Autora:
Marisol Bufemann
Ao se
deparar com uma pesquisa de clima organizacional, muitas questões permeiam a
mente dos gestores que buscam saber como está o clima na empresa, pois isso
envolve a necessidade de identificar os sinais de clima positivo e negativo
apresentados pelos colaboradores, os fatores que influenciam o clima, os
resultados da pesquisa e o plano para melhorias.
Entretanto,
é importante lembrar que sempre que a empresa for aplicar uma pesquisa desse
tipo, é preciso que haja uma ampla divulgação e conscientização de todos sobre
a necessidade de tal pesquisa, suas vantagens, o que será avaliado, como e
quando será realizada, para que todos participem ativamente.
Pode-se
dizer que uma empresa que possui um bom clima organizacional se destaca por ter
um ambiente agradável para trabalhar e pessoas mais felizes e motivadas,
desenvolvendo as suas atividades com maior envolvimento e comprometimento.
Naturalmente, isso reflete em maior produtividade, melhor qualidade dos
serviços e produtos desenvolvidos, melhor desempenho e resultados mais
expressivos. Diante disso, os gestores estão dando mais atenção ao clima
organizacional em suas empresas, pois ele se tornou essencial para o equilíbrio
da sua equipe e para alcançar os resultados que desejam.
Porém,a
análise do clima não é tão simples assim, pois ele é normalmente de difícil
visualização. Por isso uma das formas de percebê-loé observar e analisar
algumas manifestações dos colaboradores que, são na verdade, sinais de
aprovação ou reprovação a um ou diversos fatores ou condições reais ou
aparentemente existentes.
Pesquisa de Clima |
Já os sinais de clima positivo podem ser percebidos
quando existe senso de economia, relacionamento fácil, envolvimento das pessoas
nas tarefas, boa comunicação entre colegas e chefia, confiança demonstrada nos
gestores, qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, participação na vida
da empresa e nas reuniões festivas, grande número de sugestões de melhorias,
poucas reclamações de clientes, etc..Diante desses sinais, os gestores
conseguem saber como está a satisfação com os fatores do clima da empresa,
antes e depois da pesquisa realizada.
Vale
lembrar que o clima organizacional é considerado como o indicador do grau de
satisfação dos membros de uma empresa em relação a diversos fatores, como:relacionamento
com colegas e com a chefia, possibilidade de carreira na empresa,
reconhecimento pelo trabalho ou esforço, liderança, treinamento e
desenvolvimento dos colaboradores, política salarial e de benefícios, condições de trabalho, satisfação pelo trabalho
que executa, comunicação, entre outros.
Cada
empresa pode selecionar o tipo e a quantidade de fatores que achar mais
adequado a sua necessidade, como também pode escolher a periodicidade, o
formato e o tipo de aplicação que desejar,desde que estes consigam medir com a
maior clareza possível, como está a satisfação dos colaboradores com relação
aos fatores que influenciam o clima da organização.
No
grupo Boticário, por exemplo, a pesquisa de clima é feita a cada dois anos, a
qual é considerada como o “retrato da empresa”. As empresas que fazem parte do
grupo são: O Boticário, Eudora, Novos negócios, Aerofarma e Fundação O
Boticário. Para eles, o resultado deste estudo permite que, por meio da
percepção dos colaboradores, o grupo reconheça o que tem de bom e enxergue o
que pode ser ainda melhor.
Já na
Embraco (multinacional do setor de compressores
herméticos para refrigeração), a pesquisa de clima organizacional (PCO) é feita
anualmente, e se tornou um dos pilares da estratégia de Gestão de Pessoas. A PCO
foi renomeada para Pesquisa de Engajamento da Embraco (PEE), para ter também
uma abordagem de engajamento, além de clima e satisfação. Os fatores analisados
nessa empresa são: treinamento,
crescimento pessoal e profissional, talentos e desenvolvimento das pessoas,
liderança, remuneração,relacionamento, comunicação, entre outros.
Por conta
disso, essa pesquisa de clima se tornou um instrumento de diagnóstico para
levantar, analisar e interpretar a opinião, avaliação e nível de concordância
dos colaboradores a respeito da cultura, políticas, lideranças, usos, costumes,
normas e procedimentos já existentes e praticados ou que estão sendo
implantados. Esse tipo de pesquisa procura identificar pontos internos de
resistência, atritos, dúvidas ou contrariedades, para eliminá-los ou
atenuá-los, e pontos de concordância e de motivação, para a efetivação de ações
reforçadoras.
Vale
ressaltar que a pesquisa de clima organizacional não deve ser feita apenas para
conhecer opiniões ou detectar satisfações e insatisfações. Todas as
informações dessa pesquisa devem ser usadas de forma estratégica, assim a
organização poderá tomar decisões para corrigir os problemas e insatisfações
levantados e elaborar o seu plano de ação. Assim os planos de ação serão
estabelecidos para reforço de algum fator considerado positivo pelos
pesquisados, ou para as correções possíveis naqueles fatores que foram
considerados como insatisfatórios e que são passíveis de serem corrigidos.
A
elaboração e aplicação de um bom plano de ação, baseado nos resultados apresentados,
resulta em melhoria em todos ou pelo menos quase todos os fatores pesquisados, mas
é importante que a pesquisa seja feita frequentemente, para possibilitar a
mensuração e análise dos dados e melhoria contínua. Isso tudo é necessário,
porque é evidente que um
ótimo local de trabalho, onde exista um excelente clima organizacional,é um dos
pontos relevantes que contribui para o sucesso de qualquer empresa.
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Obrigado por compartilhar este conhecimento que é de grande valia, foi uma ótima leitura e muitos pontos do texto certamente me ajudarão a liderar melhor a minha equipe de colaboradores. Parabéns pela publicação.
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