Por Lúcia Renata
Olá a
todos! Esse mês quero fazer algumas provocações
para sua reflexão. Quero instigar seus pensamentos de forma diferente, afinal
esse é meu papel como Coach.
Qual é
sua opinião sobre o papel de um líder?
Quais as
características que um líder precisa ter?
Em cima
desses questionamentos vamos fazer algumas reflexões e analisar juntamente com
algumas referências da área que fala a respeito.
No livro:
“O Monge e o Executivo.” a primícia central é a liderança servidora, o papel do
líder que está a serviço dos seus liderados, ser aquele que está acompanhando,
fornecendo, amparando e conduzindo a sua equipe, para levá-la ao patamar de
equipe de alta performance.
E por
falar em alta performance, você saberia
me dizer quais as características para que ela seja considerada assim?
Ao visitar
o site Administradores, encontramos
10 itens que fazem uma equipe ser considerada de alta performance, são elas: autogerenciamento, antecipação, adaptação,
sinergia, evolução, criatividade, visão, democracia, modernidade e motivação.
- ü Quanto que sua equipe está focada nesses valores?
- ü O que as levam a praticar tais valores?
- ü Como você acredita que isso seja possível de ser alcançado?
- ü Porque é necessária a conscientização do líder em relação aos seus liderandos?
- ü Quem é a sua equipe?
- ü Quem ganha e quem perde com essa performance?
Prosseguindo
a nossa reflexão, quero citar outro exemplo de leitura que fará sua equipe
mudar a visão, o livro: “Nos bastidores da Disney”. Esse livro fala da
qualidade e do atendimento Disney, nas organizações.
A grande
primícia do atendimento Disney é a excelência no atendimento. No livro é relatado que se tivermos 1 milhão
de funcionários, serão 1 milhão de atendentes, 1 milhão de faxineiros, 1 milhão
de administradores, 1 milhão de bilheteiros, 1 milhão de servidores.
Não que
não existam cargos, claro que sim, é que o seu foco é a excelência no
atendimento, é o foco no processo, foco na qualidade, foco no desempenho, todos
são apenas um, é uma visão holística-sistêmica.
“Coragem
é a principal qualidade de liderança, em minha opinião, não importa onde ela é
exercida. Normalmente isso implica algum risco - em especial nas novas
empresas: coragem para iniciar e para permanecer.” ― Walt Disney.
Alguns
fundamentos da Empresa Disney:
- ü Desenvolva o melhor produto ou serviço que puder;
- ü Dê às pessoas treinamento eficaz para sustentar um atendimento excepcional;
- ü Aprenda com as suas experiências.
O que a
sua empresa tem feito sobre isso?
Para
finalizarmos esse assunto quero fornecer alguns dados sobre Liderando e Liderado.
Dados da Revista Época
Negócios pesquisa feita sobre pedidos de demissão:
Qual é a maior causa de pedidos de demissão numa
empresa? Excesso de trabalho? Salário baixo? Não: estudo da consultoria
BambooHR constata que 44% dos pesquisados alegam ter pedido demissão por causa
do “chefe tóxico”,
que lhes tirou a motivação de trabalho por uma série de razões. A maior
causa (mencionada por 20% dos entrevistados) é o chefe roubar o crédito pelo trabalho
feito pelo subordinado, sem reconhecer seu valor (e 63% condenam esse tipo de
“estelionato profissional”).
Em contra partida os colaboradores são contratados por suas
habilidades técnicas e são demitidos por seus comportamentos inadequados, como vemos
na reportagem da Revista Administradores:
"Muitas empresas
reclamam de não encontrar profissionais que dominem suas tecnologias, muitas
vezes muito específicas e únicas, e deixam de usar sua expertise para formar
mão-de-obra. Então, o inevitável acontece: contrata-se
pelo técnico e, em curto espaço de tempo, demite-se por conta de comportamentos incompatíveis com o
negócio, a missão, a visão e seus valores".
Chegamos
então a uma conclusão, que as organizações são formadas de pessoas e essas por
sua vez precisam de acompanhamento e desenvolvimento para que sejam obtidas as
melhores formas de desempenho, olhando pelo ponto de vista da administração
humanística, Elton
Mayo e Kurt Lewin, onde o olhar atento ao colaborador gera melhores
resultados, pois as pessoas se sentem incluídas e incorporadas ao negócio.
Agora
depois de ler esse artigo o que você pretende começar a fazer diferente?
Boa
reflexão e até a próxima.
Vem
ser feliz AGORA!
#comportamento
#serhumanointegral
#luciarenatacoach
#lideranca
Dúvidas?
Contate-me!
Lúcia Renata
Career & Life Coach – Master Practitioner
PNL – Analista Comportamental Neurosistêmico e Eneagrama das Personalidades
www.luciarenata.com.br
Olá! Muito pertinente seu artigo.
ResponderExcluirO líder deve desenvolver um papel de líder servidor. Se olharmos para Cristo, vamos compreender que essa é a decisão mais assertiva. Olhar através das lentes de contato e desenvolver a empatia é um processo decisório. Liderar é a arte de construir pessoas.
Muito obrigado pelo seu comentário, continue acompanhando o Blog!
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