2015).
#abnt #vavouver #trabalhos |
Destaca-se que tal exigência surgiu a
partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei n. 9.394/96, ainda vigente, que rege
todos os níveis de ensino no país, inclusive o superior, como define o Artigo
53, Capítulo IV – Da Educação Superior, em seu texto original:
Art. 53º. No exercício de sua
autonomia, são asseguradas às universidades, sem prejuízo de outras, as
seguintes atribuições: [...]Inciso III - estabelecer planos, programas e
projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão
(BRASIL, LDB nº. 9394/96, p. 16-20).
Cabe
destacar ainda que algumas regras da escrita científica são utilizadas em
diferentes tipos de textos, pois, como explicado no início deste post, reforçam
a argumentação desenvolvida na comunicação feita, permitindo ao(s) leitor(es)
que fiquem bem informados.
O uso das citações diretas tem sido
comum há anos, especialmente nos livros didáticos do ensino fundamental e do
médio, e dessa forma, além de fornecer as fontes de onde os dados foram
obtidos, acostumam o olhar dos estudantes da educação básica.
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#APA
#VANCOUVER
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Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
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abntouvancouver2012
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS
TÉCNICAS – ABNT. NBR 14724/2005 – Trabalhos acadêmicos. 2005.
BRASIL. Ministério da Educação e
Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394, de
20 de dezembro de 1996. Disponível em:[http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf];
acesso em 05 dez 2019.
DEL-BUONO, Regina C. Como
elaborar o resumo da monografia? Coleção: Artigos e Monografias sem
Mistérios. São Paulo. 2015, 44f. ISBN: 691.132.
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