“Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando o seu dinheiro em outro lugar”
Sam Walton – fundador
WalMart
Para
empreendedores e empresários, clientes podem parecer figuras difíceis de lidar,
mas são mais simples do que parecem.
Independente
do setor em que se trabalha, sejam lojas de departamento, restaurantes ou
salões de beleza, eles possuem demandas específicas e buscam suprir suas
necessidades em locais de confiança. Por esse motivo, é necessário entender o
que você pode oferecer além dos seus serviços rotineiros.
Existem
algumas razões simples que fazem com que os clientes busquem outras
alternativas e é importante prestar atenção em como você lida com a sua
empresa, seus colaboradores e os seus consumidores para não perdê-los.
Dados indicam que mal atendimento
e reclamações não atendidos somam 79% das razões para um cliente não voltar a
um estabelecimento. Outros
motivos são: vantagens melhores em outras organizações, mudança de endereço,
amizades comerciais e falecimento. Dessa forma fica ainda mais fácil
compreender como se faz para perder fregueses.
Confira
algumas dicas de como perder seus clientes:
Atendimento e vendas
O
atendimento é um dos pontos principais para fazer com que as pessoas se sintam
lesadas: vendedores desinteressados, grosseiros ou confusos fazem com que os
clientes percam a vontade de comprar algo. Há também os atendentes que forçam
ou são muito apressados para concluir uma venda.
Ambiente
Esse
também pode ser um dos motivos que faz com que as pessoas se sintam
incomodadas. Locais em que tudo parece desorganizado, com conversas paralelas
ou sem sentido e horários irregulares são extras para clientes deixarem de
frequentar um estabelecimento.
Administração
Erros
de administração são corriqueiros, mas alguns são efetivos na hora de fidelizar
ou não um cliente. Não se manter atualizado e acompanhar as tendências do seu
setor, deixar de ter um relacionamento e acompanhar o comportamento dos
fregueses, manchar a imagem da concorrência, tudo isso pode ser decisivo para
os clientes.
Portanto,
fique sempre atento no atendimento prestado ao seu cliente e sucesso!
André Castro - Contatos e Redes Sociais:
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Inspire-se rumo ao Sucesso!