Por: Cristian Machado de Almeida
O termo Indústria 4.0 nos últimos
anos está cada vez mais em nosso dia a dia, porém devemos olhar para a
sociedade com mais atenção para que possamos formar bons profissionais para que
tenhamos mão de obra qualificada.
O termo Indústria 4.0
está a cada dia ganhando mais força, e faz parte da transformação digital
que está a acontecendo e mudando todos os aspectos da vida empresarial e vida
social.
A digitalização cria
novas oportunidades, eficiência e bem-estar. Mas, ao mesmo tempo, desafia a
educação, o mercado de trabalho, e a inclusão social. O problema desta
transformação é que o ritmo a que as novas tecnologias ficam disponíveis é
maior do que o ritmo a que pessoas, organizações e governos se estão a adaptar
a estas mudanças. E é este gap entre a "tecnologia 4.0" e a
sociedade" que necessita de uma agenda política abrangente, coerente e
coordenada. Para os governos, o desafio é ter políticas que: explorem as
oportunidades da digitalização, orientem os desenvolvimentos na direção
desejada e faça efeitos adversos.
#tecnologia |
As empresas vêm
liderando o caminho na transformação digital, mas os governos percebem cada vez
mais a importância de digitalizar seus serviços. Em muitos países, a
digitalização do setor público esta a resultar em poupanças consideráveis, a
digitalização pode poupar dinheiro e oferecer uma maior conveniência e
velocidade na entrega.
Mas questão central é como esta nova
aprendizagem e reorientação em relação a novos empregos pode ser efetivamente
organizada. Não só a nível individual, mas também ao nível das empresas,
associações empresariais e governo e como essa responsabilidade deve ser
assumida. A educação e formação devem ser rápidas ao impacto da digitalização e
robotização.
O impacto da digitalização será
substancial para o emprego. Empregos, ou parte de funções, serão obsoletas ou
serão desempenhadas por máquinas ou algoritmos, o futuro do trabalho não é
apenas uma questão de quais os trabalhos que irão ou não sobreviver, mas é
também uma questão de reorganização do trabalho.
É sempre bom lembrar que não são os
empregos que serão substituídos pela automação, e sim algumas das tarefas dos
empregos.
Segundo o relatório da Education at a
Galce publicado em 11/09 o Brasil está entre os países com menor porcentual de
graduados nas áreas de (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Alguns
especialistas dizem que atrair bons estudantes para estas áreas será um dos caminhos
importantes para reforçar a economia em nosso país. Porém, a muitos anos aqui
no Brasil não é o que acontece, o que vemos em todo Brasil no que se diz
respeito a área da Educação é um esquecimento total da área, vide cortes de
verbas para as Instituições de Ensino desde as Universidades Federais até o
ensino básico.
O futuro é sobre as pessoas afinal, o
valor das tecnologias reside no conhecimento que nós, humanos, incorporamos e
como interagimos com elas. Precisamos de uma força de trabalho ágil e preparada
para o futuro, pronta para abraçar um mundo orientado por dados, em parceria
com a robótica e sistemas autônomos. O governo, as empresas e o mundo acadêmico
têm a responsabilidade de preparar a força de trabalho atual e as futuras para
as mudanças iminentes e radicais que estão por vir, e a sociedade precisa
aderir a esta nova revolução industrial. Se não houver uma mudança na
maneira com que nossos governantes olhem para nossa Educação, poderemos perder
uma oportunidade ímpar no sentido de evolução tecnológica nos próximos anos que
nem em 100 anos conseguiremos tirar esse atraso.
Cristian Machado de Almeida
Formado em engenharia de Produção e Pós Graduação
em Indústria 4.0.
Atualmente trabalhando na Startup Embria - Empresa
Brasileira de Inteligência Artificial, Industrial Startup Development na Nova
Fase Tecnologia.
Membro do Grupo de Estudos de Direito Digital e
Compliance na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-FIESP
Representante Comercial do Festival Internacional
de Tecnologia e Comunicação.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cristian-machado-de-almeida-510b8759/
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