segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Pac-Man tinha apenas 14Kb

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/12/o-primeiro-pac-man-tinha-apenas-14kb-revela-criador-do-personagem.html
Toru Iwatani, criador de Pac-Man (Foto: Felipe Vinha)

Experiências e Carreira, os Estudos - Gestão de Qualidade

Ola Boa Semana!... então..o tempo foi passando e os desafios aumentando e as dificuldades também, depois migramos para Windows NT e Windows 2000, Fox Pro for Windows, planilhas eletrônicas, internet, intranet e conexão com filiais, interligação de dados.
A empresa também estava preparando seu Sistema Geral de Gestão da Qualidade, claro T.I. não poderia ficar fora e comecei a estudar o assunto por necessidade e gostei, fiz cursos de gestão de dados, controle de informação, gestor da qualidade interna e todo o setor ficou mergulhado no processo.
Muita interação entre os setores, compartilhamento de informações entre os colegas, reuniões infindáveis!
E a faculdade um capítulo à parte, muitos trabalhos, provas, cada semestre um aprendizado forte e diferenciado, a logística de deslocamento do quilômetro 29 da Raposo Tavares, no bairro rio cotia até a faculdade que ficava próximo a barra funda depois das 17:00 hs, muito tempo em ônibus e baldeações!
Depois venho o fatídico (11de setembro, 11/9/2001), aí... algumas coisas mudaram, o mundo ficou mais apreensivo.


Até o Próximo Post!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Experiências e Carreira, os Estudos - Ótimo emprego, início da faculdade

Ola...como estão! continuando... depois de um ano e pouco, na assistência técnica, houve um enxugamento e fiquei sem o emprego, mas ainda lecionava à noite, foi neste dias que aconteceu algo muito interessante, ao encontrar uma pessoa no elevador do prédio que eu morava, e conversando sobre política, emprego e etc, numa noite fria a chuvosa, esta pessoa falou-me que tinha necessidade de um "programador" em FOX Pro, me candidatei à vaga e depois de um teste na empresa fui contratado!
O local era distante, no quilômetro 29 da Raposo Tavares, no bairro rio cotia, uma farmo-química, foi muito bom! a empresa pagava bem, tinha refeitório e um clima muito bom entre os colegas.
Logo que cheguei me colocaram para refazer todo o cabeamento, enquanto eu tentava entender a estrutura do banco de dados, depois foi planejar as estatísticas (para a folha de pagamento, para compras, vendas, que posteriormente eu mesmo implantei) Lá usava rede Novel, com Fox-Pro For D.O.S.  
Continuei lecionando, mas agora reduzi minha carga horária para no máximo duas noites por semana,para me dedicar à empresa e não ficar muito cansado.
Minhas atribuições foram aumentando aos poucos e também atendia usuários, fazia compras de equipamentos e suprimentos, cuidava do backup, restaurações, fiz projetos para acesso a internet, e uma intranet e colaborava com a gestão de qualidade da empresa que estava tentando a certificação.
Neste período fiz mais alguns cursos e logo em seguida abdiquei das aulas à noite para entrar na faculdade para fazer Sistemas de Informação, na Oswaldo Cruz.
E tudo começou com um papo no elevador!


Até o Próximo Post!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Aumentando suas chances - trabalho/emprego - Parte 5

Mudanças rápidas, graduais, ou bem devagar... não importam, as coisas mudam, sempre mudam,  e não seria diferente no mercado de trabalho, estejas preparado.
Já falei aqui sobre diferença de trabalho e emprego.... Enquanto o primeiro se refere a atividade executada o segundo refere-se ao cargo. (Dicionário do Pensamento Social do Século XX), então, quem sabe começar a procurar trabalho, projetos, clientes para sua atividade, ao invés de procurar "somente" emprego?
Tudo bem, você estudou muito, fez cursos, atualizou-se, mas , habitue-se a mudanças, atualizando network, cursos, seu Linkedin, Lattes, seu currículo.
Na hora da entrevista, não basta estar bem escrito no currículo e você pensar que sabe tudo que precisa, muitas empresas fazem testes práticos para comprovar competências que precisam dos candidatos, portanto treine em casa, aquela planilha ou digitação.

Lembre-se, não é o que você sabe, e sim o que você pode provar que sabe!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Experiências e Carreira, os Estudos - Cheguei à São Paulo

Ola Bom dia, em 5 de dezembro de 1998 desembarquei em São Paulo/Capital, e próximo do natal emprego não é fácil, então fiquei um tempo trabalhando informalmente de atendente de uma vídeo locadora.
Aproveitei o tempo para conhecer melhor a capital paulista, estava morando na Bela Vista, bem no centro e isto me facilitou a locomoção, enviei vários currículos para empresas e para escolas.
A insistência, levou-me em janeiro de 1999, a uma empresa de assistência técnica de máquinas fotográficas digitais, no centro da cidade, me deslocava a pé e até almoçava em casa, um privilégio para uma cidade gigante como esta.
Lá fiz o Banco de Dados local (do estoque de peças) da empresa e também atendia no balcão, ajudando clientes com o software da câmera.
A empresa tinha também filiais no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, e devido ao meu conhecimento de drives e instalações, fui enviado para Porto Alegre para auxiliar nos trabalhos daquela unidade, instalei o Bando de Dados lá, e também ensinei sobre os drives das câmeras.
Logo em seguida comecei a lecionar numa escola perto da praça 14bis, duas noites por semana, para início já estava bom!


Abaixo uma foto de 1999 nesta empresa.

Assistência técnica de máquinas fotográficas digitais 1999

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Aumentando suas chances - trabalho/emprego - Parte 4

Para a entrevista, chegar no local sempre uns 15 minutos mais cedo.
Se for possível interaja com quem estiver também esperando a vez na entrevista, assim pode trocar informações sobre o mercado.
Fale um pouco sobre você, mas, faça perguntas para as outras pessoas, suas qualificações, ou sobre experiências anteriores, fale de atualidades, mas deixe elas falarem!

Observe como elas se portam, se vestem, como falam, gesticulam, neste momento você pode perceber oportunidades de melhorias em você mesmo! E ao mesmo tempo está conhecendo seus concorrentes.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Experiências e Carreira, os Estudos - decisões

Ola tudo bem...ótima semana à todos! Então.. todos temos que rever prioridades e entre as minhas estavam estudar, e depois de um tempo trabalhando em três empregos como disse no post anterior, uma hora eu tinha que cansar, e foi o que aconteceu. No final de 1996 decidi em investir mais cursos de informática e em lecionar, pois tinha gostado muito da profissão, liberdade de horários, contatos e a velocidade que meu aprendizado tinha adquirido nos últimos anos.
No início de 1997, tomei uma decisão que alguns diriam que seria uma furada, pedi demissão do serviço público, e da empresa que trabalhava à noite, na compensação de cheques, continuei lecionando na Escola Nacional e investi na minha empresa de serviços e treinamentos ao mesmo tempo que fiz alguns cursos, por exemplo de Windows NT.
Como tinha empresa registrada, me candidatei nos treinamentos do governo (FAT) peguei algumas turmas e locava salas de escolas já consolidadas que tinham a estrutura necessária, foi muito bom, muitas turmas, muito trabalho.
Também atuei como professor na própria Data Control, em março 1997 entrei para trabalhar no Sport Club Internacional como auxiliar de secretaria, atuava no futebol profissional, fazia estatísticas de jogos, e outras muitas coisas legais, também assisti muitos jogos das cabines e de dentro do campo, além de conhecer os jogadores.

Apesar da experiência muito interessante, para meu crescimento profissional não poderia me furtar de procurar novos horizontes, e foi o que fiz no final de 1998, mais precisamente dia 05 de dezembro, vim para São Paulo, mas isto já é uma história para o próximo post.

Até o próximo post!

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Aumentando suas chances - trabalho/emprego - Parte 3

Invista em Networking (rede de contatos), ex-colegas de empresas, fornecedores, clientes, ex-colegas de escola.
Esteja atendo aos sinais de mercado, para onde sua profissão está indo?
Tem novas mudanças no seu mercado?
Está em um momento de alta ou baixa?
Sua formação é muito importante, invista sempre em seus estudos.
Faça a faculdade, o ensino superior é fundamental para suas pretensões de carreira.
Se for possível faça certificações na sua área, elas também contribuem para sua empregabilidade
Faça cursos de atualização, tem vários cursos na internet e alguns ainda fornecem certificados e são de graça.

http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos
http://eadsenaies.com.br/cursos-online/#content
http://www.ev.org.br/CURSOS/Paginas/Online.aspx
http://www.veduca.com.br/cursos/gratuitos
https://www.microsoft.com/pt-br/learning/offers.aspx

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Carreira, estudos e a primeira vez em uma sala de aula.

Ola boa semana à todos!, Continuando.....Em 1992 na DAF/SEC (Diretoria Administrativa Financeira da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul) tinha muito trabalho, fazia um pouco de tudo, instalação de computadores, redes, e controle de custos, banco de dados feitos em access e fiz muitos contatos e amigos.
Nesta época trabalhava meio turno e neste mesmo ano comecei a procurar outra atividade para ocupar o restante do tempo e, vi um anuncio de uma escola em Porto Alegre (Escola Nacional de Informática) que ficava na rua Dr Flores 105, e foi assim que comecei a lecionar, o primeiro curso que lecionei foi de Lotus 123, mas também teve de Windows, Harvard Gráfics, Quattro Pro, Wordstar, Word, Access.
Neste período meu conhecimento sobre informática, e na área da educação voltada para tecnologia cresceu exponencialmente, participava de Conferências, Workshops e Feiras do setor, cheguei a vir para São Paulo, participar da 7ª Fenasoft em 1993.
Em 1994, abri uma empresa, fazia trabalhos como, instalação de redes, treinamentos particulares e consultorias.
Em 1996 fui trabalhar para uma empresa de serviços que fazia compensação de cheques no horário da madrugada (fazendo banco de dados Em DBase III-Plús, e por um tempo, conciliei os três empregos (na escola de manhã, na SEC à tarde, e na compensação de cheques de madrugada) muitas horas de trabalho e muito sono.
Gostaram.. se perderam alguma parte dá uma olhada nos post´s anteriores.

7ª Fenasoft - São Paulo 1993

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Aumentando suas chances - trabalho/emprego - Parte 2

A elaboração do seu currículo deve ser feita com critério, na internet tem vários modelos e sugestões de formatos, mas não esqueça.

Objetivo: seja claro quanto a área que pretende, este item normalmente no inicio da carreira, já diz a que você venho.
Formação acadêmica: mencione suas graduações completas ou em andamento(Exemplo: Curso: Ciência da Computação, nome da Entidade Acadêmica, Ano da graduação e/ou término previsto)
Cursos extracurriculares: descreva cursos que fez ou em andamento (Exemplo: Pacote Office, Telefonia móvel)
Idiomas: Você fez algum curso? é autodidata? escreva o seu nível neste quesito (Exemplo: inglês avançado)
Experiência profissional: Nome da empresa, Cargo, Período, Atribuições e atividades realizadas.
Se você fez algum trabalho voluntário será interessante mencionar.
Para os profissionais com um pouco mais de bagagem, podem adicionar no início do currículo, Resumo das qualificações profissionais (breve descritivo de suas experiências e seus pontos fortes).

Então, você fez a lição de casa, e depois de algumas tentativas conseguiu marcar entrevistas, e agora? Verifique alguns itens antes de sair de casa, por exemplo:
A logística de deslocamento é muito importante, como chegar ao local, meio de transporte mais adequado ou necessário, horário de saída para não chegar atrasado.
Observe o horário, nunca chegar atrasado, uma antecedência de uns 15 minutos já está bom.
Em sua logística de deslocamento verifique: Marcar duas entrevistas no mesmo dia é viável? uma entrevista às 09:00 horas e outra as 15:00 horas, você vai voltar para casa ou vai almoçar na rua? em tempos de “vacas magras”, tudo isto envolve custos, pense na logística de deslocamento.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Experiência, estudos e o início da primeira virada profissional

Ola tudo bem com vocês que acompanham o Blog!, Estou aquela fase do exército, em que eu não conseguia emprego de jeito nenhum e muito menos emprego registrado...e fui me virando como foi possível, arrumei um emprego de  Auxiliar de cozinha em um restaurante, lavei muitos pratos nesta época, e aos 18 anos fui parar no 3ºICFEX(Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército), no começo foi legal, mas quando teve que fazer a instrução para o batalhão, na PE (Polícia do Exército) fui dispensado.
A virada profissional começou nos anos 1990 quando trabalhava no Atacado de secos e molhados, fui fazer um curso de Dbase III-Plús Básico e  comecei ajudar outros colegas de classe com as tabelas e relatórios, com isto, conheci uma pessoa que me fez uma proposta de trabalho, fui conferir e em 1992 entrei para trabalhar na DAF/SEC (Diretoria Administrativa Financeira da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul) com cargo comissionado, meu primeiro emprego registrado na área de informática.
Início da informatização no setor, computadores AT-80286, AT-80386 SX, AT-80486 DX 4, além de fazer cabeamento de redes estruturado, eu já programava em FOX-PRÓ for DOS, Intranet´s  e fazia planilhas complexas com funções e muitas macros, gráficos demonstrativos e estatísticas.
Em outros planos, o do futebol..depois de uma década de 80 sofrida para meu Colorado, em 1992, meu Inter foi BI-Campeão Gaúcho e Campeão da Copa do Brasil, na final com o Fluminense depois de uma derrota nas Laranjeiras por 1x2, no Gigante foi 1x0 com um pênalti aos 39 do segundo tempo, mas convertido aos 42 (de tanta confusão)que muito dizem que foi "Mandrake", batido no meio do Gol pelo Célio Silva.. Grande jogo.. eu sei.. Eu estava Lá, naquela noite!
Gostaram.. se perderam alguma parte dá uma olhada nos post´s anteriores.

Secretaria da Educação-RS


Até o Próximo Post!

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Aumentando suas chances - trabalho/emprego - Parte 1

Para aumentar suas chances de empregabilidade, tenha em mente que é preciso estar sempre em movimento, em constante atualização e atento aos "sinais do mercado" na sua área de atuação.

Algumas dicas simples podem ajudar na sua busca!



  • Tenha um currículo sempre atualizado.
  • Nunca mentir no currículo.
  • Estude tudo sobre a sua área de atuação e áreas co-relatas as vezes uma atividade ao redor da sua área principal pode abrir outras portas e ampliar sua visão do seu setor e oportunidades.
  • Quando verificar uma vaga que te interesse, estude, a empresa, quem ela é, endereço, pesquise, clientes, fornecedores,  missão, visão, valores, ramo da atividade da economia (comércio, indústria...)sobre a vaga, os requisitos acadêmicos e experiências necessárias, ou seja, faça a lição de casa, normalmente estas informação já estão disponíveis no próprio site da empresa.
  • Elabore seu currículo para aquela vaga, não para "mais uma"
  • Caixas postais dos emails são normalmente organizadas em ordem decrescente (o último email enviado é o primeiro que aparece) então envie seu currículo nas primeiras horas da manhã, assim quando o recrutador chegar verá seu currículo primeiro, do que, da pessoa que envio na noite anterior.
  • Cadastre-se nos sites das empresas, muitas empresas tem um (Trabalhe Conosco) e procuram ali primeiro!
  • Ligue para a empresa (algumas tem o telefone no site), diga que viu a vaga e que já quer marcar uma entrevista e veja o que acontece, tenha pró-atividade, sem ser arrogante!
 
Você sabe a diferença entre trabalho e emprego?
Enquanto o primeiro se refere a atividade executada o segundo refere-se ao cargo. (Dicionário do Pensamento Social do Século XX),


mais dicas no próximo post!

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Mais.. Experiências, Carreira e Estudos

Olá, bom dia! Anos 1990 chegando e eu ainda trabalhei em um Bar e Lanchonete no final de 1989, fazendo lanches, cuidando do estoque e atendando no balcão, em 1990 trabalhei em uma academia de ginástica, administrando matrículas, cadastro de alunos, materiais de escritório, e em 1991 em um Atacado de Secos e Molhados, com serviços de escritório e cobranças, fiz um curso de Linguagem Cobol na antiga escola Data Control que em seus tempos de auge chegou até a patrocinar grandes times do Futebol Brasileiro.
Época de empregos diversos e muito aprendizado, entre 1991 e 1992 fiz alguns cursos, introdução à informática, operador de microcomputador e Dbase III- Plús Básico no Senac de Porto Alegre, e observei também como é importante aprender, como lidar com pessoas.
Na academia e no Atacado de secos e molhados, já fazia planilhas eletrônicas (Lotus 123, Quattro Pro), Edição de textos (Wordstar) e manipulava banco de dados, por isto a necessidade de fazer o curso, mas meu primeiro emprego registrado em informática viria mesmo só mais tarde.

Algumas fotos de saudosas épocas!

Eu Criança
1988 em casa fazendo um serviço de manutenção
Academia de Ginástica 1990

















Cancha da PUC-RS 1991
Até o próximo post!


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Experiências e Carreira, os Estudos

1989, Ano de muita transformação, queda do muro de Berlin, primeira eleição direta no Brasil em 29 Anos!!
Eu, ainda engatinhava na vida profissional, tinha saído do trabalho de instalações de antenas e estava vendendo refrigerantes de porta em porta (uma Kombi cheia de garrafas, Eu e mais dois colegas nos bairros de Porto Alegre) muitas vendas!
Nos estudos eu andava mal, mas..por pouco estudo mesmo, mas já comecei a fazer alguns cursos e meu primeiro foi Datilografia! é ainda tinha gente que fazia cursos de datilografia no final dos anos 80!... Eu kkkkkkk
Neste mesmo período vi umas revistas nas bancas que com tutoriais e ensinavam programação iniciei com BASIC (acrônimo para Beginner's All-purpose Symbolic Instruction Code; em português: Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes) e COBOL (sigla de Common Business Oriented Language) - Linguagem Comum Orientada para os Negócios é uma linguagem de programação orientada para o processamento de banco de dados comerciais e DBASE um SGBD para criar ótimos bancos de dados que tinha sido criado dez anos antes, nunca decolou efetivamente, mas foi importante na minha formação profissional.
Em 1987, meu primeiro emprego de com carteira assinada, auxiliar de serviços gerais-estoquista, numa loja de calçados no centro de Porto Alegre e em 1988 Vendedor de assinaturas de revistas!
Nestes anos eu já estava cursando Eletrotécnica no Colégio Parobé, na época, uma referência em Porto Alegre.
É... anos 80 chegando ao fim e eu me virando pra tentar aprender e trabalhar.
O Ano de 1989, ainda guardava algumas coisas interessantes, na China jovens querendo mais liberdade se manifestaram na Praça da Paz Celestial, no futebol a final do Brasileirão São Paulo X Vasco (deu Vasco nos Pênaltis) e na Formula Indy o grande Emerson Fittipaldi se tornou Campeão! (o primeiro não americano) e ainda teve a fogueteira do Maracanã nas Eliminatórias da Copa!

IBM PC 5150

Até o próximo post!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Experiências e Carreira. O Início

1985.. grande ano, Ano Internacional da Paz, Ano do Primeiro Rock in Rio, o Filme de Volta pra o Futuro!
quanta coisa.
Nos anos 80 também arrumei meu primeiro emprego, instalador de antenas VHF/UHF, Parabólicas etc..
Fazia instalações residenciais e em empresas, quando não era possível acessar o forro dos prédios internamente.. subia as vezes por fora, claro não como o Homem Aranha...kkkkk mas com andaime, por causa deste trabalho aprendi aí minhas primeiras matérias técnicas, ondas de rádios, ondas eletromagnéticas, que ajudavam a posicionar as antenas e depois viriam a ser muito úteis na minha vida acadêmica!
Lia muito sobre as mudanças que ocorriam na política e economia, e gostava de jogar nos Vídeo Games da época  como o ATARI, na casa dos amigos, já que Eu não tinha.
Algumas grandes mudanças nestes anos, saímos de um sistema autoritário para democrático, mas por exemplo em 1986 tivemos uma inflação de mais de 79%!!
Meus conhecimentos nesta época em Sistemas de Informação ou Tecnologia de Informação começaram a ser adquiridos somente nas bibliotecas das escolas e as poucas revistas de informática, que poucas bancas tinham disponível (nada de internet nos anos 80) e hoje quanto tempo você consegue ficar sem Internet?
No Início a internet chamava-se ARPANET, engatinhava em número de usuários e estava restrita aos EUA (meio militar, acadêmico) e uns 400 hots. Então acesso em Porto Alegre nos anos 80.... nem pensar rsss
Em 1989 por exemplo tivemos no Brasil, congelamentos de preços troca da moeda que nesta altura passa a se chamar Cruzado Novo (NCz$) porque no ano anterior a coisa tava feia (inflação de mais de 1.000 %) mas também tivemos coisas boas, como a histórica queda do mudo de Berlim!
E pra encerrar hoje quem daquela época lembra a Final do Brasileiro de 1985? (Bangu Atlético Clube X Coritiba Foot Ball Club). Impressionante!
Rádio anos 80

Segue abaixo alguns Links Interessantes!!

40 Mapas que explicam a internet

Infográfico da Internet anos 60 até 80
Até o próximo post!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Experiências e Carreira

Inicio hoje uma série de breves relatos sobre minhas experiências profissionais e com TI (Tecnologia de Informação) / SI (Sistemas de Informações)  ou como alguns queiram informática. Não terá ordem cronológica exata, mas relatos verídicos.
Começo como tudo deve começar, do início, lá nos idos dos anos 80 !!!!!

Anos 80, que década incrível! e como dizem alguns, perdida, mas será que foi mesmo?
Minha jornada profissional,  por exemplo começou nela  e tenho muitas boas lembranças.
Tempos difíceis de economia louca, turbulência política (pra dizer o mínimo)  parece que estamos revivendo tudo de novo?  Mas com algumas diferenças com certeza.
Lembro-me de que tínhamos reserva de marcado! (Lei 7.234/84, que reservava a fabricantes de capital nacional o direito de produzir e vender bens de informática,  a qual se oficializou a reserva para alguns segmentos do mercado, inclusive software, com duração limitada de oito anos. Com tais mecanismos de fomento, a informática nacional chegou a atingir taxas de crescimento de 30% ao ano em meados da década de 1980, http://www.din.uem.br/museu/hist_nobrasil.htm
https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/05/29/fim-da-era-da-reserva-de-mercado/).
Sou de Porto Alegre/RS, glorioso estado da federação de muitas tradições e contribuições ao nosso grande País.
Não iniciei minha trajetória profissional diretamente em tecnologias, mas sempre estive ligado no que acontecia no Brasil e no Mundo e tive a sorte de muito novo, ter um computador, um dos primeiros foi um hot bit msx 8000 (com gravador de fita cassete!!)
Aprendi a programar nele na Linguagem BASIC, e como foi bom, fazia joguinhos e comprava nas bancas as revistas que vendiam sobre a linguagem e aprendia mais ainda.
Mas nesta época, Eu somente estudava e jogava futebol nas praças...
Alguns de vocês conhecem este computador?
Computador HotBit MSX 8000 da década de 1980
HotBit MSX 8000
....Até o próximo post.. !

terça-feira, 6 de outubro de 2015