quarta-feira, 18 de março de 2020

6 ARMAS SECRETAS DE EMPREENDEDORES TÍMIDOS

Por: Washington Grimas:

O mundo dos negócios pode parecer intimidante para os mais introvertidos. Isso porque é muito comum encontrar empresários que usam e abusam do carisma para liderar equipes, engajar parceiros e negociar com clientes. Tudo isso sem nenhum calafrio. Mas isso não precisa ser regra. É importante que as pessoas mais tímidas saibam que desafios desse tipo não podem afastá-las do sonho de abrir um negócio. Pelo contrário: ambientes mais discretos e solitários podem ser uma vantagem, se bem utilizados. Assim como essas fraquezas podem atrapalhar a vida do empreendedor menos expansivo, há como suas características se tornarem seu maior aliado.
Há um equívoco de que todos os empresários são extrovertidos - personalidades turbulentas ou borbulhantes que são sempre a vida da festa. Mas eles não são. E mesmo aqueles que são extrovertidos podem ser tímidos.
Há uma distinção. Os introvertidos se sentem rejuvenescidos depois de terem tempo para estar sozinhos. Eles geralmente desfrutam de atividades silenciosas, como ler seu livro favorito ou passar um tempo com um amigo próximo. Por outro lado, os extrovertidos gostam de passar o tempo livre entre as pessoas, mas os tímidos são menos propensos a abrir um novo conhecimento imediatamente.
A timidez não precisa ser debilitante e não o desqualifica para se tornar bem-sucedido. Na verdade, empresários tímidos têm uma grande vantagem em relação aos seus homólogos extravertidos: eles quase nunca exageram ou surgem muito. A escuta eficaz é a habilidade mais importante que qualquer empreendedor poderia ter e é um talento que vem muito naturalmente para pessoas que são tímidas.
Se você se considera um empreendedor tímido, aqui estão algumas maneiras de cultivar seus pontos fortes.
1. Mostre, não diga. Se você é naturalmente tímido, provavelmente não gosta de falar em público, mesmo em pequena escala em uma sala de reuniões. Não arrisque o constrangimento tentando (e provavelmente falhando) lançar um executivo fora do punho. Em vez disso, quando você coloca um cliente, mostre o que você pode fazer para seus negócios. Crie uma apresentação que fale por si só e não depende tão fortemente da sua capacidade de fazer o tom perfeito.
#mostre
Alguns empreendedores deveriam atender as necessidades do cliente, mas muitos saem a campo como se o cliente fosse um inimigo numa batalha. “Temos que bater as metas, mas não ‘matando clientes’”. especialista.
Ouça as dificuldades do comprador para mais a frente mostrar como seu produto ou serviço pode ajudá-lo. Mapeie os problemas dele — aumentar o ticket médio, por exemplo. 
2. Prepare, prepare, prepare. Escreva e pratique seu passo de elevador antes de precisar. Você nunca sabe quem vai correr no caminho para almoçar ou enquanto espera na fila para o café. Se você tiver a oportunidade de se apresentar a um potencial cliente ou investidor, simplesmente entregue seu discurso como se estivesse falando com um amigo. Você vai sair mais natural na próxima vez que você precisa se apresentar e sua empresa para um grupo.
O conhecimento do seu mercado de atuação e produto é condição básica e essencial para qualquer empreendedor exercer suas atividades. Qual é o cliente que compra de alguém que não fala com segurança sobre a solução dos seus problemas? E somente quem conhece bem o que vende é capaz de falar com convicção para conquistar a confiança e o interesse do cliente.
Prepare-se
No mercado atual, onde o cliente está cada vez mais consciente de que não necessita meramente de um produto, mas sim da solução de seus problemas, vender ficou mais difícil. Essa dificuldade reside no fato de que o mercado está inundado de produtos e serviços dos mais diversos tipos, qualidades e preços, deixando o cliente cheio de dúvidas no momento da compra.

3. Contrate seus funcionários com sabedoria. Você é o seu melhor cartão de visita, mas não dói ter um forte time de vendas para apoiá-lo. Especialmente para posições em marketing e vendas, contratar pessoas cujas forças são suas fraquezas. Certifique-se de que as pessoas que você contrata compartilhar sua visão, mas incorporar habilidades que você falta.
Quando vamos a um médico, por exemplo, sabemos da importância da nossa saúde, e por isso nos preocupamos com o conhecimento que esse especialista tem, com as habilidades que possui e de que maneira essas competências se somam para que ele indique o melhor tratamento para o nosso caso. Há situações em que, antes de aderirmos a um tratamento, chegamos a nos consultar com diversos médicos, avaliando e optando por aquele que realmente apresenta os requisitos que consideramos essenciais.
Mas por que, na hora de escolher uma empresa de marketing, simplesmente deixamos de ser criteriosos e abrimos mão de requisitos que fazem toda a diferença?!?
Na cabeça de grande parte das empresas, principalmente das pequenas e médias, funciona mais ou menos assim: quem faz a venda é o comercial; quem faz as finanças é o financeiro; quem entrega é a produção. Então, para que “gastar” com uma empresa de marketing?… E, quando optam por investir nesse serviço, normalmente o principal motivo para a decisão de contratar um profissional dessa área é: “Vamos contratar serviços de marketing para vender mais!”.
#sabedoria
4. Use a tecnologia para sua vantagem. Se você é extremamente tímido, tente fazer uma reunião com seus clientes através da tecnologia. Você pode estar mais relaxado e achar mais fácil se comunicar através do IM, do Google Hangout e do Skype. Você ficará mais confortável se você planeja acompanhar com uma interação cara a cara.
Quando pensamos em tecnologia, a estratégia em usá-la é sempre que ela favoreça o negócio tornando as coisas menos complicadas. Pesquisas de TI e de desempenho empresarial dizem que a empresa é mais lucrativa quando alinha a tecnologia aos objetivos do negócio e que somente 1/4 das empresas conseguem fazer isso. Assustador, né? Mas calma, não é para ter medo, vou falar para você como acontece e como fazer para ser parte desse 1/4 que obtém sucesso na integração da tecnologia como arma estratégica.
Muitas empresas agem de forma equivocada, ao invés de tentarem compreender o papel da tecnologia e trabalharem em um todo para a integração das ferramentas, se limitam em dizer “não compreendemos a tecnologia” e a tratam como uma burocratização ou até a uma pedra no caminho, atrapalhando o trabalho e a produtividade. Se na sua empresa acontece isso, tome cuidado, esse tipo de atitude gera custo alto e baixo desempenho. 
#tecnologia
5. Mostrar paixão genuína. A verdadeira paixão, o tipo que faz com que seus olhos se acendem e o leva a continuar trabalhando, é contagioso. Sua paixão pelo seu negócio e seus clientes irá separá-lo e fazer com que outros o vejam. Passe a pequena conversa sobre o clima e compartilhe sua paixão com os outros. Compartilhe com seus clientes e clientes como e por que você começou seu negócio e o que você ama sobre isso.
Com certeza, fazer uma reflexão sobre o tema “paixão pelo que faz” é um pouco mais complexo e profundo do que parece, já que o empreender e ter sucesso continua sendo um problema no Brasil. Porém, se for esperar para agir até que todas as condições estejam ideais, você nunca irá atrás dos seus sonhos e daquilo que realmente trará realização.
Até o negócio dos sonhos possui aspectos repetitivos, estressantes, muitas vezes chatos e pouco divertidos. Por isso, a reflexão sobre o amor pela carreira vai além do trabalho ideal e perfeito. Lembre-se, qualquer empreendimento pode dar satisfação, aprendizado e promover o crescimento, mesmo que não seja aquele o almejado. O importante é se dedicar, aprender e compreender que as experiências profissionais fazem parte do caminho para chegar ao propósito maior.
Apaixone-se todos os dias pelo que você faz. Olhe para o objetivo e não para os obstáculos. Dessa forma, encurtará o caminho entre o sonho e a realidade e poderá fazer plenamente tudo aquilo que ama. 
#paixão
6. Empurre-se para fora da sua zona de conforto. Não é sempre sobre quem você conhece, mas quem conhece você. Mesmo que o pensamento de participar de eventos de rede faça você se sentir desconfortável, atenda-os de qualquer maneira. Faça um objetivo para atender um ou dois todos os meses. Apresente-se a pelo menos uma nova pessoa em cada evento. Você pode se surpreender com o número de portas que você pode abrir simplesmente ao estar no lugar certo no momento certo.
A extensão da zona de conforto varia de indivíduo para indivíduo. Alguns têm muita facilidade para falar em público, mas ficam acanhados ao abordar uma mulher, enquanto outros temem o simples fato de ter que comparecer diante de um pequeno grupo de pessoas.
A boa notícia é que você tem o poder – e a responsabilidade – de sair da sua zona de conforto. Até atingirmos a idade adulta, o desenvolvimento da nossa zona de conforto é muito influenciado pelos nossos pais e parentes. Quando você começa a voar por conta própria, você se torna o arquiteto da sua vida e o único responsável pela sua felicidade.
#zonadeconforto
Washington Grimas
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