quarta-feira, 4 de julho de 2018

Comportamento – Ferramentas de Planejamento


Por Lúcia Renata

Olá a todos!  Esse mês vamos falar sobre Planejamento?
Quais são as ferramentas que você utiliza para um bom desempenho?
Hoje eu quero falar sobre essa ferramenta muito utilizada pelos administradores de empresa e atualmente, utilizadas pelos Coachs, também. O PDCA.
Basicamente o PDCA, significa planejar, fazer, verificar e agir. É um considerado um ciclo constante utilizado para avaliar o plano inicial ou até mesmo melhor processo já existente.

Ciclo PDCA
PLAN – Planejar, essa etapa consiste em:
·                    Definir o problema;
·                    Definir os objetivos;
·                    Escolher o método;
·                    Questionar pelo menos 5X o “porque” que problema ocorreu, fazendo assim cada resposta ser mais completa.

DO – Fazer, colocar a “mão na massa”, executar o que foi planejado, no passo anterior:
·                    Treinar o método;
·                    Executar;
·                    Realizar eventuais mudanças;
·                    Não procurar a perfeição e sim a maneira mais prática a ser feito;
·                    Medir e registrar resultados.

CHECK – Checar/Verificar, essa etapa é muito importante, pois ela define o conceito do PDCA de ser um ciclo, assim depois de checar, como agir da melhor maneira.
·                    Verificar se o padrão está sendo obedecido;
·                    Verificar i que está funcionando e o que não está;
·                    Questionar “Por quê?” a cada passo;
·                    Com as respostas, treinar o método definido;

ACT – Hora de Agir com assertividade

·                    As coisas estão conforme programado? Continuar assim;
·                    Na verdade existem inconformidades? Então agir para corrigir e prevenir os erros;
·                    Melhorar o sistema de trabalho;
·                    Repetir as soluções que se mostram adequadas.

Ao final dessa fase, recomenda-se o inicio do ciclo para buscar uma melhoria continua.

Dicas para trabalhar com PDCA:
Depois de se dedicar muito a fase Panejar, passe para a fase do Fazer.
E caso perceba que na fase AGIR haja excessos de repetições ou tentativas, recomenda-se voltar para a fase Planejar.
Evite um “curto circuito” no ciclo, pulando fases ou dedicando tempo insuficiente aos questionamentos e a busca pelos “por quês?”.

Agora depois de ler esse artigo o que vai por em prática?

Boa reflexão e até a próxima.

Vem ser feliz AGORA! 

#comportamento
#PDCA
#luciarenatacoach
#mangerexecutivecoaching

Dúvidas? Contate-me!

Lúcia Renata
Career & Life Coach – Master Practitioner PNL – Analista Comportamental Neurosistêmico e Eneagrama das Personalidades

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Inspire-se rumo ao Sucesso!