quarta-feira, 6 de junho de 2018

Comportamento – Liderando e Liderado

Por Lúcia Renata

Olá a todos!  Esse mês quero fazer algumas provocações para sua reflexão. Quero instigar seus pensamentos de forma diferente, afinal esse é meu papel como Coach.
Qual é sua opinião sobre o papel de um líder?
Quais as características que um líder precisa ter?
Em cima desses questionamentos vamos fazer algumas reflexões e analisar juntamente com algumas referências da área que fala a respeito.
No livro: “O Monge e o Executivo.” a primícia central é a liderança servidora, o papel do líder que está a serviço dos seus liderados, ser aquele que está acompanhando, fornecendo, amparando e conduzindo a sua equipe, para levá-la ao patamar de equipe de alta performance.
E por falar em alta performance, você saberia me dizer quais as características para que ela seja considerada assim?
Ao visitar o site Administradores, encontramos 10 itens que fazem uma equipe ser considerada de alta performance, são elas: autogerenciamento, antecipação, adaptação, sinergia, evolução, criatividade, visão, democracia, modernidade e motivação.

  • ü  Quanto que sua equipe está focada nesses valores?
  • ü  O que as levam a praticar tais valores?
  • ü  Como você acredita que isso seja possível de ser alcançado?
  • ü  Porque é necessária a conscientização do líder em relação aos seus liderandos?
  • ü  Quem é a sua equipe?
  • ü  Quem ganha e quem perde com essa performance?
Prosseguindo a nossa reflexão, quero citar outro exemplo de leitura que fará sua equipe mudar a visão, o livro: “Nos bastidores da Disney”. Esse livro fala da qualidade e do atendimento Disney, nas organizações.
A grande primícia do atendimento Disney é a excelência no atendimento.  No livro é relatado que se tivermos 1 milhão de funcionários, serão 1 milhão de atendentes, 1 milhão de faxineiros, 1 milhão de administradores, 1 milhão de bilheteiros, 1 milhão de servidores.
Não que não existam cargos, claro que sim, é que o seu foco é a excelência no atendimento, é o foco no processo, foco na qualidade, foco no desempenho, todos são apenas um, é uma visão holística-sistêmica.

“Coragem é a principal qualidade de liderança, em minha opinião, não importa onde ela é exercida. Normalmente isso implica algum risco - em especial nas novas empresas: coragem para iniciar e para permanecer.” ― Walt Disney.

Alguns fundamentos da Empresa Disney:

  • ü  Desenvolva o melhor produto ou serviço que puder;
  • ü  Dê às pessoas treinamento eficaz para sustentar um atendimento excepcional;
  • ü  Aprenda com as suas experiências.

O que a sua empresa tem feito sobre isso?
Para finalizarmos esse assunto quero fornecer alguns dados sobre Liderando e Liderado.
Dados da Revista Época Negócios pesquisa feita sobre pedidos de demissão:
Qual é a maior causa de pedidos de demissão numa empresa? Excesso de trabalho? Salário baixo? Não: estudo da consultoria BambooHR constata que 44% dos pesquisados alegam ter pedido demissão por causa do “chefe tóxico”, que lhes tirou a motivação de trabalho por uma série de razões. A maior causa (mencionada por 20% dos entrevistados) é o chefe roubar o crédito pelo trabalho feito pelo subordinado, sem reconhecer seu valor (e 63% condenam esse tipo de “estelionato profissional”).
Em contra partida os colaboradores são contratados por suas habilidades técnicas e são demitidos por seus comportamentos inadequados, como vemos na reportagem da Revista Administradores:
"Muitas empresas reclamam de não encontrar profissionais que dominem suas tecnologias, muitas vezes muito específicas e únicas, e deixam de usar sua expertise para formar mão-de-obra. Então, o inevitável acontece: contrata-se pelo técnico e, em curto espaço de tempo, demite-se por conta de comportamentos incompatíveis com o negócio, a missão, a visão e seus valores".
Chegamos então a uma conclusão, que as organizações são formadas de pessoas e essas por sua vez precisam de acompanhamento e desenvolvimento para que sejam obtidas as melhores formas de desempenho, olhando pelo ponto de vista da administração humanística, Elton Mayo e Kurt Lewin, onde o olhar atento ao colaborador gera melhores resultados, pois as pessoas se sentem incluídas e incorporadas ao negócio.

Agora depois de ler esse artigo o que você pretende começar a fazer diferente?

Boa reflexão e até a próxima.

Vem ser feliz AGORA! 

#comportamento
#serhumanointegral
#luciarenatacoach
#lideranca

Dúvidas? Contate-me!

Lúcia Renata
Career & Life Coach – Master Practitioner PNL – Analista Comportamental Neurosistêmico e Eneagrama das Personalidades
www.luciarenata.com.br

2 comentários :

  1. Olá! Muito pertinente seu artigo.
    O líder deve desenvolver um papel de líder servidor. Se olharmos para Cristo, vamos compreender que essa é a decisão mais assertiva. Olhar através das lentes de contato e desenvolver a empatia é um processo decisório. Liderar é a arte de construir pessoas.

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    1. Muito obrigado pelo seu comentário, continue acompanhando o Blog!

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