Por: Washington Grimas:
O mundo dos negócios pode parecer intimidante
para os mais introvertidos. Isso porque é muito comum encontrar empresários que
usam e abusam do carisma para liderar equipes, engajar parceiros e negociar com
clientes. Tudo isso sem nenhum calafrio. Mas isso não precisa ser regra. É
importante que as pessoas mais tímidas saibam que desafios desse tipo não podem
afastá-las do sonho de abrir um negócio. Pelo contrário: ambientes mais
discretos e solitários podem ser uma vantagem, se bem utilizados. Assim como
essas fraquezas podem atrapalhar a vida do empreendedor menos expansivo, há
como suas características se tornarem seu maior aliado.
Há um equívoco de que todos os empresários são
extrovertidos - personalidades turbulentas ou borbulhantes que são sempre a
vida da festa. Mas eles não são. E mesmo aqueles que são extrovertidos podem
ser tímidos.
Há uma distinção. Os introvertidos se sentem
rejuvenescidos depois de terem tempo para estar sozinhos. Eles geralmente desfrutam
de atividades silenciosas, como ler seu livro favorito ou passar um tempo com
um amigo próximo. Por outro lado, os extrovertidos gostam de passar o tempo
livre entre as pessoas, mas os tímidos são menos propensos a abrir um novo
conhecimento imediatamente.
A timidez não precisa ser debilitante e não o
desqualifica para se tornar bem-sucedido. Na verdade, empresários tímidos têm
uma grande vantagem em relação aos seus homólogos extravertidos: eles quase
nunca exageram ou surgem muito. A escuta eficaz é a habilidade mais importante
que qualquer empreendedor poderia ter e é um talento que vem muito naturalmente
para pessoas que são tímidas.
Se você se considera um empreendedor tímido,
aqui estão algumas maneiras de cultivar seus pontos fortes.
1. Mostre, não diga. Se você é
naturalmente tímido, provavelmente não gosta de falar em público, mesmo em
pequena escala em uma sala de reuniões. Não arrisque o constrangimento tentando
(e provavelmente falhando) lançar um executivo fora do punho. Em vez disso,
quando você coloca um cliente, mostre o que você pode fazer para seus negócios.
Crie uma apresentação que fale por si só e não depende tão fortemente da sua
capacidade de fazer o tom perfeito.
#mostre |
Alguns empreendedores deveriam atender as
necessidades do cliente, mas muitos saem a campo como se o cliente fosse um
inimigo numa batalha. “Temos que bater as metas, mas não ‘matando clientes’”.
especialista.
Ouça as dificuldades do comprador para mais a
frente mostrar como seu produto ou serviço pode ajudá-lo. Mapeie os problemas
dele — aumentar o ticket médio, por exemplo.
2. Prepare, prepare,
prepare.
Escreva e pratique seu passo de elevador antes de precisar. Você nunca sabe
quem vai correr no caminho para almoçar ou enquanto espera na fila para o café.
Se você tiver a oportunidade de se apresentar a um potencial cliente ou
investidor, simplesmente entregue seu discurso como se estivesse falando com um
amigo. Você vai sair mais natural na próxima vez que você precisa se apresentar
e sua empresa para um grupo.
O conhecimento do seu mercado de atuação e produto
é condição básica e essencial para qualquer empreendedor exercer suas
atividades. Qual é o cliente que compra de alguém que não fala com segurança
sobre a solução dos seus problemas? E somente quem conhece bem o que vende é
capaz de falar com convicção para conquistar a confiança e o interesse do
cliente.
Prepare-se |
No mercado atual, onde o cliente está cada vez
mais consciente de que não necessita meramente de um produto, mas sim da
solução de seus problemas, vender ficou mais difícil. Essa dificuldade reside
no fato de que o mercado está inundado de produtos e serviços dos mais diversos
tipos, qualidades e preços, deixando o cliente cheio de dúvidas no momento da
compra.
3. Contrate seus
funcionários com sabedoria. Você é o seu melhor cartão de visita, mas não
dói ter um forte time de vendas para apoiá-lo. Especialmente para posições em
marketing e vendas, contratar pessoas cujas forças são suas fraquezas.
Certifique-se de que as pessoas que você contrata compartilhar sua visão, mas
incorporar habilidades que você falta.
Quando vamos a um médico, por exemplo, sabemos
da importância da nossa saúde, e por isso nos preocupamos com o conhecimento
que esse especialista tem, com as habilidades que possui e de que maneira essas
competências se somam para que ele indique o melhor tratamento para o nosso
caso. Há situações em que, antes de aderirmos a um tratamento, chegamos a nos
consultar com diversos médicos, avaliando e optando por aquele que realmente
apresenta os requisitos que consideramos essenciais.
Mas por que, na hora de escolher uma empresa de
marketing, simplesmente deixamos de ser criteriosos e abrimos mão de requisitos
que fazem toda a diferença?!?
Na cabeça de grande parte das empresas,
principalmente das pequenas e médias, funciona mais ou menos assim: quem faz a
venda é o comercial; quem faz as finanças é o financeiro; quem entrega é a
produção. Então, para que “gastar” com uma empresa de marketing?… E, quando
optam por investir nesse serviço, normalmente o principal motivo para a decisão
de contratar um profissional dessa área é: “Vamos contratar serviços de
marketing para vender mais!”.
#sabedoria |
4. Use a tecnologia
para sua vantagem.
Se você é extremamente tímido, tente fazer uma reunião com seus clientes
através da tecnologia. Você pode estar mais relaxado e achar mais fácil se
comunicar através do IM, do Google Hangout e do Skype. Você ficará mais
confortável se você planeja acompanhar com uma interação cara a cara.
Quando pensamos em tecnologia, a estratégia em
usá-la é sempre que ela favoreça o negócio tornando as coisas menos
complicadas. Pesquisas de TI e de desempenho empresarial dizem que a empresa é
mais lucrativa quando alinha a tecnologia aos objetivos do negócio e que
somente 1/4 das empresas conseguem fazer isso. Assustador, né? Mas calma, não é
para ter medo, vou falar para você como acontece e como fazer para ser parte
desse 1/4 que obtém sucesso na integração da tecnologia como arma estratégica.
Muitas empresas agem de forma equivocada, ao
invés de tentarem compreender o papel da tecnologia e trabalharem em um todo
para a integração das ferramentas, se limitam em dizer “não compreendemos a
tecnologia” e a tratam como uma burocratização ou até a uma pedra no caminho,
atrapalhando o trabalho e a produtividade. Se na sua empresa acontece isso,
tome cuidado, esse tipo de atitude gera custo alto e baixo desempenho.
#tecnologia |
5. Mostrar paixão
genuína.
A verdadeira paixão, o tipo que faz com que seus olhos se acendem e o leva a
continuar trabalhando, é contagioso. Sua paixão pelo seu negócio e seus
clientes irá separá-lo e fazer com que outros o vejam. Passe a pequena conversa
sobre o clima e compartilhe sua paixão com os outros. Compartilhe com seus
clientes e clientes como e por que você começou seu negócio e o que você ama
sobre isso.
Com certeza, fazer uma reflexão sobre o tema
“paixão pelo que faz” é um pouco mais complexo e profundo do que parece, já que
o empreender e ter sucesso continua sendo um problema no Brasil. Porém, se for
esperar para agir até que todas as condições estejam ideais, você nunca irá
atrás dos seus sonhos e daquilo que realmente trará realização.
Até o negócio dos sonhos possui aspectos
repetitivos, estressantes, muitas vezes chatos e pouco divertidos. Por isso, a
reflexão sobre o amor pela carreira vai além do trabalho ideal e perfeito.
Lembre-se, qualquer empreendimento pode dar satisfação, aprendizado e promover
o crescimento, mesmo que não seja aquele o almejado. O importante é se dedicar,
aprender e compreender que as experiências profissionais fazem parte do caminho
para chegar ao propósito maior.
Apaixone-se todos os dias pelo que você faz.
Olhe para o objetivo e não para os obstáculos. Dessa forma, encurtará o caminho
entre o sonho e a realidade e poderá fazer plenamente tudo aquilo que ama.
#paixão |
6. Empurre-se para fora
da sua zona de conforto. Não é sempre sobre quem você conhece, mas quem conhece
você. Mesmo que o pensamento de participar de eventos de rede faça você se
sentir desconfortável, atenda-os de qualquer maneira. Faça um objetivo para
atender um ou dois todos os meses. Apresente-se a pelo menos uma nova pessoa em
cada evento. Você pode se surpreender com o número de portas que você pode
abrir simplesmente ao estar no lugar certo no momento certo.
A extensão da zona de conforto varia de
indivíduo para indivíduo. Alguns têm muita facilidade para falar em público,
mas ficam acanhados ao abordar uma mulher, enquanto outros temem o simples fato
de ter que comparecer diante de um pequeno grupo de pessoas.
A boa notícia é que você tem o poder – e a
responsabilidade – de sair da sua zona de conforto. Até atingirmos a idade
adulta, o desenvolvimento da nossa zona de conforto é muito influenciado pelos
nossos pais e parentes. Quando você começa a voar por conta própria, você se
torna o arquiteto da sua vida e o único responsável pela sua felicidade.
#zonadeconforto |
Washington Grimas
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